Menino mamba-negra

Menino mamba-negra Nadifa Mohamed




Resenhas - Menino mamba-negra


207 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14


spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Karol 15/01/2022

Uma boa historia
Como boa parte dos livros de temática africana, há muita dor, sofrimento, luta e superação. O livro traz uma visão muitas vezes ignorada pela literatura mais popular, de uma África dominada por italianos e ingleses durante a segunda guerra mundial. São nativos recolhidos para lutarem batalhas que não lhes diz respeito, mas são dominados pelo imperialismo europeu e acabam por lutar sem opção ou chance de escapar. É emocional e intenso, com picos de tristeza mas também algumas alegrias. Como problema senti falta apenas de um glossário, para entender algumas expressões. Da pra adivinhar com certa atenção, mas algumas coisas ficam pouco claras.
comentários(0)comente



samanthadeodato 15/01/2022

Brutal!
O excesso de descrição faz a gente viajar junto com o Jama, atravessando o deserto e sofrendo junto. Importante leitura que traz uma visão fora do eurocentrismo, mas como esperado, nada fácil de encarar. Provoca muita revolta e tristeza, sensação de impunidade absurda. Um trecho que me marcou bastante foi: "A única coisa que vem a você se você ficar sentado é a morte".
comentários(0)comente



Naclara 13/01/2022

Menino mamba-negra
"Jama ficou surpreso com o caçador. Ele lutava com crocodilos devoradores de homens, mas tinha sido derrotado pela arrogância e a violência dos fascistas."


Esse livro fala sobre Jama, um menino q mora na África no meio da segunda Guerra mundial e está em busca do pai.

Achei o livro muito interessante e toda vez que eu pegava pra ler ficava presa nele, mas a leitura era meio difícil, sabe? Era um livro que eu enrolava muito pra ler e tinha preguiça, mas era tão informativo e cheio de coisas que te faziam ficar horas lendo sem parar.

Achei muito interessante também ele ser o filho falando sobre a história do pai. Achei isso muito legal, e me fez ficar muito feliz ver como a vida do Jama foi difícil, mas no final conseguir ter a sua família e achar a sua felicidade.

Não vou falar que é uma leitura fácil, pelo menos pra mim não foi. Enquanto aprendi muito mais sobre as coisas que aconteceram na guerra, me senti péssima também por ler aquelas coisas. Muito triste, e o pior é saber que aquilo tudo foi verdade e que tiveram coisas até piores. É informativo, mas triste. Em vários momentos senti nojo, raiva e tristeza por tudo.

Me apaguei em vários personagens também, e ficava pedindo pra eles apareceram novamente, mas o Jamba não voltava pra onde já tinha saído, aí quase não aparecia nenhum repetido. Um susto também com os amigos do jamba depois kkk

É um livro muito bom e te faz entender várias outras coisas. Nem por uma página eu passava sem ver a sorte que eu tive de nascer e viver onde nasci. Além de me seninar várias coisas, me fez ser ainda mais grata e ver o quanto tenho sorte por ter a vida que tenho. Muito informativo e reflexivo, super recomendo!


"Voltarei para ela um homem diferente e sabia que ela também estria mudada. Ela seria como a mãe dele agora, rígida, corajosa, com um olhar duro com uma criança nas costas. Ele estava pronto para aquilo, estava pronto para qualquer coisa que a vida tivesse a oferecer."
comentários(0)comente



Yasmin.Cade 13/01/2022

Um livro pesado, triste e viajante
'Menino Mamba-Negra foi um dos livros que mais demorei para ler nos últimos tempos. Quase um mês de leitura. Não porque a obra é ruim, mas pelo seu enredo triste e angustiante, que, associado à escrita bastante descritiva da autora, acaba tornando a leitura um pouco intricada.

A experiência se mostra mais contemplativa e não tão urgente. Há certa beleza nisso, mas sinto que certos momentos exigiam um pouco mais de pimenta e ação. A jornada de Jama é penosa, dolorosa e cheia de inúmeras frustrações. Nunca irei esquecer-me de um dos momentos mais pesados e cruéis que já li na vida: a terrível morte de um dos personagens próximos à Jama.

É sempre interessante navegar por outras culturas e Nadifa Mohamed conseguiu muito bem criar imagens visuais (olfativas e auditivas também) que representassem bem os lugares pelos quais Jama passou: Eritreia, Sudão, Egito, Inglaterra e por aí vai. Se a autora conseguisse imprimir um pouco mais de emoção e dinamicidade em sua escrita, seria um livro perfeito.
comentários(0)comente



Let 11/01/2022

Amei
Acabou e eu queria continuar lendo mais sobre a trajetória de Jama. Livro com cenas fortes e tristes mas pesquisando algumas palavras e olhando em mapas consegui traçar a trajetória do personagem principal
comentários(0)comente



Isabel 11/01/2022

Maravilhoso
Com certeza é um daqueles livros que a gente guarda no coração. Apesar de ter tido uma cena extremamente forte e ter me tocado negativamente, acredito que é importante para a narrativa. Principalmente no sentido de se conectar com o leitor. Recomendo muito.
comentários(0)comente



Leleka 10/01/2022

África e suas batalhas
Menino, mamba-negra não foi um daqueles livros fáceis de ler.
No começo achei lento?
Entretanto, assim que me peguei envolvida pelas andanças de Jama, rapidamente me vi entretida na história e logo gostaria de saber como acaba.
Existem partes brutais no livro. De realmente parar. Pensar. Chorar. Refletir. E depois voltar.
Shidane é um exemplo disso.
Mas, apesar de tudo, o que mais me encantou no livro foi a visão não eurocêntrica da dominação da Europa na África. Ali, pude ver a visão dos africanos acerca dessa dominação, e como essa colonização simplesmente destroçou povos, famílias e culturas.
Um livro a ser lido!
comentários(0)comente



Anny 06/01/2022

? O livro conta a trajetória de Jama, um garoto de dez anos, que, ao perder a mãe, decide sair da Somália e atravessa alguns países a fim de encontrar e conhecer o seu pai.

? Durante sua jornada, vemos um pouco do cenário da África durante a Segunda Guerra Mundial e as dificuldades que muitos passaram durante a colonização dos europeus. O livro aborda muito sobre o preconceito racial e o que os africanos precisavam fazer para sobreviver.

??? A autora na verdade conta a história de seu pai e mistura um pouco de ficção. Não há como não torcer por Jama, um personagem que traz esperança à história.

? Mamba-negra é uma serpente africana extremamente venenosa. Durante a gravidez de Jama, uma mamba caminhou pela barriga de sua mãe sem fazer nada. Ela achou que fosse um sinal de sorte e deu o apelido ao filho de ?Goode?, que quer dizer mamba-negra. Aliás, durante a narrativa, encontramos várias palavras do vocabulário somali, que é a nacionalidade da autora. (Na revista que acompanha o livro na caixinha da Tag, a tradutora do livro explica o significado de várias expressões. Achei muito legal isso!).

?? ? Preciso chamar a atenção para uma cena que achei muito pesada no livro. É uma cena de violência bem detalhada e descritiva, que impressiona e é difícil de digerir. Então fica aqui o alerta para quem quiser ler futuramente.

?? Esse foi o primeiro livro escrito pela autora, em 2010. A obra ganhou o prêmio Betty Trask e recebeu várias outras indicações.

? Gostei da escrita da autora e da sua homenagem ao pai através da história que criou, mas o enredo não conseguiu me conquistar e me prender do início ao fim.
comentários(0)comente



Day 05/01/2022

Em alguns pontos senti que a leitura ficou pesada, algumas cenas foram difíceis de serem imaginadas.
comentários(0)comente



Bruna.Klauck 05/01/2022

Jama é um menino de 10 anos que fica sozinho após a morte de sua mãe. Logo teve de sobreviver em uma jornada em meio a guerras e muito sofrimento.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ana Lívia Mourão 03/01/2022

Iniciei a leitura com grandes expectativas!
Há muito da cultura africana, seus costumes?o que enriquece é muito a história.
Porém, o livro não narra tanto os fatos da 2 guerra em relação a África, o que tem na premissa do livro.
comentários(0)comente



alefszlm 31/12/2021

o menino mambra negra
um livro denso, mas com uma história fluída de transformação e convicção uma prova que mesmo passando por adversidades nossa essência pode ficar intactas e nos fortalecer.
comentários(0)comente



207 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14