Camys Meneghini 04/12/2020Eu queria muito ler esse livro fazia tempos, até que uma amiga querida me presenteou com ele.
Nele acompanhamos Margaret Hale, uma orgulhosa, porém pobre, moça londrina. Eu fiquei com muita raiva da Margaret por seu orgulho, por se achar melhor que pessoas que trabalham, só porque todo mundo não teve a chance de ter os mesmos conhecimentos que ela. Uma de suas primeiras vítimas foi o Sr. Thornton, um aluno do seu pai, um rico industrial que cresceu na vida por mérito próprio, e Margaret o olha de cima porque ele estava trabalhando enquanto ela estava estudando, e por isso ele não tem os mesmos modos que ela.
Só que a autora pouco a pouco abaixa o nariz dela, a bicha passa por tanta desgraça, que olha, fora que no final ela vê que não é esse poço de maravilhas que sempre se achou.
O livro foca muito em críticas feitas a sociedade industrial, aos funcionários tendo que trabalhar por salários de fome e aos extremos que eles chegam por desespero.
Apesar de termos romance nesse livro, a autora quis nos mostrar muitas outras coisas, e eu gostei demais de tudo que ela me contou.
É tudo muito descrito, mas bem descrito, não achei a leitura maçante e apesar do número de páginas, achei uma leitura fluida e cativante, difícil de abandonar, sempre querendo saber o que vai acontecer. E no final eu ainda queria mais algumas páginas.