Os vulneráveis

Os vulneráveis Sigrid Nunez
Sigrid Nunez
Sigrid Nunez




Resenhas - The Vulnerables


96 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Thaysa 26/05/2024

Os vulneráveis
Uma escritora isolada durante a pandemia, se propõe a cuidar do papagaio de uma amiga e se vê dividindo um apartamento em NY com um jovem problemático. Pedaços de histórias, frases soltas, memórias, muitas referências. Uma boa conversa com toques de humor.
comentários(0)comente



missB 30/06/2024

Consciência Dump
Gostei MUITO. É o tipo de leitura que me prende logo de cara - idiossincrática, um dump de pensamentos rápidos loucamente interconectados com outros, e quando você para pra ver, já se foram 10 páginas. É uma leitura pra gente sensível, crítica, atual, e que lê nas entrelinhas. Não é um romance, não é pra todo mundo. Mas é bom demais. Certamente lerei mais dessa autora!
comentários(0)comente



bia.6 26/06/2024

Eu achei interessante a escrita da autora que é uma mistura de fluxo de consciência e um livro de memórias, gostei também de algumas reflexões levantas por ela (tanto que fiz várias marcações ao longo do livro) mas eu sinto que faltou alguma coisa pra ele realmente me cativar e me prender a ele. O final que ela vai jogando algumas coisas eu fiquei meio ué?. Dei 3 estrelas porque não é um livro que eu tenho vontade de reler ou vou levar pra vida.
pampamcviana 21/07/2024minha estante
Também fiz várias marcações. Este livro me deu vontade de conhecer mais da obra da autora. Mas confesso que este, em específico, eu também não tenho vontade de reler.




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Marcia1979 26/06/2024

Um Livro mediano
Uma Leitura ate que rápida mas muitos devaneios da personagem principal, muitos cortes pra momentos diferentes e achei pouco foco no presente. Terminei de ler pq o livro era curto mesmo
comentários(0)comente



Lucy 21/07/2024

Por que resenhar? Não sei. Se gosto de um livro resenho na esperança que minhas palavras possam ajudar alguém a decidir por aquela leitura. Se não gosto, talvez para extravasar este desgosto. De todo modo não passa da opinião de uma leitora, doxa e não episteme.
Sinceramente não gostei do livro. Achei chato, tirando as 20 ou 30 páginas finais.
comentários(0)comente



Beatriz.Alves 19/06/2024

Os vulneráveis
Livro que nos faz voltar para um tempo que nunca queríamos ter ido.: a pandemia de COVID 19. Aprendemos?
comentários(0)comente



SabrinaB 17/06/2024

Eu particularmente gostei do livro, ele foi escrito de uma forma diferente ao que estou habituada, mas esse talvez foi um dos fatores que me agradou, é como se fosse, como a autora mesmo diz, uma autobiografia disfarçada de ficção, ou uma ficção disfarçada de autobiografia ? basicamente pelo fato dela contar a história do que vivenciou no período da pandemia ao mesmo tempo que relembra alguns acontecimentos e faz diversas reflexões. Acredito que o título os vulneráveis não se refira somente as pessoas durante a pandemia, mas enquanto estamos lendo percebemos o quanto o ser humano é vulnerável além, para outros aspectos, por exemplo, quando perde algum familiar, ou em suas relações familiares, ou até mesmo o próprio Eureca, que como um papagaio de criação precisava de diversos cuidados para se manter bem.
O livro é de fácil leitura, e achei a escrita muito agradável, em muitos momentos me fez rir, em outros parei e refleti, e em muitas ocasiões me fez pensar sobre como foi para mim esse período de pandemia.
Só não gostei tanto da parte que ela faz menções a outros escritores, como citações, porque particularmente não gosto de citações soltas no meio do livro sem relação ao que estou lendo, ou talvez eu não tenha entendido a relação ?
comentários(0)comente



SouDulce 08/06/2024

"Elegia com comédia é a única maneira de expressar como vivemos agora"
Nesse romance ambientado em Nova Iorque praticamente no período de pandemia, Sigrid Nunez escreve sobre uma escritora de idade avançada (pitadas autobiográficas?) relembra instantes, divaga, questiona, pensa no ato da escrita e em escritores e retrata esse período da história recente da humanidade.

Se você for esse romance, lembre desse resumo que fiz aí em cima. Com ele em mente, você será capaz de apreciá-lo. Não há uma história que seja o fio condutor da narrativa (apesar de o livro vender a questão da convivência da escritora com o papagaio e um jovem problemático). É mais um apanhado de vivências, memórias, questionamentos que vai de uma assunto para outra com uma aleatoriedade que pode deixar de cabelo em pé quem quer ordem ou estrutura. O livro não vai te dar isso.

A história contada pelo resumo vendido do livro - do papagaio e do jovem - é apenas uma delas, que, apesar de perfazer um breve maior momento do livro, deixa um gosto de quero mais. E talvez por isso tanta gente tem dado tanta notas baixas, porque a gente queria saber mais sobre Eureca e Ervilhaca.

Agora se você quer entrar na mente de uma pessoa completamente errática, ouvir histórias deliciosas e humoradas e saber um pouco de como foi viver esse período recente da história da humanidade pela perspectiva da personagem, esse livro vai te cativar.
comentários(0)comente



Lilliancs 23/06/2024

Os Vulneráveis
O início é um pouco arrastado e truncado, me incomoda os diálogos estarem em texto corrido, apesar da temática ser extremamente interessante.
A narrativa parece uma conversa entre amigos onde os assuntos se misturam, mudam muito rápido e depois voltam de onde começou.
Em alguns momentos se torna muito confuso, vários assuntos, umas ideias soltas com algumas citações para embasar.
Parece que a autora está em uma grande conversa com ela mesma, onde o fluxo de ideias vem desordenados, são muitas divagações.
Me tirou total da zona de conforto, esse é um ponto muito positivo.
Em alguns momentos parece um livro de citações. Assuntos são introduzidos, mas não são elaborados.
A segunda parte, sem dúvidas, é a melhor, principalmente, quando a autora aborda o processo de escrita e as dificuldades que enfrenta.
?Desenhe um bigode na foto da autora. Você teria gostado mais do livro se ele tivesse sido escrito por um homem??
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



andrealog 16/06/2024

Das esquisitices de cada um
Ainda muita história vem com a pandemia como cenário, esse é um livro de final surpreendente, com um enredo que não é lá muito perfeito mas que revive no leitor os sentimentos de angústia e incerteza dos primeiros meses da pandemia de COVID
comentários(0)comente



SocorroBaptista 18/07/2024

Embora fictício, com memórias portanto inventadas, é um livro de memórias bem interessante, perpassando pelas experiências do isolamento pandêmico e pela conscientização acerca de cuidados por si e pelos outros. Uma boa leitura.
pampamcviana 20/07/2024minha estante
Não chamaria de fictício. Talvez mistura de invenção com a própria realidade da autora, e leves pitadas de acontecimentos de pessoas próximas.




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Barbis 10/07/2024

Parece que a escritora só queria mostrar que leu muita coisa e que tem muitas referências. Ela vai jogando várias citações, referências e informações que a história que foi prometida para nós na sinopse fica esquecida.
Marcelo Costa 28/07/2024minha estante
Sem contar na apatia da personagem principal.




96 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR