nivylarue 17/11/2024
ABSOLUT ART
Se um dia me pedirem pra falar sobre amor, vou falar sobre esse livro.
Após a perda do irmão gêmeo, uma professora se muda de Roma para Xangai, onde passa a ensinar italiano em uma escola de idiomas. Em meio ao torpor do luto e o choque cultural, ela conhece a enigmática Xu, para quem entregará o seu corpo e sua mente até confundir os limites entre prazer e dor, afeto e desprezo, desejo e obsessão. Mas é justamente nessas tensões entre opostos, excitadas pelas luzes e sabores de uma cidade que evoca o melhor e o pior do Oriente e do Ocidente, que ambas vão saciar uma fome que vai muito além daquilo que os dentes podem mastigar.
O livro nos acompanhamos uma professora de Italiano que esta em um país novo (china) sendo atormentada pelo luto, e a depressão e então ela tem um relacionamento com uma aluna dela, que é no mínimo estranha. O livro é todo contado em metáforas e ao longo da história o que muitos definem como uma personagem ?enigmática? eu observo como metáforas para o real sentido do livro, que é falar sobre relacionamento abusivos, e dependência emocionais, entre muitas outras coisas.
Cada capitulo usa uma parte do corpo humano para falar sobre essas metaforas do relacionamento e isso é algo que me deixa muito ??. É um livro que realmente incomoda, ele me lembrou bastante ?Lolita? não pq é um livro que tem o tema parecido, mas sim pq ele é poético e bonito e ao mesmo tempi extremamente desconfortável.
Não é o tipo de livro que eu recomendaria pra qualquer pessoa, principalmente por ele ser tão complexo, e tão cheio de linhas tortas, não são todos que vão entender, mas é sem duvidas um doa livros que fez o ano.