A pintora de henna

A pintora de henna Alka Joshi




Resenhas - A Pintora de Henna


809 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


MayMadureira 03/01/2024

Imersão cultural
Primeira leitura concluída do ano. Valeu pela imersão cultural que proporciona. Sem dúvidas, a Índia abarca uma diversidade cultural muito diversa da nossa, seja na religião, nos costumes, na culinária ou na construção da sua história.

Nesse livro, a protagonista luta para superar as escolhas promovidas a partir de um sistema rígido de castas e de subjugação das mulheres. Ainda na adolescência é obrigada a se casar sem amor e depois punida por não conseguir gerar filhos, desonrando o nome de seu marido.

Acompanhamos então como Lakshmi consegue superar essa situação e foge para a cidade de Jaipur, onde se torna artista de henna e vislumbra um futuro diferente, de independência.

Gostei de leitura, mas demorei muito a conseguir sentir empatia pelos personagens, a não ser do pequeno Malik, ajudante de Lakshmi. A história em si não me cativou muito, principalmente no início. Mas a apresentação da cultura indiana foi muito proveitosa, apesar de muitas palavras desconhecidas, como fiz a leitura no Kindle, a consulta é rápida e não ficou desgastante.
comentários(0)comente



Amanda.Ellen 30/12/2023

Boa história
Amei todo o cenário e a ambientação
Estava na vibe de India e com certeza esse livro foi um prato cheio!
Infelizmente o ponto fraco é a falta de comunicação entre os personagens o que causa inúmeras dores e tristezas que poderiam ser evitadas... De modo geral eu gostei muito
comentários(0)comente



Kelita.Angelo 27/12/2023

A resiliência de uma personagem
Que história emocionante e diferente!
Acompanhamos a história de uma mulher forte que enfrentou o sistema em que foi criada.
Amo saber sobre a cultura de outros países e a Índia tem um sistema no mínimo complexo.
Foi meu segundo livro indiano do ano e mais uma vez acompanhei da resiliência de uma personagem que lutou para sobreviver, que abaixou a cabeça quando necessário e conquistou seu lugar, mesmo que para isso tenha sido necessário algumas atitudes duvidosas.
A irmã da protagonista irritou muito porque bagunçou toda a vida dela, seus planos, mas dia decisão final foi ao mesmo tempo triste e corajosa.
Amei a reflexão de que tudo na vida pode ser mudado, que nossos sonhos e planos podem perder significados para novos surgiram em nossas vidas e assim, a vida mais uma vez continuar.
comentários(0)comente



Caroline1321 23/12/2023

Livro riquíssimo culturalmente
Amei saber mais sobre as crenças, culturas e história da Índia pós independência. A narrativa é fluida, mesmo com muitas palavras indianas.
Gostei muito de acompanhar o desenvolvimento dos personagens e os acontecimentos e reviravoltas.

Estou muito curiosa pra saber o restante dessa história ao longo da trilogia!
comentários(0)comente



Ari 21/12/2023

Eu quero uma henna nas minhas mãos
Que livro encantador. Eu gostei muito do livro. Quando não estava lendo só pensava nele. Eu amei esse livros e quero ler mais livros dessa autora. Muito bem escrito e fácil de entender e que me prendeu desde o primeiro capítulo. Amo quando o livro me trás essa sensação. ?
comentários(0)comente



Lela 18/12/2023

Finalmente um livro complexo!
Juro que quando eu peguei esse livro por troca no Skoob, eu não dei nada. Fui completamente despretensiosa! Queria ler algo fora da realidade angloamericana e pareceu uma boa ideia. E como foi uma boa ideia!

O livro é complexo, sugere uma realidade cultural que eu de forma alguma faço parte. Com isso eu percebi o quanto o padrão de decisões que uma pessoa toma está ligado à sua cultura. Ao que é possível e aceitável dentro daquela sociedade específica!

A personagem principal é forte apenas como uma mulher poderia escrever, é profunda e imperfeita! O livro é imprevisível mas muito gostoso de ler.

Só não dei 5 estrelas pq queria um gostinho de um casal específico no final, só pra saber que existia esperança mesmo kkkkk


Amei!
comentários(0)comente



Bruna 09/12/2023

Adorei
Acho que posso dizer que meu gênero favorito é Mulheres-Espertas-E-Fodas hahaha sai da leitura de Guerra da Papoula (sim, meio traumatizada com o que rolou com o mundo interno da protagonista, mas também) dizendo “uhu, essa Rin é foda, esperta, corajosa, determinada, disciplinada, dahora!”, e nesse livro também senti isso.
Lakshmi é ambiciosa, esperta, sabe onde quer chegar e os pés que precisa beijar (e desenhar henna rs) pra chegar lá. Com sua sensibilidade de perceber o que cada senhora precisa, ela vai construindo sua reputação.
Mas a vida, a vida é uma caixinha de surpresas não é mesmo? haha aí coisas começam a acontecer, pessoas aparecem pra dar uma bagunçada na vida dela, ela vai vendo que as coisas já não são assim tão fáceis de resolver. Olha, achei foda, bom demais.
Só tem dois momentos que ela esquece que é inteligente e faz umas presunções que fiquei “miga, emburreceu foi?” mas ok, faz parte hahaha lerei a continuação com certeza!

site: https://www.instagram.com/alendolivro/
comentários(0)comente



eduarda2470 08/12/2023

A pintora de henna
Confesso que no início fiquei com preguiça de ler, tinha que procurar significado de palavras no glossário, mas claro isso é nossa preguiça de conhecer e explorar novas culturas! Eu amei o livro e a história!
comentários(0)comente



Francine15 06/12/2023

Maravilhoso!!!
Este livro é poético, cruel, lindo e duro. Acompanhar a trajetória de Lakshmi todas as suas dores e escolhas, é comovente. O quanto que uma escolha pessoal ressoa na vida das pessoas ao redor, me fez refletir. Conhecer um pouco mais da cultura Indiana é encantador. Ele foi favoritado com sucesso ?? e me deixou com vontade de continuar essa linda trilogia.
comentários(0)comente



Niara 04/12/2023

Escrita leve com temáticas intensas e muitas camadas.
História muito bonita sobre família, liberdade e independência feminina numa sociedade tão pesada.
comentários(0)comente



Natalia 04/12/2023

Que livro.
Nem tenho palavras para dizer o quanto eu amei esse livro. A trajetória da Laksmi, a irmã irritante e o que é o Malik, amei tanto esse garoto. Recomendo esse livro de olhos fechados.
comentários(0)comente



Vitória L 22/11/2023

Primeiramente, gostaria de comentar o quanto foi revigorante ler uma história que não passa nos EUA. Sério já está muito maçante o negócio de Dólar, Empire State, estátua da liberdade e os caramba tudo.
Admito que parte disso é minha culpa por não diversificar mais minhas leituras. Então se vc estiver lendo isso, por favor me recomende o primeiro livro que lhe venha a mente quando o assunto é história fora dos países de "sempre".
*****
Bom, sobre o livro em si, foi uma leitura muito gostosa pq era super interessante acompanhar os costumes de um país que pouco conheço. Adorei ver as tradições, rituais, comidas que pareciam deliciosas (porém pelos vídeos da Internet a comida de rua da Índia parece uma rave de bactérias). Achei o final super conveniente e "fácil" por isso a nota não foi 5 estrelas.
Bombonatto 22/11/2023minha estante
Leia n
Leia "Nossa parte da noite", é ambientado nas fronteiras do Brasil com a argentina senão me engano e foi um dos primeiros livros fora dos EUA que eu li ?


Maritania.Dalposso 22/11/2023minha estante
Eu te recomendo "A Sombra do Vento", ambientado em Barcelona, 1945. É uma leitura maravilhosa!


Manu 08/12/2023minha estante
mulher se ainda não leu, leia os livros do Zafón. São impecáveis, a sombra do vento se passa na antiga Barcelona, é uma aula de como aproveitar a cidade kkkkk




Maria 21/11/2023

Envolvente e bem escrito!!
Não sei nem por onde começar a falar desse livro, porque gostei de muitos aspectos sobre ele. Não quero dar spoilers, então vou falar de forma sucinta. O livro é rico em detalhes e transporta você pra dentro da cena. Em muitos momentos eu me senti dentro da história, como uma mosquinha ali no cantinho. A forma que a autora aborda a cultura é muito interessante e não parece ser algo vazio (ao meu ver). Os personagens são muito interessantes, mas confesso que esperava mais desenvolvimento dos personagens do meio pro fim. No mais, achei muito bom :)
comentários(0)comente



Jojo 21/11/2023

Prometeu NADA e entregou TUDO
Juro que comprei esse livro na bienal porque ele tava bem baratinho e tals, e também pela estética indiana porque eu amo essa cultura de época oriental hihihi

Mas definitivamente foi um livro que me deixou chocado do início ao fim, acompanhando a trajetória de Lakshmi junto com sua irmã Radha e vendo exatamente como as duas sofriam em mais de uma camada da vida. Acompanhamos Lakshmi, que fugiu de sua família e decidiu abandonar um marido insuportável para fazer a sua vida como uma pintora de Henna da alta classe, mas mesmo escondendo o seu passado ela ainda não é tratada como uma brâmane de sua classe por tocar nos pés de suas senhoras e também por estar longe de ter as mesmas riquezas que elas. Já de cara tem um ponto bem importante que percorre pelo livro, Lakshmi tem que trabalhar duro e dar tudo de si para poder conquistar o seu sonho de ter sua casa própria e se livrar do seu marido que ainda a persegue, tudo isso enquanto fica de cabeça baixa para as suas clientes e reconhece o seu lugar submissa a elas, parte do plot esse que foca bastante em cenas revoltantes que Lakshmi simplesmente não tem "poder" próprio e deve recorrer às outras pessoas influentes para conseguir o que precisa. A diferença das classes é assunto gritante ao percorrer do livro.

E quando as coisas parecem que começaram a melhorar, pioram de vez com a chegada da irmã dela Radha, cuja existência ela nem sabia desde que deixou seu antigo vilarejo a muito tempo. Radha é uma criança que já vem "injustiçada" por assim dizer, no começo do livro vemos que ela é tratada como a "Menina do Mau Agouro", já que sua irmã deixou a sua casa e largou seu marido e logo depois ambos seus pais haviam falecido. Então assim como Lakshmi de certa forma, ela também estava a margem da sociedade e cabe a sua irmã, agora como cuidadora responsável, a levar ela para atender as suas clientes durante a sua rotina e educa-la para inseri-la no novo mundo. Eventualmente, percebemos que a exigência e restrições de Lakshmi junto ao sua dedicação incansável ao seu trabalho, fazem com que ela acabe negligenciando o carinho que Radha também precisava.

É um livro complicado, pois ele é bem extenso então a minha opinião é que você leia ele com calma e com cuidado (também pode tratar de assuntos sérios para algumas pessoas mas nada de gatilhos pesados) mesmo que você se pergunte porque está tendo que ler sobre a sociedade indiana da época, a divisao de clases e o pós independência dos ingleses, eu recomendo que você leia porque ele é um livro que cobre muitos elementos sociais e são justamente eles que dão o gosto para a história. É um livro sensível, pois conforme a trama vai evoluindo ele chega de fato a mexer com as suas emoções, além de, como dito anteriormente, abordar e criticar muitos assuntos sociais aleatórios mas que conseguem se juntar de uma maneira tão harmoniosa que trazem o drama necessário para a história.

Novamente, uma OBRA PRIMA, sem palavra pra isso aqui.
comentários(0)comente



An.gel 17/11/2023

Uma viagem pela cultura indiana
Um livro difícil de ler, não por ser ruim, mas por trazer temas sensíveis, cenas de partir o coração.
Uma história sofrida de superação, de recomeço, de abandono, de negligência... um drama familiar fortíssimo, com mulheres igualmente fortes.
Gostei bastante da leitura
comentários(0)comente



809 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR