Olhar petrificante

Olhar petrificante Natalie Haynes




Resenhas - Olhar petrificante


37 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Manoel.Ramalho 11/11/2024

Boa obra..
Apesar de ser uma boa obra, não foi algo que tenha me prendido e conquistado. Me arrastei um pouco na leitura e não consegui me envolver por ela.
comentários(0)comente



Pamela543 22/10/2024

Toda história tem dois lados
O mito da Medusa contado de forma justa, pelo seu ponto de vista. Aqui vemos que nem sempre os heróis são realmente bons, assim como os monstros nem sempre são monstros, apenas são transformados nisso.

A história é fluída, acompanhamos todos os envolvidos no mito original, mas dessa vez com um olhar mais cuidadoso e que permite que conheçamos quem realmente foi a Medusa, desde seu nascimento até sua morte.

Gostei muito do livro, já conhecia a história da Medusa, mas aqui tive uma visão muito mais aprofundada e sensível. Perdendo ler os outros livros da Natalie Haynes.
comentários(0)comente



Jhonata 07/09/2024

Cultural
Amei a experiência que a leitura me proporcionou. A visão da "vilã" sendo o principal ponto de vista dessa história cheia de sarcasmo que a autora deu foi a chave de tudo. Uma leitura bacana e deliciosa.
comentários(0)comente



Lauanda5 05/09/2024

Um bom livro
A história contada por outro ponto de vista. A narrativa acompanha Medusa durante toda sua existência até sua fatídica morte prematura, e além. Nos mostra que os heróis das histórias, não são assim tão heróis afinal.
Achei uma leitura fluída e confortável, foi um bom passatempo.
comentários(0)comente



Monica481 02/09/2024

Eu tinha uma imagem totalmente diferente de Medusa e dos deuses do Olimpo. Na verdade, eu não conhecia a história dela e minha mente tinha aceitado outra versão. Senti pena dela a maior parte do tempo. Queria outro final ?
comentários(0)comente



K.Castanheda 12/08/2024

A mitologia grega sob a perspectiva das mulheres que são personagens das histórias. Aqui os acontecimentos que formam parte dos mitos e narrativas ganham uma perspectiva feminina, transformando os heróis em personagens secundários destas.
Deusas, monstros e rainhas são as narradoras dos contos, abrindo espaço para uma perspectiva outra.
comentários(0)comente



http.nath 08/08/2024

AMEI!!
Gostei muito da forma como a autora contou a história da Medusa, agregando todo um contexto a partir das histórias de outros personagens e trazendo um novo olhar sobre essa diva injustiçada.

Sinto que é um livro que pode ser lido e entendido por qualquer um, mesmo que não conheça absolutamente nada sobre mitologia grega.
comentários(0)comente



_carolthome 28/07/2024

Muitos personagens e uma linha narrativa um tanto confusa
Preciso começar dizendo que a proposta da autora de contar essa história sob a ótica da Medusa foi uma sacada bem boa. Não muito original, mas muito boa, principalmente porque está claro, ao longo da narrativa, o quanto ela se importa com suas personagens femininas, mesmo que não goste de todas elas (pq algumas são detestáveis mesmo).
Ainda assim, acho que a Medusa merecia mais atenção. Ela foi tratada com um respeito sem igual pela autora, mas senti falta dela diversas vezes, provavelmente por conta da quantidade excessiva de personagens e de pontos de vista.
Além disso, a passagem do tempo me incomodou também, e o ir e vir nem sempre foi muito claro. Também devo dizer que parei essa leitura no meio para ler outra coisa e voltei um tempo depois, então posso ter deixado bastante coisa passar, principalmente nessa questão da linha narrativa.
Não consegui me apegar tanto às personagens quanto eu gostaria, mas senti todos os ódios possíveis. É, no geral, um livro bom, com uma boa ideia, mas com gente demais e um pouco confuso.
comentários(0)comente



Carla 24/06/2024

Uma história antiga de outro ponto de vista
O livro conta a história da Medusa, criatura comumente chamada de monstro, aquela que , apenas com um olhar pode transformar qualquer um em pedra.
A jovem injustiçada, mortal que foi criada por suas irmãs imortais, as górgonas Esteno e Euriale, que era bela e inocente e atraiu a cobiça de Posseidon, que a estuprou dentro do templo de Atena, ofendendo a Deusa, que resolveu punir a vítima, como acontece desde o início dos tempos.
Atena transformou a jovem, seus lindos cabelos viraram serpentes e o seu olhar passou a transformar em pedra qualquer um que a olhasse.
O livro também tem várias outras histórias, de outras mulheres e outros mitos gregos, que se interligam e tem a ver com o desfecho violento que ocorreu com a Medusa.
Temos o conhecido "herói" Perseu, filho de Danae, que é incumbido de trazer a cabeça da górgona para impedir que a mãe tenha que realizar um casamento indesejado. Ocorre que Perseu é também filho de Zeus, que não se interessa mais por Danae , mas também não quer que ela se case. O típico ex tóxico. Então Zeus incumbe Atena e Hermes de ajudarem o Perseu a cumprir a sua missão, já que o mimadinho é um completo incompetente e não tem a menor idéia do que fazer e só sabe reclamar.
Eu gostei da leitura mas achei um pouco confusa, tive que pesquisar várias coisas para compreender melhor, então acho que poderia ter umas notas de rodapé explicando algumas coisas.
comentários(0)comente



Corujinha_de_alga 14/06/2024

A história de Medusa é uma das que mais me doem. E ler esse livro sem sombra de dúvidas me deixou triste e com raiva.
comentários(0)comente



Camaradalopes07 12/06/2024

Um novo olhar, uma perspectiva!
O livro mostra de uma maneira tão encantadora e magnífica o lado da medusa. (moça bonita transformada em uma górgona por culpa de Poseidon e como castigo Atena à transforma ao invés de punir seu tio.) Isso também no sentindo da competição feminina que sempre é imposta perante um sociedade a qual a realidade material e socializada através da educação a qual recebera faz com que a fomentação desse ciclo recrie. E como monstros são criados.(tudo que é diferente é considerado algo ruim, perverso, algoz e monstro. Claro que exista de fato algo ou alguém que realmente é perverso e cruel) Logo, a reflexão a qual deixa é que tudo que for diferente que não atenda as nossas expectativas ou que criamos algo semelhante a nós. Estamos sujeitos a ser odiosos com os desejos projetados ao outro.
comentários(0)comente



Anna Luiza 11/06/2024

A proposta do livro é incrível: recontar a história da Medusa sob uma ótica feminista.
O livro realmente traz uma nova visão sobre a medusa e traz ótimas histórias da figuras femininas muito fortes da mitologia, no entanto, achei que mostraria uma Medusa mais forte e poderosa, mas ela foi mais mostrada como uma vítima.
Em certo ponto, senti que a história buscou focar mais em fazer o Perseu um vilão do que na própria Medusa.
Leitura interessante, mas esperava mais.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Rafael.Tadeu 03/05/2024

Decepcionante.

O livro se propõe a recontar a história de Medusa,por outra perspectiva,mas nao entrega nada,tem várias outras histórias jogadas no meio,que nao engrandecem em nada a história principal.

Aa vzs o livro fala com voce,depois muda a narrativa,parece um monte de mini contos jogados,sem aprofundamento nenhum.

Único ponto positivo é que é curto é cheio de espaço entre os capítulos,e ainda assim demorei pra terminar.
comentários(0)comente



Vania271 26/04/2024

Feminista apenas existindo
Quando vi a recomendação como ?a história da Medusa contada de um ponto de vista feminista? pensei em vários pontos que a autora poderia trazer do feminismo.
Mas a verdade é que ele não ?grita? feminismo, ele apenas é.
Isso o torna um livro cheio de personagens interessantes, com diversas facetas, que transmitem seus pontos de vistas e constroem a história da Medusa.

Amei e super recomendo!
comentários(0)comente



37 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3