Beca 21/12/2022
Um dos melhores livros do ano
Esse livro pra mim, foi o copo de água em um deserto, foi o doce no fim da refeição, foi o cupom da Amazon de 15 reais off em compras de 30, enfim, eu amei demais esse livro.
Primeiro falando sobre a ambientação, foi perfeita, conseguia imaginar bem aonde as cenas ocorriam e como era o lugar, então novamente parabéns pra linda da Suzanne com o talento que ela tem com as palavras.
Segundo sobre os personagens secundários, o Bando, a família do Snow, os colegas da Academia, e os companheiros pacificadores, foram muito bem vindos e um ótimo acréscimo a história, nos ajudando a entender muito melhor os personagens principais e suas motivações.
Terceiro, as referências a trilogia original, como a árvore-forca, as cantigas, colher katniss no rio, a Costura, o Prego, a casa perto do lago citada em "Em Chamas", eu amei, e tenho certeza que o nível de tinta do mundo marcador esta consideravelmente mais baixo de tantas passagens e referências que marquei ao longo do livro, cada vez que uma aparecia dava um aperto de reconhecimento da tao amada trilogia que pra mim é e sempre será a melhor do mundo.
Quarto, Lucy Grey, eu gostei da personagem, mesmo que ache que ela poderia ser melhor trabalhada (principalmente naquele final), e não entender muito suas motivações, eu gostei e simpatizei demais com ela e no papel que ela desempenha na vida do Snow.
Por fim, o Snow, Corionalus Snow, o temido presidente da trilogia original que é tao mão, manipulador, egoísta e basicamente, ruim, nesse livro podemos ver sua adolescência, as provações que ele passa, os amigos que conhece, a primeira paixão e em toda a evolução dele como pessoa ao longo do livro. Eu achei interessante que no livro mostra que ele tem sentimentos e passa por provações, mas o mais interessante ainda é ver que mesmo sofrendo, chorando, ele continua a ser o Snow que conhecemos, ruim, mesquinho, sedento por poder, se colocando acima de tudo e todos para sair por cima. Em vários momentos ele poderia tomar um caminho diferente, se redimir, mas ele escolheu sempre o caminho do mau e vemos como isso se resulta anos após, com ele sendo o presidente de Panem, e tudo o que ele fez para chegar até lá.
Eu amei esse livro e espero que todos que leram a trilogia original de uma chance a esse também, pois tenho certeza que irão se surpreender.