justhito 21/04/2024
Uma esperança do futuro...
A maior crítica dessa leitura vai, na verdade, pra mim que não o li enquanto era mais novo, apesar de saber que ele foi lançado há apenas dois anos.
Essa não é nenhuma obra super complexa da literatura contemporânea, muito pelo contrário, é um livro infanto-juvenil, eu diria. Não há aqui diálogos complexos e grandes reflexões de vida mais profunda que oceanos, muito pelo contrário, e é justamente esse o ponto que torna o livro melhor.
Apesar de ser uma leitura leve e simples, o livro traz temas de certa forma complexos. Você lida com o luto dos personagens, insegurança em relação a imagem, dismorfia corporal, diversas problemáticas envolvendo sexualidade e identidade de gênero, homofobia, racismo, e tantas outras questões que estão no dia a dia, mas que são ignoradas por muitos.
É justamente por abordar temas pesados sendo um livro de leitura leve e boba que o torna interessante. Claro, há alguns pontos que ficam a desejar, outros que poderiam ser melhor desenvolvidos, mas é um livro que me traz muita esperança por saber que nesse momento há jovens crescendo e tendo referências como essa enquanto entendem suas vidas.