Norte e Sul

Norte e Sul Elizabeth Gaskell




Resenhas - Norte e Sul


197 encontrados | exibindo 121 a 136
1 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14


Dessa 01/03/2021

Conflito de ideias
O romance de Gaskell é de uma atualidade perturbadora e a delicadeza com que ela trata os problemas sociais de sua época é impressionante.

É interesse notar o tratamento que ela dá ao conflito de ideias da Margareth e do Mr. Thornton e deste com Nicholas Higgins. Gaskell viveu em uma Inglaterra de crescente ebulição, por conta dos desdobramentos da Revolução Industrial, os conflitos de ideias eram comuns, de um lado a aristocracia decadente versus a burguesia em ascensão, de outro, empregadores e empregados, todas essas visões se emergiam, colidiam-se, borbulhavam, e ninguém parecia querer se entender.

A autora conseguiu extrair uma extraordinária narrativa do que era ordinário na sua época, e seus personagens demonstram muito bem isso. Todos eles se deparam com seus preconceitos, e em um primeiro momento, nenhum deles quer entender o outro, Margareth se recusa a entender o Mr. Thrornton, já ele e Nicholas sequer cogitam a possibilidade de conversarem sobre seus pontos de vista, é apenas quando eles abaixam suas barreiras e escutam um ao outro, que o diálogo se torna possível. Todavia, como em muitos relacionamentos humanos, isso não é feito, nem acontece, da maneira mais fácil.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Grazi 16/02/2021

Muito bom
Primeiro contato meu com a autora... achei bem interessante a escrita, história que prende... lembra meu romance preferido da vida ?Orgulho e Preconceito?.
comentários(0)comente



Ket 05/02/2021

Atemporal!
Publicado pela primeira vez em 1854, no formato folhetim, Norte e Sul consagrou Elizabeth Gaskell como uma das maiores escritoras britânicas do século XIX. O romance, que tem como pano de fundo a Revolução Industrial, conta a história da jovem Margaret Hale, que por um infortunio familiar, precisa se mudar da zona rural (perfeita a seus olhos) para uma cidade industrial em ascenção, Milton, que representa tudo que ela abomina.

Além da desconstrução dos preconceitos sociais de Margareth, o livro também traz reflexões importantissimas sobre os conflitos de classe entre operários e patrões, que estouram naquele momento com a mudança dos meios de produção, e as dificuldades e misérias da população submetida a condições precárias de trabalho e vivência.

Através das conversas entre diferentes personagens, Gaskell consegue pintar para o leitor um retrato muito fiel e cru sobre o período, além de expor algumas esperanças de que as coisas poderiam melhorar caso houvesse um diálogo sincero entre todos os envolvidos. Ao final da história, parece que evoluimos junto com Margaret.

Depois da releitura continuo achando Norte e Sul um dos meus clássicos favoritos e que sempre terá algo novo a me ensinar a cada vez que for aberto!

Maravilhoso!
comentários(0)comente



duda medeiros 31/01/2021

um dos melhores livros que já li na vida
o mundo precisa conhecer Elizabeth Gaskell.
comentários(0)comente



Carolina.Viegas 31/01/2021

Clássico da era vitoriana
Me surpreendi com o pano de fundo, a revolução industrial. Eu esperava um livro romântico, mas vi um livro que aborda as várias faces sociais da revolução industrial na Inglaterra, gostei!
comentários(0)comente



guidix3 29/01/2021

Maravilhoso! Que delícia de escrita e leitura! Além de ser uma história super bem construída, com aquela sensação de início-meio-fim, tem uma super crítica social e política sobre luta de classes. É ótimo o fato de que a autora nos coloca a par dos dois lados da moeda (patrão e trabalhadores). Em relação ao romance, como quase todo clássico, é lógico que não há nada imediato e clichê, mas as declarações de amor que existe em cada frase e palavra dita, supera tudo!
comentários(0)comente



Laurette 23/12/2020

Um dos meus livros preferidos
Norte e Sul é um romance que se passa na Revolução Industrial. E, como todos sabem, foi um período de imensas transformações sociais.
Elizabeth Gakell consegue nos deixar angustiados com a trama e com os seus personagens.
A heroína Margaret Hale é muito independente e, em certo momento do livro, muito mais corajosa que o herói John Thornton.
Não se assuste com o tamanho do livro, pois você quase não nota o tempo passado.
Recomendo este livro para aquelas pessoas que amam História e que adoram um bom romance de época.
PS: o final é lindo. Admito que fiquei altamente emocionada e as vezes pego o livro só para poder reler o final e chorar mais kkkkkkkkkk.
comentários(0)comente



isabela.serradilho 20/12/2020

Ameeeeei
O livro é incrível. Além dos personagens bem construídos e do cenário histórico, tem a política de trabalhadores e patrões apresentada de forma muito real. Gostei que os dois "lados" da história foram apresentados também, o que dá mais ainda a sensação de estar lendo algo que varia entre um extremo e outro, o que é literalmente o foco do livro ("Norte e Sul"). A superação de preconceitos e o crescimento das personagens principais foi um ponto muito marcante para mim. Gostei demais dessa leitura, cinco estrelas.
comentários(0)comente



Camys Meneghini 04/12/2020

Eu queria muito ler esse livro fazia tempos, até que uma amiga querida me presenteou com ele.
Nele acompanhamos Margaret Hale, uma orgulhosa, porém pobre, moça londrina. Eu fiquei com muita raiva da Margaret por seu orgulho, por se achar melhor que pessoas que trabalham, só porque todo mundo não teve a chance de ter os mesmos conhecimentos que ela. Uma de suas primeiras vítimas foi o Sr. Thornton, um aluno do seu pai, um rico industrial que cresceu na vida por mérito próprio, e Margaret o olha de cima porque ele estava trabalhando enquanto ela estava estudando, e por isso ele não tem os mesmos modos que ela.
Só que a autora pouco a pouco abaixa o nariz dela, a bicha passa por tanta desgraça, que olha, fora que no final ela vê que não é esse poço de maravilhas que sempre se achou.
O livro foca muito em críticas feitas a sociedade industrial, aos funcionários tendo que trabalhar por salários de fome e aos extremos que eles chegam por desespero.
Apesar de termos romance nesse livro, a autora quis nos mostrar muitas outras coisas, e eu gostei demais de tudo que ela me contou.
É tudo muito descrito, mas bem descrito, não achei a leitura maçante e apesar do número de páginas, achei uma leitura fluida e cativante, difícil de abandonar, sempre querendo saber o que vai acontecer. E no final eu ainda queria mais algumas páginas.
Cleide 04/12/2020minha estante
Eu assisti a série da BBC a muito tempo e gostei muito, tenho que ler o livro :)


Camys Meneghini 04/12/2020minha estante
Eu vi alguns posts sobre a série, mas nunca assisti, depois de ler o livro eu vou assistir, com certeza! kkkkk




Gabs. A 03/11/2020

Apaixonante.
Confesso que não dava muita coisa para a história, de início não entrega que você conhecerá um dos melhores casais da literatura.
Estou apaixonada!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Joy 18/10/2020

Norte e sul estava há um bom tempo em minha lista de desejos para leitura. Como começar essa resenha? Eu não esperava que fosse gostar tanto.

O livro aborda temas como as mudanças não só materiais e físicas trazidas pelo processo de industrialização durante a era vitoriana na Inglaterra, como também em seu sentido filosófico e social. Elizabeth Gaskell apresenta discussões como a luta de classes e a percepção religiosa entre indivíduos afetados diretamente pela chegada das máquinas, pela influência do capital.

Margaret Hale e John Thorton são pontos opostos dessa narrativa inseridos no mundo com vivências, classes sociais e percepções distintas que se chocam ao trocar ideias, mas que de alguma forma tornam-se amigos.

Margaret representa o sul, a paixão pela natureza, calmaria, pela elegância aristocrática, filha de um pároco que decide deixar seu posto na igreja para se tornar professor particular em uma cidade industrial.

John Thornton é a personificação do norte, o dono de uma fábrica respeitável, porém sem os modos tão requintados que Margaret costuma prezar.

As personalidades vão de encontro uma à outra, discutem, trocam ideias, discordam, amam à sua maneira.

Norte e sul possui uma escrita clara, coesa e que não evita traçar a imagem das relações sindicais, seus pontos de impacto e separação.

Há poesia aqui e ali em algumas cenas, romance, lágrimas e ação. É impossível não se apaixonar por Margaret e Thornton.
comentários(0)comente



Beatriz.Porto 11/10/2020

Masterpiece
Um livro lindo! Ansiosa para conhecer mais do trabalho de Elisabeth Gaskell. A escrita da autora é cativante, os personagens são muito bem estruturados e os diálogos são bastantes inteligentes. É uma rica aula de história! A autora nos traz a Revolução Industrial com uma riqueza de detalhes impressionante! Bem como nos transporta para a calma aconchegante de Helstone e também para a "empoeirada" Milton!
John Thorton e Margaret Hale, com seus defeitos e suas qualidades, ensinam muito sobre questões sociais, questões religiosas e, principalmente, sobre amor (seja ele aos familiares, àqueles que precisam, a Deus, aos amigos e, claro, um ao outro).
comentários(0)comente



SueSouza 10/10/2020

Amei demais
Olá Pockets!!!

Hoje venho falar sobre o livro *Norte e Sul* da Elizabeth Gaskell, um livro do período vitoriano publicado em 1855 onde já temos algumas mudanças na sociedade e as divisões de classes, e também foi o auge da industrialização.

A história gira em torno de Margaret Hale uma jovem que foi morar com a tia em Londres quando criança, onde aprendeu os costumes da nobreza. Com o casamento da prima, ela retorna ao campo no sul (Helstone) onde seu pai é pároco, mas decide se afastar da Igreja da Inglaterra e torna-se um dissidente. Sua mãe é uma mulher doente que não é feliz e sofre pelo seu filho preferido Frederick que está exilado por ter participado de um motim.

Com o pai desempregado, eles se mudam, e com indicação de Mr. Bell eles vão para Milton uma cidade industrial. É na cidade começamos a ver as diferentes classes, os preconceitos embutidos de Margaret, principalmente quando conhece John Thornton aluno de seu pai, que é um dos maiores industrial do local.

Os dois escondem seus sentimentos e o que chama a atenção são os diálogos deles, pois temos conflitos de pensamentos, ideologias e visão da vida bem diferente, cada um nutriu um sentimento de preconceito quando ao outro devido suas classes. Os dois vão construindo um aprendizado da visão do outro e entendendo certos posicionamentos.

Margaret vai ter uma noção de como é a vida de uma classe inferior e tomar senso de justiça social, e pela visão dela vamos descobri como tem sido a vida os empregados das fábricas, suas relações com o patrão (mestre), os sindicatos e as greves que ocorreram nesse período. A autora não foca no romance, mas a partir dele temos uma visão ampla de como era aquele período da sociedade, através do caráter dos personagens.

Além disso, a autora Elizabeth Gaskell trouxe a história pontos dita como “proibido” a serem tocados pelo período, e traz a questão religiosa que também está sofrendo mudanças. Esse livro é um ensinamento de história, através de um romance, onde a autora explica os acontecimentos da industrialização de modo simples e direto, os diálogos são ótimos.

Super recomendo a leitura

#CulturaPocket #books #norteesul #elizabethgaskell #revoluçãoindustrial

site: https://www.instagram.com/p/CFpd2esj0ys/
comentários(0)comente



197 encontrados | exibindo 121 a 136
1 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR