Nação dopamina

Nação dopamina Dra. Anna Lembke




Resenhas - Nação dopamina


674 encontrados | exibindo 286 a 301
20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 |


jennibel 26/01/2024

7/10
Explicação sobre nosso cérebro e sobre como a dopamina nos influenciam é muito gostoso, mas é livro que por ser muito técnico fica difícil e arrastado para quem como eu que sou mais de livros literários do que com linguagem mais não literárias. Mas ele ainda tem historinhas para entender melhor, mas senti dificuldade em ler.

Porem gostei bastante. E consegui não sei como ver umas semelhanças com o budismo, e de fato umas práticas fazem bem segundo esse livro. Trouxe explicações validas, como o jejum de dopamina e como a dopamina vicia nosso cérebro como celular velho.
comentários(0)comente



vicky 26/01/2024

Todos temos vicios
Minha primeira leitura de 2024 ja foi essa pedrada

Ler esse livro logo no primeiro mes do ano me deu muitos insights de coisas que eu gostaria de mudar em mim, vicios que podem ser inocentes como ficar muito no celular mas que a longo prazo acabam prejudicando muitos aspectos da nossa vida. Com certeza vou aplicar as dicas e ensinamentos no meu dia a dia e tentar ter uma vida com mais equilíbrio.
comentários(0)comente



Isadora.VS 26/01/2024

Dopamina
Um bom livro para quem quer refletir sobre seus hábitos e a origem prazer x sofrimento por trás deles.

Decidi começar a ler depois de perceber que meu uso do celular estava acima do normal, e acho que o livro me ajudou a entender um pouco sobre a importância de não deixar os ?gremlins? nos dominarem, além de outras reflexões a cerca dos vícios.

Autoajuda não faz muito meu estilo, mas de vez em quando faz bem.
comentários(0)comente



Leonardo.Heffer 26/01/2024

Perguntas sem mtas respostas
Em um livro que se vende como se fosse dar uma respostas, infelizmente Naçao Dopamina deixa mais perguntas do que respostas.

Com uma introdução interessante, falando que dor e prazer são sentidos no mesmo ponto do cérebro e que por isso mtas vezes sentimos prazer na dor e dor no prazer, o livro, em forma de estudo tenta explicar, através de casos de pessoas adictas, o porque isso acontece.

Apesar de ser algo já questionado e requestionado desde a época de Buda, a Dra traz casos bem "estereotipados" (não sei se essa seria a palavra, que dificilmente o leitor conseguirá fazer uma conexão com a sua realidade.

O importante do livro está apenas no começo e a partir disse, o melhor é que vc tire suas próprias conclusões. Acredito que para isso o livro serve, para te fazer questionar se o excesso de redes sociais, ou do que quer que te traga prazer não está te deixando mais num livro depressivo do que te trazendo alegria, conforme o corpo te consome para dentrodnas telas dos smartphones.
comentários(0)comente



Samiri.Mendes 26/01/2024

Minha geração é um bando de viciado em prazer? Eu faço parte disso?
Comecei a ler esse porque vi, em choque, que passava em média umas boas 4h diárias no Instagram. A dra. Anna fala sobre como nosso cérebro funciona no equilíbrio dor-prazer e como a busca desenfreada por este último pode acabar desnivelando essa "balança". A psiquiátra traz diversas histórias de seus pacientes adictos e como eles lidaram com seus vícios. Por fim, finaliza o livro dando algumas dicas de como manter nossa balança de dor-prazer em equilíbrio.
O livro me trouxe diversas reflexões a respeito da importância que da dor e como dor e prazer têm seu papel no desenvolvimento humano e na nossa forma de lidar com a vida.

Ps. Achei um tanto perigoso porque ela cita abertamente nomes de diversos medicamentos usados por seus pacientes com intuito de se drogar.. me fez pensar que pode acabar dando ideia pra quem já tá indo nesse caminho.
comentários(0)comente



rafaelleaal 26/01/2024

Dopamina com equilíbrio
Claramente esse livro é sobre equilíbrio, viver uma vida com mais senso de regularidade do que qualquer outra coisa. A dopamina é importante mas é algo que pode levar a pessoa a níveis de busca e vicio fora do comum, as histórias contadas pela Dra. são marcantes, tocam na nossa consciência e nos fazem sentir empatia por cada personagem (paciente) representado, como é o caso de Jacob, ele é o exemplo do que um vício pode fazer com uma pessoa.
comentários(0)comente



Ana 25/01/2024

É bem mais ficção do que teoria, não torna ele ruim, só me pegou desprevenida. São relatos bastante interessante e suas partes teóricas foram bastante interessantes , foi um desenvolvimento raso de como funciona os vícios mas primordialmente foi bem esclarecedor. A escrita é simples e fluida e o tema foi uma escolha pontual.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Veronica 24/01/2024

Esse livro é ótimo!
Adoro livros desse tipo, mas esse foi o melhor que eu li até agora.
O livro traz explicações bem esclarecedoras sobre o funcionamento do cérebro em relação aos vícios, traz exemplos de casos de vícios bem interessantes e extremos, faz menções aos meios digitais, fala da alta exposição à dopamina e não para por aí... É um livro cheio de conteúdo!
Eu amei o livro!
comentários(0)comente



Pedralto 24/01/2024

Uma leitura importante para mudar comportamentos e entender o mundo
Hoje em dia é extremamente raro encontrar alguém que não tenha nenhum problema envolvendo o consumo compulsivo de algum tipo de produto de alta dopamina (álcool, redes sociais, games, pornografia, remédios). O avanço tecnológico teve seus lados positivos, mas do outro lado da moeda criou novos vícios e potencializou ao extremos os vícios já existentes. Somos mais viciados do que jamais fomos na história.

No livro, a autora explica o que nos leva a realizar esse consumo compulsivo em busca de dopamina, o que a dopamina causa em nosso cérebro e por que é tão atrativa. Além disso, ensina ao leitor formas de lidar com esse comportamento. Tudo isso através de exemplos práticos e reais, o que facilita a compreensão.

Porém, eu acredito que o livro poderia ter abordado mais lições objetivas sobre como lidar com esse consumo compulsivo, mais capítulos do tipo "passo-a-passo", algo mais "digerido" que fosse mais fácil de seguir e aplicar na vida do leitor. Qualquer um que tenha algum tipo de vício em qualquer coisa consegue tirar muitos ensinamentos para por em prática na própria vida, apenas acredito que esse processo poderia ter sido facilitado pela autora.
comentários(0)comente



Maiky.Araujo 24/01/2024

Direto e prático
Explica muito bem como o excesso de estímulos de nosso sociedade tem contribuído para o aumento do desânimo. Sofrimento e felicidade são dois lados de uma mesma moeda e prazer de mais pode nos causar um efeito oposto. É em torno disso que esse livro gira, trazendo casos reais de dependentes e comentários da psiquiatra que os atende versando sobre a neurociência por trás dos vícios e do hiper consumo de nossa época.
comentários(0)comente



Milena 23/01/2024

Primeiro livro sobre neurociência que eu li e gostei bastante. É uma leitura fácil e aborda um problema seríssimo na nossa sociedade, aprendi muita coisa que pretendo colocar em prática.
Andrezza.grafin 23/01/2024minha estante
Eu tô querendo ler, mas, porque você não deu nota 5? A leitura é cansativa?




Nathiê 23/01/2024

Não era amor, era cilada!
Achei que era um livro científico e (pra mim) me entregou ficção.

O livro vale pelas histórias de como os pacientes da autora curtiram seus vícios e eventualmente os superaram.

A escrita é fácil, cativante.

Cientificamente não consigo resenhar pois não tenho conhecimento. Acho que vale a reflexão sobre se estamos sendo ultra indulgentes com as nossas histórias.
comentários(0)comente



Byanka Oliveira 23/01/2024

Livro necessário para as novas gerações
Fácil de acompanhar, mesmo as explicações científicas.
É incrível entender como os excessos de prazer podem vir de diversas formas, mas todos têm o mesmo efeito no nosso corpo e mente
comentários(0)comente



Véu 23/01/2024

E se o excesso de Pseudo-felicidade for a raiz do problema?
Um excelente livro para refletir sobre como, no cotidiano, vamos nos inflamando de pseudo-felicidades passageiras, consistentes apenas em pequenas liberações de dopamina, e, no final, nos tornamos pessoas mais tristes e perdidas.

Tornamos-nos viciados em medicamentos, alimentos hipercalóricos, celular, jogos, atividade física excessiva... atacamos o sistema de equilíbrio da felicidade e nos tornamos extremamente infelizes.

Bom para fazer reflexões porque trabalha conceitos científicos de maneira simples, com muitas analogias e com muitas ligações com o cotidiano.
comentários(0)comente



674 encontrados | exibindo 286 a 301
20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR