Junior Rodrigues 11/09/2024Quantas jornadas cabem em uma vida?Quem nunca pensou em voltar a um momento de sua vida e ali refazer sua jornada de maneira diferente? Pelo menos, no meu caso isso acontece de tempos em tempos e me abrem caminhos para reflexões sobre minha vida até aqui, lançando questões com muitos "e se...", mas também fazendo com que eu entenda melhor todo meu percurso, as alegrias, tristezas, perdas, conquistas e tudo o que complementa nossa trajetória de vida. Pois bem, alguns filmes trouxeram essa premissa, sendo que de maneira simples ou mais encorpada, o objetivo foi bem nítido: mostrar os impactos dessa aventura na jornada dos envolvidos e aqui cito os que mais gostei: Primer (2004) - Coherence (2013) - O Predestinado (2014) - Projeto Almanaque (2015).
Comecei assim para falar sobre Recursão que ainda não conhecia e fui surpreendido com uma história intrigante e ágil, porque não entendo muito sobre a parte técnica sobre a criação do elemento que permite a volta no tempo, mas Blake Crouch consegue trazer uma trama com suspense e ficção cientifica que capta a atenção desde seu inicio. Com o decorrer das páginas consegui lembrar também do livro 11.22.63 de Stephen King que traz uma premissa parecida com situações e história diferentes, mas que possui algumas semelhanças na maneira de conduzir alguns elementos que traçam rumos diferentes para a jornada dos personagens. O mais interessante é que existe um elemento crucial para tudo o que acontece e está presente em quase todas as referências citadas dando uma profundidade maior as histórias de seus protagonistas.
Um dos pontos positivos é que a partir da metade do livro, a trama ganha em intensidade e o ritmo fica frenético tornando a leitura ainda mais intrigante pelos desdobramentos que surgem e tudo o que isso acrescenta para a jornada dos personagens.
Com uma escrita fluida, ágil e uma história bem interessante, Recursão é uma excelente opção para quem gosta de ficção com muita ação envolvida, alguns toques de suspense, romance e drama em sua trama.
Recomendo!