Jojo 21/11/2023
Prometeu NADA e entregou TUDO
Juro que comprei esse livro na bienal porque ele tava bem baratinho e tals, e também pela estética indiana porque eu amo essa cultura de época oriental hihihi
Mas definitivamente foi um livro que me deixou chocado do início ao fim, acompanhando a trajetória de Lakshmi junto com sua irmã Radha e vendo exatamente como as duas sofriam em mais de uma camada da vida. Acompanhamos Lakshmi, que fugiu de sua família e decidiu abandonar um marido insuportável para fazer a sua vida como uma pintora de Henna da alta classe, mas mesmo escondendo o seu passado ela ainda não é tratada como uma brâmane de sua classe por tocar nos pés de suas senhoras e também por estar longe de ter as mesmas riquezas que elas. Já de cara tem um ponto bem importante que percorre pelo livro, Lakshmi tem que trabalhar duro e dar tudo de si para poder conquistar o seu sonho de ter sua casa própria e se livrar do seu marido que ainda a persegue, tudo isso enquanto fica de cabeça baixa para as suas clientes e reconhece o seu lugar submissa a elas, parte do plot esse que foca bastante em cenas revoltantes que Lakshmi simplesmente não tem "poder" próprio e deve recorrer às outras pessoas influentes para conseguir o que precisa. A diferença das classes é assunto gritante ao percorrer do livro.
E quando as coisas parecem que começaram a melhorar, pioram de vez com a chegada da irmã dela Radha, cuja existência ela nem sabia desde que deixou seu antigo vilarejo a muito tempo. Radha é uma criança que já vem "injustiçada" por assim dizer, no começo do livro vemos que ela é tratada como a "Menina do Mau Agouro", já que sua irmã deixou a sua casa e largou seu marido e logo depois ambos seus pais haviam falecido. Então assim como Lakshmi de certa forma, ela também estava a margem da sociedade e cabe a sua irmã, agora como cuidadora responsável, a levar ela para atender as suas clientes durante a sua rotina e educa-la para inseri-la no novo mundo. Eventualmente, percebemos que a exigência e restrições de Lakshmi junto ao sua dedicação incansável ao seu trabalho, fazem com que ela acabe negligenciando o carinho que Radha também precisava.
É um livro complicado, pois ele é bem extenso então a minha opinião é que você leia ele com calma e com cuidado (também pode tratar de assuntos sérios para algumas pessoas mas nada de gatilhos pesados) mesmo que você se pergunte porque está tendo que ler sobre a sociedade indiana da época, a divisao de clases e o pós independência dos ingleses, eu recomendo que você leia porque ele é um livro que cobre muitos elementos sociais e são justamente eles que dão o gosto para a história. É um livro sensível, pois conforme a trama vai evoluindo ele chega de fato a mexer com as suas emoções, além de, como dito anteriormente, abordar e criticar muitos assuntos sociais aleatórios mas que conseguem se juntar de uma maneira tão harmoniosa que trazem o drama necessário para a história.
Novamente, uma OBRA PRIMA, sem palavra pra isso aqui.