spoiler visualizarOpa Ritinha 22/06/2024
A perigosa arte de ser invisível, como a história de Evan, um menino estrangeiro e gay. Ele se vê em uma casa agressiva por parte da mãe, onde não consegue ser ele mesmo e tem que calcular todos os passos que dá para não ser humilhado por ela de diversas formas. Além disso, ele sobre uma paixão platônica sobre seu melhor amigo, Henry. Assim, ao ler, vemos o desenrolar dessa historia.
Enredo: O livro é muito bem executado, não é uma historia que você está acostumado a ler em livros da comunidade, até porque pouco foca no fato dele querer se abrir pro mundo, e sim para sair do lar toxico que vive. É uma historia bem original e linda, apesar de triste.
Desenvolvimento dos personagens: É lindo ver Evan crescendo com o decorrer da história, apesar de significar que ele só ta acostumado com tudo que acontece, e por isso considero um ponto negativo. Com o desenvolvimento dele, você não sente que ele se orgulha, que quer sair de lá porque merece mais ou qualquer coisa assim, você sente que ele só se acostumou com a situação por isso não liga mais pra nada. Ele cresce e consegue modificar a vida dele, mas esperava tanto do pai quanto dele uma coisa mais forte, um atitude de acordo com tudo que estavam passando. Não cobro tanto dos outros personagens pq eles eram os mais dentro na história.
Desenvolvimento do livro: O livro é bem desenvolvido, você não sente que ele está enrolando para ser maior ou demorar mais na leitura, a leitura é fluida e só tem no livro o essencial para você se conectar e entender a história, ela não se perde em nenhum momento.
Narrativa: Teve momentos em que eu fiquei agoniada pela demora de algumas coisas, por exemplo uma descrição muito prolongada de uma ambientação. Que, vamos ser sinceros, não mudava muito na história onde eles estavam ou que clima fazia. Queria que o escritor não tivesse focado tanto assim nisso em algumas partes do livro, mas mesmo assim é uma narrativa bem construida.
Emoção: Me conectei muito com Evan, entendi tudo que ele passou, senti sua dor, chorei com ele, me irritei com ele e fiquei neutra com ele. Isso é muito importante para uma história e acho que o escritor conseguiu fazer essa ligação personagem leitor de maneira perfeita.
Pontos extras: os capítulos são super curtos, algo que ganha meu coração
Opiniões nada formais: Eu amei a história, não leio muito livros da comunidade, por sentir uma mesmice e também achar mau trabalhado algumas vezes, mas esse livro que peguei o ebook de graça na amazon, ganhou me coração. É lindo ver ele ganhando asas, mas dar um odio quando ele não conta para ninguém oq acontece "cara, faz alguma coisa" falo isso tanto para o pai quanto para Evan. Queria que ela tivesse levado uma consequência depois de tudo, mas lendo a nota do autor, eu senti que essa história é meio pessoal, e na vida real é assim, nunca somos vingados. Gostei muito, pouco falado, mas muito merecedor de visibilidade, amei, favoritado.