Fabio.Nunes 18/05/2024
O sentido da vida - Contardo Calligaris
Editora: Paidós, 2023.
Sabe aquele livro recém-adquirido que você vai despretensiosamente folhear e quando percebe a leitura está finalizada? Essa foi minha experiência com esse livro.
Já conhecia o autor, um famoso psicanalista, por meio de algumas palestras e de suas colunas na Folha, então já sabia que esse livro não traria uma receita de bolo, propondo, em vez disso, reflexões sobre a vida.
Mas ainda assim a experiência me surpreendeu. Pois o texto me deu a sensação de estar conversando tête-à-tête com o autor. Numa linguagem simples, aberta e honesta, Contardo Calligaris nos brinda com uma ideia fundamental: que o sentido da vida, seja lá qual for, não se encontra na transcendência (fora dela), mas sim na imanência (dentro dela). E que isso exige de nós presença, atenção.
Perpassando conceitos como individualismo, hedonismo, morte, solidão, totalitarismos, gozo e boçalidade (entre outros), somos convidados a ponderar suas provocações ? e que ótimas provocações! ? e repercuti-las dentro de nós.
Uma leitura cativante, bela e que me serviu como excelente bálsamo.
_________________________________________
?(...) no fundo, quando julgamos uma obra de arte, o que julgamos é uma finalidade sem fim, ou seja, uma coisa que não tem outra finalidade fora dela mesma. O que é uma excelente definição de obra de arte, mas que talvez se aplique também às nossas vidas, as quais, quem sabe, não tenham outra finalidade fora delas mesmas.
(...)
A vida é a obra de arte de cada um, a mais importante, a mais valiosa, e talvez também a única. A experiência da vida é uma experiência criativa de uma obra de arte. A vida de cada um de nós é a sua obra de arte.?
--------------------------------------------------------------------
Não importa o caminho que você siga, as ideias em que acredita, desejo que sua vida seja uma bela obra de arte.
_________________________________________
?a questão do sentido da vida é simples: o sentido da vida é a própria vida concreta. A que vivemos e da qual faz parte também morrer.?