Norte e Sul

Norte e Sul Elizabeth Gaskell




Resenhas - Norte e Sul


197 encontrados | exibindo 181 a 196
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 13 | 14


Ralibô 10/09/2022

Perfeito
Leitura maravilhosa, nunca pensei que ia gostar tanto, agora entendo porque tantas pessoas falam com tanto carinho desse livro.
Apaixonante, comovente e ao mesmo tempo tão austero. Um livro para mergulhar e sentir, viver. Norte e Sul foi bom do início ao fim, em todo o drama. Margareth r Jonh são agora um dos meus casais favoritos.
comentários(0)comente



Martinha.Souza 17/09/2022

Norte e Sul
Um romance no período Industrial, com uma doce camponesa, Margareth, que depois das decisões do pai passa a residir na cinzenta Milton, onde o ar é pesado e o céu acinzentado; mas Miss Hale consegue se adaptar a nova realidade e seu lado altruísta é destaque. Em contra partida, vemos Mr Thornton um industriário que ambicionava poder e com o desenrolar dos fatos, se rende aos encantos da doce menina.
Perdas, desencontros, desconfianças rondam a vida de ambos, porém o tempo e a distância não foram capazes de aniquilar um sentimento simples e verdadeiro plantado no coração de ambos.
comentários(0)comente



Christiane 02/02/2023

Gaskell escreve um romance que denuncia os efeitos da Revolução Industrial na Inglaterra. Através da história de Margaret Hale, filha de um pastor e que vivia no interior, no campo e tinha uma vida idílica e ao se mudar para uma cidade do norte industrial, Milton, descobre um mundo oposto ao que conhecia.
A cidade sempre com seu ar poluído pelo carvão e que suja tudo, sua mãe que não tem boa saúde é a principal afetada por isto. A miséria, a fome, as greves. Ela conhece uma família de operários e vê o que a vida que eles tem.
A greve geral onde seus amigos se envolvem, mas do outro lado está Thornton, o proprietário da indústria e por quem irá se apaixonar. Seu irmão Frederick que precisou fugir do país após se envolver em um motim a bordo de um navio da Marinha.
Retornando ao interior ela irá perceber que a vida dos camponeses não é exatamente idílica. Mais tarde receberá uma herança e haverá uma reviravolta na história.
Em uma época que as mulheres mal podiam falar, que dirá fazer denúncias, Gaskell através da literatura segue o caminho de Dickens ou de Zola na França.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gab 16/11/2023

MARAVILHOSO
A escrita de Gaskell é envolvente, nos transporta com excelência à uma época distante. Neste livro ela compartilha e ensina sobre os dilemas da luta de classes durante a Revolução Industrial enquanto conta um romance que nos lembra Orgulho e Preconceito. Eu amei demais essa leitura, só daria um final ainda melhor para os personagens principais. Acho que eles mereciam mais páginas e um epílogo que fechasse bem a obra. No mais, achei maravilhoso! ??
comentários(0)comente



ariana62 18/11/2023

Mais ou menos
Comecei a ler pq assisti a série de tv e amei e também pq , segundo a sinopse, bebia da fonte "orgulho e preconceito".

Mas confesso que achei um pouco chato e demorei uns 2 anos pra terminar.

Não sei se é pq não eu estava no clima da história, mas só sei que gostei mais da série de tv
comentários(0)comente



Gabi.Maia 16/01/2024

Norte e Sul: um livro de opostos que se complementam
Eu amei esse livro! Bem estilo livro das irmãs Brontë que eu amo demais!

Romance ambientado no final do século XIX, apresentando como cenário a era da Revolução Industrial na Inglaterra e suas discrepâncias: a diferenças entre Norte e Sul, e a relação entre patrões e trabalhadores.

A história se desenrola quando a protagonista, Margareth, e seus pais se mudam do Sul (bucólico e aristocrático) da Inglaterra para o Norte (industrial) e vivem o impacto dessa diferença de visão de vida. Se no Sul eles valorizavam a vida lenta, a relação entre as pessoas, o trabalho manual e mais acomodado e a natureza, no Norte eles esbarraram com a pressa, ruas cheias, as fábricas, a fumaça e a valorização da pessoa pela posição que ocupa nos negócios.

O olhar da protagonista para entender esse modo de vida em uma grande cidade e as perguntas que ela trouxe foram tão impactantes para mim! Me levaram a pensar um pouco mais sobre meus valores e modo de vida aqui no RJ?

Alem disso, a vivência da Margareth durante um período de grande greve nas fábricas foi muito interessante! O pouco conhecimento dela nesses temas e o fato dela ter amigos tanto do lado dos mestres ou patrões quanto do lado dos operários e do sindicato trouxe perguntas para esses ?dois lados?, provocando um olhar mais humanizado pela sua forma mais ?pura? de pensar.

Apesar das mais de 700 páginas, eu super indico essa leitura!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Cintia295 28/03/2024

Gostei, me surpreendi, sabia pouca coisa do livro, gostei da parte da revolução industrial, como isso afetou tantas pessoas. A escrita foi super boa, fluída. Gostei de alguns personagens.
A parte romântica do livro não me agradou muito, esperava mais, demorou tanto para acontecer e no final foi super corrido e na minha opinião ficou a desejar. Fora que faltou muito diálogo entre eles, chegava a irritar.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Isabela623 07/07/2024minha estante
Oi, eu tô interessada em ler esse livro, mas eu sou mto chatinha com esses negócios de classificação, queria saber se tem alguma cena assim...+16 ou +18. E qual classificação vc daria pra esse livro?
Obg.




Camila Felicio 16/06/2024

Melhor que Orgulho e Preconceito
Muito bem feito, com bastante contextualização sobre o período da Rev Industrial!
O romance vitoriano da Gaskell ao meu ver supera a Austen. Temos um mocinho com mais personalidade (às vezes até demais), uma mocinha em busca de seu espaço e que tem uma visão social muito mais ampla que qualquer personagem austeniano. É o norte industrial vs o sul aristocrático e agrícola, uma família sulista migra ao norte e o choque é imenso, seja pelo clima, seja pela dureza ou pela luta de classes que existe na região.. Seria como se um personagem típico de Austen tendo que parar de pensar em futilidades de vestidos, festas e baronetes solteiros se deparasse com o crescimento acelerado e o capitalismo extremo no norte que levou a população proletária à miséria!
Um livro em que o romance de Margaret e John Thornton é apenas o mais secundário dos elementos (por isso o final do casal ser considerado corrido para muitos). A Gaskell aqui buscou criticar o desalento do trabalhador e a luta entre empregadorx empregado!
Extremamente atual! Baita livro!
Cito Austen pois é tido como um Orgulho e Preconceito Marxista (errado! nem marxista- trabalhista quiçá- nem Austen)... O livro seria uma versão melhorada de Shirley de sua grande amiga Charlotte Brontë com pitadas da Austen, em seu melhor aliás.... Amei o irmão da prota se chamar Frederick e ser marinheiro, uma clara referência a Persuasão (meu prefiro da Jane kkkkk).
comentários(0)comente



Samara439 21/09/2024

Uma obra prima!
O livro conta a história de Margaret Hale que, vivendo uma vida calma na pacata e repleta de natureza Helstone, tem sua vida mudada quando ela e sua família se mudam para Milton-North, uma cidade industrial, suja, o completo oposto de sua querida cidade natal. Vencendo o seu preconceito Margaret passa a ver de perto os medos e dificuldades dos moradores de lá, aprendendo com eles. Ao mesmo tempo que os ensinam com sua gentil personalidade, incluindo um egoísta e autoritário dono de uma fábrica, Mr. Thornton.
Como grande fã de Jane Austen, fiquei encantada em conhecer a obra que a inspirou a escrever orgulho e preconceito. Esse livro realmente é uma obra prima!
Ps: Só não ganhou 5 estrelas por causa do final apressado, embora tenha mais de 700 páginas, rsrsrs.
comentários(0)comente



Maristela 23/09/2024

Quando voltaram
à cidade, Margaret cumpriu uma das
decisões que tomara à beira mar, e
resolveu viver a vida à sua
maneira. Antes de irem para Cromer, ela era muito obediente às regras ditadas por sua tia, como se ainda fosse a pequena estranha assustada que, na sua primeira noite no quarto das crianças da casa da Harley Street, chorou até dormir. Mas naquelas horas solenes de reflexão aprendera que ela deveria um dia responder por sua própria vida e pelo que faria dela.
E tentou resolver o mais difícil problema para as mulheres, ou seja, o quanto deveria ser entregue à obediência de uma autoridade, e o quanto deveria ser deixado à parte para atuar da maneira que quisesse.
[?]Agora, mais moderada pelo que o mundo chama de boa sorte, com todo o encanto, fazia que sua tia relutante aceitasse suas vontades. Assim, Margaret conquistou o reconhecimento do seu direito de seguir suas próprias ideias de dever.
Pg 711
comentários(0)comente



Ana Carla 23/09/2024

UM CLÁSSICO ??
Eu amo livros de época, e esse realmente me lembra muito Orgulho e Preconceito, apensar de ficar longe de superar.

Adorei o livro, acho que em alguns momentos a história rodou demais, e tmb muitas mortes meio que ????? Do nada.

Mas um romance lindo, um amor bem construído. Indicaria o livro.
comentários(0)comente



197 encontrados | exibindo 181 a 196
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 13 | 14


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR