evajacksluv 22/10/2024
Quando soube que Maxton Hall era inspirada em um livro, eu imediatamente fiquei louca para ler. Esperei por uns seis meses até finalmente poder ler com uma tradução oficial, até comprei na pré-venda, mas, tenho que dizer... Se não fosse pelo meu apego à série em si, provavelmente minha nota seria menor.
Vou começar pela história do livro, sem comparações. Amei de paixão a Ruby, achei ela uma personagem forte que sabe o que quer e sabe impor limites, independentemente se certas pessoas gostam ou não. Do começo ao fim achei ela muito uniforme nas opiniões e nas ações. Eu queria ler um livro exatamente assim, um clichezinho colegial de garoto rico x garota pobre, e nesse ponto acho que se supera no que prometeu. Eu simplesmente não conseguia parar de ler (tanto que li em, teoricamente, dois dias, o que é praticamente um recorde).
Já sobre o James, não posso dizer o mesmo (ainda mais depois desse final). Muitas decisões que ele tomou sobre a relação da Ruby foi totalmente "vozes da minha cabeça" e, sinceramente, foi meio difícil para eu simpatizar com ele (vendo individualmente, sem lembrar da série). A história em si eu gostei, apesar de alguns pontos que me deixaram meio "? acho que isso não era necessário".
Como disse, foi praticamente impossível eu não comparar o livro com a série, uma vez que assisti primeiro e amei de paixão. Na verdade, depois de ler o livro, adorei ainda mais a série, pois vários pontos, no meu ponto de vista, fazem muito mais sentido.
! spoilers !
A forma como o pai do James, na série, foi retratado, para mim, fez toda a diferença. No livro, não foi mostrado o quanto ele poderia ser cruel, o quanto ele influenciava os filhos e o quanto os ameaçava. Enquanto, quando assisti, queria matar o Mortimer com minhas próprias mãos, lendo eu tava tipo "ah, tanto faz." Fez muito mais sentido o James ter virado um babaca com a Ruby depois de terem sido pegos no flagra pelo pai ter ameaçado acabar com a família dela, do que ele ter simplesmente deduzido isso.
A Cordelia também tendo falas horríveis em relação à Ruby, dando a ideia (já que também mal aparece) de que era podre igual o Mortimer, fez com que a morte dela não parecesse tão dolorosa quanto na série, onde ela era uma mãe que amava e tentava apoiar os filhos, apesar dos pesares. Isso não fica claro no livro.
Acredito que toda a parte em relação à família do James tenha deixado um pouco a desejar no livro, por isso que eu achei que a série conseguiu adaptar muito bem e se superou. Em grande parte das atitudes do James do livro eu só conseguia pensar "você é um merdinha né" enquanto, na série, eu só queria abraçá-lo. Além de que, o final ?????. Acho sim que a Elaine que se aproveitou dele, mas achei meio paia isso ter acontecido ao invés de, sei lá, o James apenas ter sido ríspido com a Ruby.
Enfim, definitivamente não foi o que eu esperava, queria que os personagens fossem ainda mais aprofundados no livro, e não o contrário, mas continuarei a ler a saga, com certeza. Não achei que só existiram pontos negativos no livro, eu amei a maior parte dele, só achei importante ressaltar esses pontos que me deixaram levemente incomodada e que coloquei na balança após terminar a leitura.