Coisas de Mineira 17/03/2024
A PROMESSA DO DRAGÃO ENCERRA A DUOLOGIA INICIADA EM OS SEIS GROUS
A continuação de Os Seis Grous, A promessa do dragão é um livro perfeito para quem gosta de histórias com dragões, maldições, e muitas referências a mitologia asiática.
A promessa do dragão retoma a história de Shiori, a filha caçula do Imperador de Kiata, e encerra a duologia que mistura cultura asiática e mitologia oriental, num mundo cheio de magia, seres mitológicos, e muita aventura do livro Os Seis Grous. Da autora Elizabeth Lim, o livro foi publicado pela editora Plataforma 21.
A princesa Shiori foi amaldiçoada para não ser reconhecida, viu seus seis irmãos transformados em grous por uma maldição, conheceu o noivo – tudo isso no primeiro livro. Agora, ela tem de impedir que uma magia milenar seja libertada, e para isso, deve devolver uma pérola de dragão ao seu verdadeiro dono.
Por isso, a história começa com Shiori e Seryu buscando pelo reino dos dragões, em busca do seu rei – que também é avô de Seryu. O rei quer ter em mãos essa pérola poderosa, mas os planos de Shiori são outros, pois ela prometeu a sua madrasta em seu leito de morte que devolveria a pérola ao seu verdadeiro dono.
Quando o rei descobre as verdadeiras intenções da princesa, decide que ela deve se casar com o neto, que de fato se encantou pela princesa, mas ela conheceu Takkan, seu noivo, por quem se apaixonou. Mesmo porque, aceitar a aliança significaria renunciar a sua família, e o que ela mais quer, nesse momento, é reparar o mal que fez ao confrontar sua madrasta. A partir daí, ela se vê presa a uma teia de mentiras entre dragões, humanos e demônios perigosos.
"Dezenas de vezes testemunhei meus irmãos transformarem-se em grous. A cada dia e noite, por um longo e angustiante momento, a maldição de Raikama quebrava os ossos e rasgava os músculos deles, contorcendo membros em asas e pernas finas como palitos, os narizes em longos bicos pretos, e os cabelos em coroas escarlates.
Nunca esqueci o som dos gritos."
RESENHA DO LIVRO A PROMESSA DO DRAGÃO DE ELIZABETH LIM
A Promessa do Dragão começa bem no final de Os Seis Grous, com Shiori indo para o Reino do Dragão (Ai’long) ao lado de Kiki e Seryu. Shiori tinha um plano bem ruim, e sinceramente, nem os planos B e C poderiam funcionar, em função da quantidade de reviravoltas que acontecem debaixo d’água. E olha que ficaremos em Ai’long apenas no primeiro terço do livro.
A partir do momento que o rei percebe que a princesa não tem intenção de entregar a pérola para ele, começam as armadilhas enfrentadas por ela. Fica difícil acreditar em qualquer um deles, porque a traição está a espreita. Além disso, teremos a introdução de um personagem que me pareceu bem sem propósito, mas que vai ser muito importante para que a princesa consiga resolver todo o conflito criado por ela mesma.
Havia um esboço de triângulo amoroso, mas nunca duvidei da força de Takkan sobre Seryu. Até o jovem dragão percebe isso e, ainda que muitos leitores estivessem torcendo por ele, Seryu se distancia muito do que foi no livro anterior. Ele chega a revelar seus sentimentos, mas não tem jeito. De um modo geral, achei cansativa toda essa aventura no reino dos dragões, porque não vi nenhum acréscimo real para a história. A grande aventura da princesa ainda estava por vir.
"Takkan era a ponta do meu fio. Não importava para o quão longe minha pipa vagasse, ela sempre encontraria o caminho de volta para ele. E embora o impossível ainda nos esperasse, meu coração ficou um pouco mais calmo sabendo que ele nunca me deixaria."
UMA GRANDE VOLTA AO PASSADO
Depois de todas as confusões em Ai’long, Shiori volta para casa e se reúne com sua família. Seus irmãos mais uma vez vão se arriscar para ajudar a irmã, mesmo que para isso arrisquem a própria vida. Mesmo sendo incríveis, foram ofuscados por Takkan, que segue apaixonado e apaixonante.
A segunda parte do livro vai focar na viagem que Shiori e Takkan, na tentativa de derrotar um vilão malicioso e astuto. A aventura leva a princesa à casa de infância de Raikama, então temos um pouco de sua vida e alguns momentos emocionantes. Essa é uma personagem que sempre foi muito injustiçada, e conhecer mais do passado dela com a irmã foi uma forma de encerrar o arco dela.
Claro que a Shiori continuaria a seguir sem pensar nas consequências… aqui, ela continua com a atitude de agir primeiro, pensar depois. Mesmo sendo alguém possuidor de magia, não senti que fosse uma construção que tornasse a Shiori particularmente forte, só pareceu estar no lugar e hora errados. Tivemos mais ação que magia em A Promessa do Dragão.
"Todas as lendas possuem uma centelha de verdade – foi tudo o que consegui dizer. – Às vezes, mais do que uma centelha. Não se esqueça de quem você é durante o caminho para se tornar uma. Uma lenda, quero dizer."
UMA AVENTURA QUE SE ENCERRA, CHEIA DE MAGIA E FIOS QUE SE LIGAM
Eu mencionei na resenha do primeiro livro que esperava mais. E sabe que encontrei justo o que procurava nesse livro? Mesmo que a resolução dos problemas fosse fácil demais, eu realmente gostei mais de A promessa do Dragão. Claro que fiquei indecisa com os movimentos da autora, porque o próprio título leva para uma conclusão que envolvesse os dragões, mas com a mudança que se faz de cenário, esses grandes seres saem quase que totalmente de foco. O enredo da pérola e a busca de seu verdadeiro dono faz um movimento brusco, e foca-se em um dos vilões. Eu gostei, só achei meio perdido.
A autora inseriu novos personagens que renderiam facilmente ótimas histórias derivadas, principalmente porque não tiveram muito espaço nesse livro. Ao mesmo tempo, senti muita falta de Megari, a irmã mais nova de Takkan.
Enfim, A promessa do Dragão fez um encerramento justo para o arco da princesa Shiori, que tinha uma missão árdua e perigosa pela frente. Foi de fato uma história maravilhosa e teve um final forte. Quero acreditar que a autora aproveite as muitas possibilidades que venham da terra dos dragões e dos demônios, da magia e dos mitos.
"Foi para isso que nasci: para trazer a magia de volta à Kiata. Para desfazer o que meus ancestrais fizeram. Estava escrito em meu destino – nos fios de magia da minha alma e no sangue que me ligava aos demônios. Logo estaria tudo resolvido."
Por: Maisa Carvalho
Site: https://www.coisasdemineira.com/2024/02/a-promessa-do-dragao-elizabeth-lim-resenha-do-livro/