spoiler visualizarPam_antasy 09/01/2024
A pintora de Henna e de recomeços
O livro em si conta a estória de Lakshmi, uma mulher independente que procura sempre vencer e lutar com os desafios que a vida lhe dá, desde de fugir de seu marido tóxico, até aprender a trabalhar com Henna e recomeçar sua vida.
Tudo parecia estar indo de acordo com seus planos, mas com a chegada de sua irmã adolescente (Radha), Lakshmi se vê diante de situações que colocam sua vida, seu esforço e independência em risco.
A trama se passa na Antiga Índia na década de 50, ambientada pela cultura Indiana que aborda muitos elementos desde as castas, costumes até alguns preconceitos existentes na época.
Me envolvi bastante com o livro principalmente depois dos 60%, Lakshmi em si é uma personagem corajosa que não tem medo de recomeçar mesmo com dificuldades, é uma personagem bem complexa e humana que quase sempre possui o controle sobre suas emoções (uma vez ou outra tem atitudes um pouco duvidosas), sua irmã por sua vez é um pouco mais egoísta e suas ações acabam implicando bastante no que acontece ao redor de Lakshmi. Outro personagem bem importante na trama é o Malik que apesar de ser uma criança, é extremamente responsável e muito maduro para sua idade (um fofo).
Enfim, recomendo o livro para quem quer ler algo de outra cultura que saia um pouco da zona de conforto, o começo é um pouco cansativo (por ser um pouco descritivo~possuir vocabulários indianos), mas vale a pena. A estória em si não é de romance, mas possui uma migalha ou outra.