A Senhora da Tundra

A Senhora da Tundra Paola Giometti Lombardi




Resenhas - A Senhora da Tundra


13 encontrados | exibindo 1 a 13


Adryan.Molina 04/01/2024

A história se passa na neve mas é mais morna que não sei oq
Resenha sem spoiler ??

A Senhora da Tundra é uma história que tem particularidades que poderiam levar a uma bela e peculiar narrativa. A personagem principal é bem singular diante da maioria das outras protagonistas de fantasia, o pano de fundo é interessante e a construção de mundo é até curiosa. O maior problema é que tudo isso poderia ser mais bem desenvolvido. A autora poderia ter se empenhado mais em dar peso aos acontecimentos e trabalhar um pouco melhor os personagens, o que torna a história muito morna em quase todos os aspectos. As cenas de ação e luta sofrem do mesmo mal, embora até sejam bem escritas.
A narração do livro em si é tranquila, é um livro bom de ler.
O desfecho é até satisfatório dado o nível do resto do livro, e o final deixa uma ponta solta para uma continuação que foi bem escrito e não traz aquela sensação de "Meu Deus ainda não acabou?", pelo contrário é até bem instigante.
Ademais, a leitura vale a pena.
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
?RESENHA COM SPOILERS???
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
A princípio o livro parece ter potencial. Ele introduz uma personagem principal diferente da maioria das histórias de fantasia, uma mulher forte, sem muitos escrúpulos que começa fazendo parte do lado "do mal".
Ao longo do livro dá a entender que ela vai se tornar humana ou passar por uma grande mudança, o que no decorrer da história acaba sendo mal desenvolvido e no fim não se vê muito o desenvolvimento esperado da personagem. Quando ela recupera as memórias de quando ainda era humana, e passa a rivalizar com o grande vilão da história, essa passagem de assassina fria e cruel de humanos para alguém "recuperando sua humanidade" é rápida demais e não é muito bem trabalhada.
Todos esses são problemas de notoriedade bem grande no decorrer da história, mas infelizmente também se vê o mesmo reflexo nas pequenas ações e acontecimentos, que são narrados sem o devido peso/importância, dando a impressão que nem mesmo os próprios personagens acreditam no que falam.
Em contrapartida, a narração do livro é até bem fluida, dá pra ler super rápido sem achar a história maçante. A escrita não é algo surreal de bom mas é aceitável, fora algumas manias de repetição de palavras que podem irritar um pouco, mas nada demais.
Contudo, é um livro que vale a pena ser lido mas sem muitas expectativas.
Amanda3913 04/01/2024minha estante
O título da resenha hddjdjdj


Guilherme 05/01/2024minha estante
Foi uma nota até que generosa ainda.

Achei esse livro intragável kkkkk




Dalva 16/07/2022

Épico
Incrivelmente ilustrado e poético. Uma história incrivelmente sombria e que me manteve entretida do início ao fim. Recomendo para quem gosta de temas épicos e vikings.
comentários(0)comente



Ricardo 17/07/2022

Excelente
Universo épico que nos remete à Terra Média devido a autora viver na Escandinávia, o que trouxe uma visão ímpar das terras nórdicas. Li muito rápido, as imagens do livro me chamavam para os acontecimentos e os personagens são incrivelmente interessantes. Espero que tenha a continuidade da saga.
comentários(0)comente



Laura 27/07/2022

Incrível
Denso, sombrio, épico e sangrento. Descobrir Real Vholtor através dos olhos de uma draugr foi uma experiência super interessante e que me introduziu e me apresentou ao universo nórdico do qual eu não tinha familiaridade.
comentários(0)comente



Maltaya 29/07/2022

Adorei
Uma obra prima cheia de detalhes interessantes e que me trouxeram algum aprendizado. Fiquei entretido do início ao fim.
comentários(0)comente



Lucas 08/08/2022

Envolvente e Sombrio
Uma história muito envolvente e com personagens impactantes em um universo sombrio e que atrai logo de entrada. Eu recomendo até para quem curte terror.
comentários(0)comente



Mutante X 07/09/2022

Leitura adulta
Para quem acompanhou a trilogia das Fábulas da Terra, com sua linguagem lúdica e cheia de encanto, este livro é um choque. Um texto adulto, pesado, que mostra um reino onde os protagonistas se alimentam de carne humana e não se privam de cortar cabeças dos inimigos nas batalhas... mas só provam a versatilidade da autora em migrar do gênero infantojuvenil para o adulto sem deixar de lado a fantasia e os mitos que tanto encantam os leitores. Nesta obra, Paola esbanja todo seu conhecimento na cultura viking e cria um épico que mistura a selvageria de Conan, o Bárbaro com a diversidade racial de O Senhor dos Anéis, com suas várias raças convivendo no mesmo mundo, mas cada uma em seu vilarejo específico.
A protagonista é Jarnsaxa, uma guerreira criada pelo rei Drakkar que se torna general de seu exército e o auxilia nas conquistas. No entanto, ao descobrir um segredo do passado, ela passa a ser perseguida pelo rei e entra numa jornada para encontrar o Invicto, o guerreiro que, segundo as lendas, foi escolhido por Odin para matar o tirano. Nessa jornada, que segue os preceitos da Jornada do Herói de Joseph Campbell, Saxa vai fazer amigos, encontrar criaturas místicas e descobrir mais sobre si mesmo e sobre seu passado. Uma aventurona que se torna melhor com a belíssima edição da Culturama, com capa metálica, detalhes em relevo, papel pólen, ilustrações internas lindíssimas e um glossário com termos nórdicos utilizados, que ajudam na imersão neste reino mágico.

site: http://mutantexis.wordpress.com
comentários(0)comente



rafaelmello 14/10/2022

A Senhora da Tundra – draugar, seres mitológicos, folclore, batalhas e magia na Era Viking
O livro A Senhora da Tundra, por Paola Giometti (editora Culturama, 2022), trata da saga de Jarnsaxa, que ao contrário de outras sagas é uma draugr (os mortos-vivos na mitologia Nórdica). A história se passa em Real Volthor, cidade fictícia com inúmeras semelhanças com a Noruega, país onde a autora reside. O livro conta com o mapa dessa terra, que será muito importante para o leitor acompanhar as andanças heroicas de Jarnsaxa.
A Ursa da Tundra - apelido recebido por utilizar vestes de couro de urso, possuir instinto animal e aterrorizar os humanos - é filha bastarda de Drakkar, rei dos draugar. Este, por sua vez, quer expandir seus domínios pelas terras dos mundanos (humanos) e aumentar a devoção e culto a Grafvöllundr-Gulon, a serpente devoradora de homens e divindade dos mortos-vivos.
Jarnsaxa, apesar de bastarda, aprendeu todas as técnicas de batalha, rituais e magia dos draugar, se tornando uma general do exército de Drakkar. Porém em uma de suas caçadas, teve uma visão que poderia mudar seu destino e de toda Real Volthor. A história é repleta de batalhas com seres mitológicos, rituais, encontros e desencontros e o arco do herói, onde a draugr terá uma jornada em busca de vingança, autoconhecimento e evolução. Estariam os draugar tramando uma investida definitiva ao mundo dos homens? Seria o fim dos humanos?

Paola faz um belíssimo trabalho levando o leitor à uma época obscura da Era Viking: os antigos deuses nórdicos pereceram e os homens estão a mercê do poder Draugar. Drakkar, conhecedor da magia do submundo e rituais xamânicos proibidos, transforma guerreiros humanos em seres como mortos-vivos, num ritual horripilante chamado "a travessia", aumentando suas hostes.
Ao longo de sua história épica, narrando batalhas sangrentas, batalhas pessoais e até mesmo espirituais, a autora despeja muitas referências da mitologia nórdica, sagas e da própria cultura escandinava. Tomemos alguns exemplos, como os landvaettir - espíritos da terra, os trolls (no livro, conhecidos como diornes), os álfar (elfos) e até mesmo os dvergar (anões ou nibelungos, no livro). O folclore escandinavo também não fica de fora nessa narração, pois encontramos seres que são temidos até nos dias de hoje. Para quem conhece essas narrativas, fica bem mais interessante cruzar as referências acompanhando os feitos de Jarnsaxa. Para aqueles que, por um acaso, possam perder algumas delas, a autora disponibiliza um glossário indicando os textos, criaturas e mitos dos quais se baseia.

Esse aceno à mitologia nórdica é um dos encantos na obra. O leitor pode ter várias epifanias por "pescar" essa referência, como em: "Esse [hidromel] aqui é dos bons mesmo, feito por anões e para anões, aquele que Odin bebeu, não aquele que ele cagou." Essa passagem é uma alusão ao roubo do hidromel descrito no Skáldskaparmál, onde Odin, transformado numa ave, rouba o "hidromel da poesia" - feito por dois anões - que estava em posse do gigante Suttungr.
A autora também não deixa a História dos países nórdicos de fora de sua narrativa, onde o leitor encontrará passagens como essa: "Disseram que foi assim que surgiu o bacalhau salgado e os alimentos defumados, pois duraria um inverno todo, se não fossem comidos." Referência à conhecida maneira que os nórdicos preparavam os peixes, dando inspiração ao preparo do bacalhau português.
Ao longo das quase 400 páginas, o leitor vai aproveitar uma história instigante, cheio de mistério, magia, aventura, batalhas incríveis e um final surpreendente. As belíssimas ilustrações do livro, ajudam a ambientar nossa imaginação. Esse livro, sem dúvidas, é um prato cheio para os amantes da mitologia nórdica e da Era Viking!

site: https://yggdrasil.home.blog/2022/10/14/a-senhora-da-tundra-terror-viking/
comentários(0)comente



Guilherme 19/03/2023

Era melhor não ter lido kkk
Gente, sinceramente, até metade do livro eu tava gostando da história. Não era algo incrível, mas estava gostando. Acho que muito se deve ao fato de eu gostar de mitologia nórdica, porém do meio para o final ficou insustentável.

A escrita é boa, mas os personagens são rasos, o desenvolvimento é superficial.

A personagem principal que supostamente deveria ter um desenvolvimento, não tem.
A autora tenta passar um desenvolvimento para o leitor, mas é um desenvolvimento forçado. Não teve aprofundamento. São informações jogadas de modo apressado.

E aqui vem um SPOILER:

A Saxa, que é a personagem principal, é uma Draugr, ou seja, uma espécie de zumbi, mas não do jeito que a gente está acostumado. Ela é basicamente uma humana, mas tem algumas características que a diferencia. Por exemplo, a pele é mais pálida, ela não anda no sol, come vísceras e bebe sangue humano. E não tem memória da vida passada, quando era humana.

Basicamente, todos os Draugar são assim.

Mas ela não é um Draugr comum. Ela é bastarda (filha adotiva) do rei Drakkar e é uma general fodona.

O plot da história é ela descobrindo que os pais dela, quando ela era uma criança humana, foram mortos por ordem do rei, e ela foi raptada para se transformar numa Draugr. Ela fica muito 🤬 #$%!& quando as memórias sobre esse dia começam a voltar e após confrontar o rei sobre, ela vira uma desertora e jura vingança.

P0rra, achei f0d4 dms. Mas isso é simplesmente jogado pra gente em umas 3 páginas no começo do livro e a gente não tem tempo de absorver o fato para poder sentir uma empatia por ela, além de não ter um desenvolvimento melhor do plot

É simplesmente jogado pra gente e a história segue como se nada dms tivesse acontecido. Foi tudo feito com muita pressa. Parece que a autora queria colocar tanta coisa no livro e acabou não desenvolvendo nada.
comentários(0)comente



Edson257 19/03/2023

O básico bem feito.
Não importa a mídia, mas ultimamente virou modinha fazer protagonistas estupidamente burros e desengonçados que sofrem processos de ascenção milagrosos da noite para o dia... E eu já sentia falta de personagens que apresentam postura respeitável logo em sua introdução. Saxa supriu essa falta. Se eu lesse esse livro com 10 ou 11 anos, eu iria querer usar mochilinha, lancheira, camiseta e os caralh@ a 4 com a cara dela estampada... Ela é muito foda, porradeira mesmo e que se fod@... Aí vc pergunta:
Mas e aí, o livro é uma obra complexa com diálogos filosóficos, fazendo o leitor refletir sobre a existência, vida e morte???
Óbvio que não né. Acho até que seria inconveniente esperar esse tipo de romantização da pior raça que já existiu que sao os vikings... Seguinte, é livrinho de porrada (que por acaso são os meus preferidos) em tema viking sobre vingança, extremamente divertido, principalmente se vc simpatiza com mitologia nórdica, o glossário no fim do livro melhora bastante a experiência então tentem ler antes da estória...
Os pontos negativos da obra não atrapalham tanto a leitura mas vou listar para já ir se preparando... Estamos falando de mitologia nórdica então, por mais que tenha uma aulinha de pronúncia antes da leitura, continua bem difícil vc ler em bom ritmo sem pronunciar um nome como "haczcaxacczcsvs"...
Eu tenho grande dificuldade em criar cenários, ou seja, preciso de descrições minuciosas sobre o que, quando e onde... Então em alguns momentos do livro eu fiquei perdido. Nesse quesito se sua mente é fértil, é um ponto que não vai te encomodar...
Enfim, mais uma sessãozinha da tarde em formato de livro que vale muito o seu tempo.
Ah! E já ia esquecendo, a ilustrações tbm são muito boas e fazem vc comentar que seria interessante mais ilustrações de momentos e personagens específicos da narrativa.
comentários(0)comente



evelyndetail 05/10/2023

Muito bom
Todo mundo deveria ler esse livro!! a história é totalmente nova e da notar que autora estudou muito sobre vikings e o mundo nórdico! O livro muito bem escrito, porém tinha tantas informações que acabava me perdendo em alguns momentos...
quero muito uma continuação!!!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Nanda Alves 13/02/2024

.
O destino é determinado por nós ou é imposto?
Adorei o livro! Me lembra um pouco crepúsculo porém sem o romance.Estava precisando de um livro com essa proposta! Muito bom.
A personagem central é Saxa, uma jovem na qual teve o seu destino imposto, inúmeras mentiras foram contadas a ela sobre seu passado ocasionado à vítima da sua própria vida.. O livro traz pensamentos de forma indireta sobre os falsos personagens que estão ao nosso lado e que por mais que uma pessoa seja rude sempre há sentimentos em seu interior, sempre há amor?
Uma draka que deseja se conhecer, conhecer a si e a sua história.
Se você gosta de história de guerras, lutas, esse livro é perfeito para você!!
comentários(0)comente



13 encontrados | exibindo 1 a 13