Recursão

Recursão Blake Crouch




Resenhas - Recursão


110 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 2 | 3 | 4 | 6 | 7 | 8


cmvies 03/12/2023

Minha alma conhece a sua. Não importa quando.
Recursão foi meu primeiro contato com Blake Crouch e sinto que não poderia ter escolhido um melhor pra começar. Que história espetacular!
Me prendeu do início ao fim em um misto de esperança, tensão e angústia tão grande que nem sei descrever.

Ele é muito bem escrito e mesmo com passado e presente se intercalando ao longo da leitura, não fiquei confusa como achei que ficaria.

Nada que eu escreva aqui será suficiente porque é um livro simplesmente brilhante. Fiquei com vontade de ler mais ficção científica.
comentários(0)comente



Le Cardoso 22/11/2023

?
Mindblowing. Simplesmente. Mais um livro sobre viagem no tempo, mas achei uma história incrível, o Blake Crouch mais uma vez consegue fugir do óbvio. Nunca imaginei que gostaria tanto de livros de ficção como gosto dos dele. Chega a ser um pouco pesado nos conceitos das memórias, por vezes fiquei um pouco perdida e tive que reler pra entender, mas ainda assim, 10/10.
comentários(0)comente



Erika 13/11/2023

Minha nossa, nossa, nossa! Que livro bom, que leitura gostosa e imersiva.
Minha cabeça explodiu de mil formas diferentes. Tudo muito bem contado. Uma maravilha! Ele trabalha a cerca das lembranças, a cerca das várias linhas do tempo, arrependimentos, ciência, avanço.. enfim. Recomendo muito.
comentários(0)comente



Hellesgs 09/11/2023

Algum momento vou reler...
Definitivamente ficção científica não é pra mim ?
Talvez eu tenha feita essa leitura em um momento errado, em que não me fez gostar desse livro, o qual tinha expectativas :/
Com essa meia leitura (meia pq eu pulei partes que eu não estava entendendo ou me interessando) descobri que livros de ficção científica não fazem parte do meu gosto literário.
Esse livro tem uma premissa muito boa, de criar algo futurístico para registrar as lembranças dos pacientes, tentar impedir que a memória se apague, para pessoas com Alzheimer, e ao longo do livro ser colocado para pessoas voltarem em acontecimentos e poder modificar eles.
No começo do livro teve explicações incríveis científicas, porém achei que a história se perdeu, ou eu me perdi rs e fiquei confusa com as idas e voltas no tempo e mesmo assim tentei terminar o livro por pura curiosidade e por não querer abandonar o queridinho de tantos.
Sthephani0 20/12/2023minha estante
Minha experiência foi bem parecida, a ideia era ótima mas o autor se perdeu no meio e eu também pulei páginas que não me interessam ( como as daquele capítulo gigante q não precisava nem de metade das páginas que tem ), também só terminei por curiosidade e porque não gosto de largar livros.


Hellesgs 21/12/2023minha estante
E a gente se frustra porque tem um hype tão grande....




majuja 31/10/2023

Me conquistou até o fim
Sabe quando você pega um livro sem saber muito sobre e sem esperar nada? foi exatamente o que eu fiz com Recursão e não poderia ter sido uma experiência melhor.
Fiquei presa no enredo, me apeguei aos personagens, senti e sofri junto com eles.
Recursão é uma aula sobre positivismo, sobre como achar que o avanço da ciência sempre significa algo bom, é puramente irracional. Também é uma aula de como enxergar as tragédias da vida, a perspectiva temporal e as desculpas diárias que damos para tentar evitar problemas. Leitura sensacional!
comentários(0)comente



evavcamargo 30/10/2023

O que temos de mais precioso que as lembranças?
Preciso admitir que eu amo livros que “não prometem nada”, mas entregam tudo. A verdade é que eu não conhecia o autor e muito menos sua obra até assistir um tiktok de uma moça encontrando com o Blake na Bienal. Sua emoção genuína me desarmou e sou adepta da constatação de que se alguém faz tão bem assim a outrem, é porque alguma coisa boa tem aí, então, comprei o e-book e me lancei na leitura.

E que bom que fiz isso!


“O tempo não passa de memórias sendo escritas.”

Fiz a marcação dessa frase na posição 42, ou seja, bem no início e eu já havia achado-a impactante, mas eu não imaginaria o peso que ela exerce no restante da obra. Após o término da leitura, voltei até esse trecho e o reli, entendendo-o e absorvendo essa frase de outras formas - ainda mais profundas.

Em Recursão (o nome do livro é sugestivo) acompanhamos Barry e Helena, um policial de NYC e uma cientista em ascensão e de início eles não têm absolutamente nada em comum. Barry é divorciado, carrega consigo a dor da perda de sua filha e leva uma vida pouco saudável, tanto física quanto mentalmente. E Helena, uma cientista brilhante, mas frustrada, que trabalha incessantemente em sua pesquisa focada em neurociência, principalmente tentando descobrir como recuperar e mapear lembranças, tentando inclusive, como fazer um backup dessas memórias - descobrimos o anseio pessoal em sua pesquisa ao saber que sua mãe sofre de Alzheimer.

A vida dos dois se conecta, principalmente, após Barry começar a investigar sobre uma nova síndrome que assola os Estados Unidos: a SFM ou Síndrome da Falsa Memória. Essa síndrome tem causado em diferentes pessoas a sensação de memórias adjacentes às delas, deixando-os confusos sobre o que é real ou não. O policial inicia uma investigação ao passo que Helena avança em sua pesquisa, após encontrar um estranho empregador disposto a dar a ela tudo o que precisa.


“Se cada lembrança contém um universo, o que se poderia chamar de simples?”


Crouch narra o livro em terceira pessoa e acho genial sua escolha, que aliado a qualidade de sua escrita nos coloca como espectadores de sua história - na verdade, senti quase como se estivesse revivendo aquelas memórias.

Falando um pouco sobre a escrita, a descrição de sentimentos e cenas é surreal e te faz ter uma imersão profunda na história - foi realmente um dos meus pontos favoritos.

Eu indico ler com calma e em um ambiente que se sinta confortável, pois no início acompanhamos duas linhas temporais diferentes e várias situações que a princípio não se conectam, mas, precisamos nos atentar aos detalhes, por isso é uma leitura mais complexa - mas, não chata e nem cansativa.

A construção do texto é feita em livros e em cada um deles vimos um desenrolar diferente dentro da história e toda vez que começava um, eu sabia que teria um ponto de virada na história - leia com atenção as frases de cada livro, elas irão permear os próximos acontecimentos.

O ritmo muda totalmente nos últimos livros (a partir do terceiro já se intensifica, mas nos últimos dois é grito atrás de paulada! haha) e eu não consegui parar de ler, já que queria saber o que acontecia.

Em minha primeira consideração sobre o livro, achei esse final muito corrido - muita coisa acontecendo em pouco tempo, mas depois… Eu entendi a ideia central de toda a história: “(...)tempo é uma ilusão construída pela memória humana. Não existe passado, presente ou futuro. Tudo está acontecendo agora.”. Ou seja, precisamos abrir mão da necessidade de linearidade da história, linhas temporais e acontecimentos, o tempo perde essa característica de controle absoluto, ele se torna fluido e inconstante e parece ser essa consideração que Crouch queria para nós.

O livro fala muito sobre relações humanas e perdas, por isso, me senti particularmente tocada (perdi uma pessoa muito amada e que me amou muito de volta) e ao final, após lágrimas de entendimento, essa história teve o poder de me curar um pouquinho trazendo algo que é necessário: a aceitação.

“Só dói porque ele viveu algo lindo que se foi.”

Eu indico muito essa leitura, vale totalmente o hype, ouso dizer que se transformou em um dos meus livros favoritos da vida e vou panfletar sim! Deixo meu agradecimento a booktoker que postou aquele vídeo tão lindo e me fez encontrar esse tesouro.

E os meus mais sinceros agradecimentos ao Blake Crouch que trouxe essa belezinha até nós. Você é demais, cara!
comentários(0)comente



literacris 29/10/2023

INCRÍVEL
Que livro INCRÍVEL, eu fiquei tão apaixonada pela escrita e pela história e sou suspeita pra falar pois amo coisas que envolvem o tempo e essa vibe de voltar no passado etc
Eu tava triste por estar acabando e FIQUEI MALUQUINHA NO FINAL COM O BARRY E A HELENA MDS
o Barry sendo tão amoroso com ela em todas as vezes sabe... isso que me pega demais..
Blake Crouch arrasou nesse livro e arrasou meu coração pois quero tatuar algo relacionado aaaaaaaaaa bom demais
comentários(0)comente



Larissa 23/10/2023

?Viver com um macete não é viver. Nossa existência não é algo a ser arquitetado ou otimizado para evitar a dor. É nisso que consiste ser humano: a beleza é a dor, pós uma não tem significado sem a outra.?
comentários(0)comente



nasc_ester 22/10/2023

Gostei muito da leitura desse livro, porém não me prendeu tanto, algumas coisas ficam um tanto confusas por ser uma área que não entendo muito, mas ainda sim gostei bastante
comentários(0)comente



Jean Silva 21/10/2023

Sem palavras para descrever este livro. Meu Deus, o que foi isso ? Depois que a história consegue te pegar, é praticamente impossível largar. Ele é dividido em cinco partes, e o final de cada uma delas é mais angustiante que a anterior, nada dá certo, é um completo caos.

O principal plot do livro envolve uma espécie de viagem no tempo/linhas temporais, e é só isso que vou dizer a respeito, mas os acontecimentos vão muito além disso, fiquei muito surpreso com a forma que o autor desenvolveu a ficção científica desse livro.

Quanto mais eu penso nos caminhos e possibilidades que o autor resolveu explorar, mais impressionado e confuso eu fico. Foi uma das melhores leituras que fiz, a escrita é muito fluida, e me senti muito imerso na história.

Eu recomendo esse livro com todas as minhas forças, apenas leiam.
comentários(0)comente



Danusa9 13/10/2023

Recursão
Este livro é ótimo. A história começa confusa (pelo menos pra mim rs), depois fica frenética e por fim te deixa pensando em tudo aquilo que leu. Deu uma dozinha da Helena, mas a leitura é perfeita.
comentários(0)comente



Lourng 24/08/2023

Meu cérebro está bem, obrigada!
Bookclub NSE #4
Primeiramente, eu odeio finais abertos e isso fez com que minha pontuação para esse livro diminuísse. Em vários momentos, senti meu cérebro derreter com tanta informação kkkk. No mais, gostei do livro em geral, não seria um livro que eu leria por conta própria, mas ainda bem que o NSE existe! Helena e Barry maravilhosos! O resumo de como penso é uma transcrição do próprio livro: ?A humanidade não tem a sabedoria necessária para fazer uso deste poder?. A mente humana sempre pensará nos ?E Se??, mas muito dificilmente teria controle com o poder de voltar no tempo para vive-los, tendo em vista o egoísmo na maioria das pessoas que não pensariam nas consequências dos seus atos, e sim apenas em satisfazer seus gostos, vontades, curiosidades e dúvidas.
comentários(0)comente



Librar(y)as 16/08/2023

Vivendo de migalhas
Esperava: Ficção Científica
Recebi: FICÇÃO CIENTÍFICA, ROMANCE E PARANÓIAS

O livro é dividido em 5 partes + epílogo. Nós acompanhamos principalmente:
Barry, um policial aposentado que sobre com a perda da única filha quando ela era adolescente por atropelamento. Anos depois, ele recebe uma oportunidade para fazer tudo diferente.
Helena, uma cientista muito inteligente que recebe um convite inesperado de um milionário para criar algo até então impossível.

Você fica ansiando pelo momento em que esses vão colidir e como eles vão colidir. E, acredite, é muito inesperado e perfeito! Esse livro vale muito a pena ser lido. Eu surtei tantoooo

Eu o livro todo: personagens X vai morrer
*Personagem X morre*
Eu: AAAAA NÃO CACETEEEEEEE COMO ASSIIIIM NÃAAAAAO.
Eu tbm no livro todo: QUE AGONIA TA DANDO TUDO ERRADO NÃO TEM MAIS SOLUÇÃO, É ISTO!!!!!
*De fato dando tudo errado e não tendo solução*
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Vitória L 15/06/2023

Bom d+
Pela sinopse achei q fosse ser um livro meio blé, mas fui pelas indicações dos booktubers e posso dizer que não me arrependo.
Amei demais o livro, pq quanto mais vc avança na história mais curiosa ela te deixa.
comentários(0)comente



110 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 2 | 3 | 4 | 6 | 7 | 8


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR