A pintora de henna

A pintora de henna Alka Joshi




Resenhas - A Pintora de Henna


809 encontrados | exibindo 286 a 301
20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 |


Alice 08/10/2022

Uma imersão na cultura indiana
Não sinto que seja válido qualquer resenha sobre uma história tão pessoal e linda, uma verdadeira imersão principalmente na cultura indiana, mas ainda mais na relação humana, o quanto achamos que entendemos o ser humano, as pessoas ao nosso redor, mas nunca saberemos profundamente os seus sentimentos enquanto não entendermos como nos sentimos verdadeiramente.
comentários(0)comente



@ale_raposo 08/10/2022

Sensacional.
Que leitura deliciosa e inspiradora. É uma daquelas que você devora com avidez,e quando se dá conta,já acabou.
A história se passa numa Índia dos anos 50,após alguns anos da independência e da retirada dos colonizadores ingleses. Nossa personagem principal é a corajosa Lakshimi Shastri,uma mulher de 30 anos que ganha a vida como pintora de Henna. Ela vive em Jaipur atendendo as mulheres da alta sociedade indiana,se sustentando com seu trabalho de pintura corporal de Henna,e escondida de um marido violento da qual fugiu 13 anos antes.
Mas tudo muda radicalmente quando Hari,seu marido a encontra,exige dinheiro para na a denunciar as autoridades e ainda traz uma criança á tiracolo.
Essa era uma leitura que me deixou curiosa,mas que não dava muito por ela. E qual não foi minha surpresa ao conhecer uma história tão bem escrita,inspiradora,e que me fez devorar esse livro em poucos dias. Meus olhos marejaram ao ver os agradecimentos finais da autora,e ver que ela se inspirou na própria mãe para compor a personagem Lakshimi.
É simplesmente lindo e sensacional.
LuaTeresa 08/10/2022minha estante
Desculpa a pergunta mas tem hot? Não gosto. Tem gatilho?


@ale_raposo 08/10/2022minha estante
Tem 1 cena hot,mas bem curta,e tem sim algumas poucas cenas de violência doméstica e tentativa de abuso.


LuaTeresa 08/10/2022minha estante
Entendi. Obrigada por avisar




Badu 05/10/2022

porrada de cultura ?
cara, não sei o que eu esperava de ?A Pintora de Henna?, mas não era isso. Mais um livro sensacional que tenho orgulho de ter em minha estante ?
acho que o primeiro contato que eu tive com a cultura Indiana foi em Caminho das Índias (alô, alô Globo!) e é claro que a gente se apaixona pela beleza e significância das festas coloridas e animadas, dos costumes. comidas e cores vibrantes. A henna, inclusive, é uma parte da cultura que sempre me interessei. Com seus padrões e linhas intrínsecas, é algo simples que contém MUITO significado e é simplesmente lindo.
entretanto, como nada são apenas flores, a cultura indiana peca demais em relação à sociedade e às mulheres. E esse é o cerne desse livro sensacional. levando em conta os problemas sociais enraizados na sociedade indiana, o livro ainda se passa nos anos 50, o que torna tudo, de certo modo, pior. a construção social e de personagens é simplesmente perfeita.
Aika Joshi realça e explora os pontos fortes desse país asiático e nos faz refletir o mérito Cultura x Tradição (aliás, estou tentada em escrever um artigo sobre essa fronte ?). acredito que seja uma obra escrita por uma mulher de cor feminista para mulheres & homens feministas, pois reforça quanto as mulheres são fortes e perseveram a frente de desafios #GRLPWR ???
em contexto cultural, Lakshmi quebra os padrões da época. Uma mulher solteira, vivendo na Índia dos anos 50, trabalhando para ganhar o seu sustento. Além disso, como as castas estão bem enraizadas na cultura e, para ela (uma brâmane), trabalhar significa ser rebaixada, ser menos do quê os demais. Isso é muito significativo para Lakshmi na sociedade.
quando Radha aperece há uma mudança de contexto radical para Lakshmi. Ela tem que, novamente, se adaptar à sociedade em que ela já estava inserida e balancear as mudanças que sua irmã trouxe à sua vida.
por fim, é um livro excelente e que recomendo a leitura a todos que desejam conhecer novas culturas. inclusive, ansiosa para ler a continuação, "O Guardião de Segredos de Jaipur" ?
comentários(0)comente



Leilane.Reinicke 05/10/2022

Novelão estilo Caminho das Índias
Esse livro me surpreendeu com sua escrita super fluida, mas alguns pontos como o excesso de descrição da cultura indiana me cansou. Pra mim os plots foram bem previsíveis, consegui adivinhar antes de acontecer, então fiquei muitas e muitas páginas aguardando de fato ocorrer. Revirei os olhos várias vezes pras atitudes de Radha, e totalmente me lembrou do livro Jamaicano ?Bem-vindos ao paraíso? mas com viés bem mais positivo. No geral eu gostei do livro, e o comentário no final fez ser mais significativo, mas não deixa de ser um novelão estilo Caminho das índias.

Ps: Descobri que é uma trilogia, e na minha opinião poderia ter parado nesse 1o livro, não precisa de continuação?
comentários(0)comente



Paula 30/09/2022

Que raiva da garotinha!
Essa história foi para rumos inesperados pra mim. Gostei muito. Passei muita raiva. Emocionante, muita coisa acontece. Escrita bem gostosa de ler.
comentários(0)comente



Estante Cheia Blog 27/09/2022

Descobrindo novas culturas
Uma das experiências mais bacanas que eu já tive! Ter a oportunidade de ler algo sobre outra cultura é encantador! É impressionante o quanto nesse livro percebemos o quanto a mulher pode ser o que ela quiser, por mais que o mundo lá fora tente impedir que ela se destaque. Uma escrita extremamente envolver e deliciosa. A gente não consegue largar o livro até descobrir o que acontecerá com a personagem principal...
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Talita | @gosteilogoindico 25/09/2022

Surpreendida!
Gostei muito da leitura do início ao fim.
Uma protagonista forte e muito à frente do seu tempo. Impossível não se envolver e se apaixonar por esse livro.
Os personagens secundários também possuem seu "carisma". A ambientação é muito rica em detalhes (ficava moldando as imagens na minha cabeça).
Um livro que devorei de tão bom e envolvente.
comentários(0)comente



Prado13 24/09/2022

Me surpreendeu.
É difícil eu ler algo pela capa. Mas a princípio eu olhei-a e despertou meu interesse.
Eu gostei muito da leitura. Está bem longe de ser um romance meloso. É básico mas envolvente.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Renata 22/09/2022

Extremamente impactante
Difícil imaginar como é viver em uma sociedade tão injusta como a retrata no livro, nos faz refletir sobre muitas coisas.
Os personagens são bem reais, os sentimentos da protagonista e da irmã são moldados conforme o lugar e a época em que viviam, cada uma da sua forma estava buscando fazer aquilo que acreditava ser o melhor, é um contexto bem específico.
Gostei muito dessa experiência de leitura e quero consumir mais literatura de autores indianos.
comentários(0)comente



@vcdisselivros 21/09/2022

Uma Experiência enriquecedora
O QUE VOCÊ PRECISA SABER

° Aos 17 anos, Lakshmi foge de um marido abusivo, consequência de um casamento arranjado para que ela deixasse de ser um fardo para a família extremamente humilde;

° O destino acaba sendo a Cidade Rosa de Jaipur, lugar onde Lakshmi se torna uma requisitada artista de henna, atendendo mulheres da alta casta da sociedade indiana;

° Agora uma adulta estabelecida, ela tem tudo arranjado para continuar indo rumo ao sucesso, agarrando cada vez mais os objetivos. Contrariando as probabilidades, Lakshmi é localizada pelo ex-marido, que chega com uma criança, uma irmã que a pintora de henna não sabia que existia;

° Quando pensa que irá atingir o topo, Lakshmi descobre que nem tudo pode ser planejado, agora que o futuro está ameaçado por um passado que não pode vir à tona.

POR FIM

Não se assuste pela diferença de cultura, a vivência que a autora Alka Joshi traz para o leitor é enriquecedora e o pequeno glossário auxilia nos casos em que desconhecemos os termos.

O cotidiano da protagonista é envolvente e por meio dele vivemos os altos e baixos do dia a dia na Índia, visitando não só as castas mais altas, como também as mais baixas.

O cenário é um deslumbre, de encher a imaginação, mas ver o sofrimento de mulheres que recorreram a prostituição a fim de sobreviver é de cortar o coração. Sonhar é belo, mas às vezes a realidade nos puxa a força e mostra que muitas acabam em desgraça por consequência de uma paixão, em decorrência de uma gravidez indesejada, entre outros...

Por mais que tenha grandes ambições, o livro mostra que muitos não conseguem atingir o objetivo, reforçando o quanto Lakshmi é uma força da natureza para superar as adversidades e vencer sozinha em uma Índia dos anos 1950 e em um mundo no qual até hoje os poderosos movem tudo.

Por mais que alguns eventos se tornem previsíveis ao decorrer da leitura e o desfecho indique ser um pouco “floreado”, temos aqui o tipo de leitura capaz de render altas conversas em uma roda de amigos, então se permita essa experiência e depois volte para contar o que achou.
comentários(0)comente



De Andrade 20/09/2022

A pintora de henna
Simplesmente amei do começo ao fim.
Nos mostra a força da mulher que quer ser independente, e o quanto sofremos para poder manter uma reputação limpa nesse processo.
Mostra também que tudo que planejamos, de uma hora para outra pode ruir.
Com um simples comentário maldoso de alguém que não precisa correr atrás de liberdade porque se contenta com uma vida abastada e sem sentido.
Nos mostra também que generosidade e Gratidão é o que move o universo a conspirar em nosso favor!
Ameeeeeiiiii
comentários(0)comente



Diocely 18/09/2022

A autora escreve esta história em homenagem a mãe, mas podemos entender aqui uma homenagem a todas as indianas que ainda sofrem em um sistema de castas onde o seu valor é dado por seu nascimento.
Uma leitura espetacular, vale cada minuto.
comentários(0)comente



Nathaliamel 17/09/2022

Busca por realização e independência numa cultura machista
Lakshmi, nos conta sua história, tem 30 anos e trabalha como artista de henna, atendendo as mulheres mais ricas e importantes da cidade de Jaipur. Abandou o marido violento e foi através de seus sonhos e ambições. Acompanhamos a ascensão dela frente ao machismo, separação de castas, julgamentos e tradicionalismos extremos que a faz tomar decisões polêmicas e por vezes cruéis.

A cultura indiana é muito rica, com tradições milenares, uma religião muito forte, um passado colonial e um sistema de divisão social bastante detalhado e de difícil assimilação para nós, ocidentais.

Viver essa experiência através da leitura nos faz adentrar nesse mundo pelas mãos de uma narrativa gostosa, delicada e que contempla ao máximo possível as nuances e contradições de uma sociedade em transformação. Após a independência da Índia, o povo sofre com as influências ocidentais pela Inglaterra e o tradicionalismo milenar que insiste em permanecer mesmo com os avanços e críticas sociais.
comentários(0)comente



809 encontrados | exibindo 286 a 301
20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR