Blue Hunger

Blue Hunger Viola Di Grado




Resenhas - Fome Azul


84 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


nivylarue 17/11/2024

ABSOLUT ART
Se um dia me pedirem pra falar sobre amor, vou falar sobre esse livro.

Após a perda do irmão gêmeo, uma professora se muda de Roma para Xangai, onde passa a ensinar italiano em uma escola de idiomas. Em meio ao torpor do luto e o choque cultural, ela conhece a enigmática Xu, para quem entregará o seu corpo e sua mente até confundir os limites entre prazer e dor, afeto e desprezo, desejo e obsessão. Mas é justamente nessas tensões entre opostos, excitadas pelas luzes e sabores de uma cidade que evoca o melhor e o pior do Oriente e do Ocidente, que ambas vão saciar uma fome que vai muito além daquilo que os dentes podem mastigar.

O livro nos acompanhamos uma professora de Italiano que esta em um país novo (china) sendo atormentada pelo luto, e a depressão e então ela tem um relacionamento com uma aluna dela, que é no mínimo estranha. O livro é todo contado em metáforas e ao longo da história o que muitos definem como uma personagem ?enigmática? eu observo como metáforas para o real sentido do livro, que é falar sobre relacionamento abusivos, e dependência emocionais, entre muitas outras coisas.

Cada capitulo usa uma parte do corpo humano para falar sobre essas metaforas do relacionamento e isso é algo que me deixa muito ??. É um livro que realmente incomoda, ele me lembrou bastante ?Lolita? não pq é um livro que tem o tema parecido, mas sim pq ele é poético e bonito e ao mesmo tempi extremamente desconfortável.

Não é o tipo de livro que eu recomendaria pra qualquer pessoa, principalmente por ele ser tão complexo, e tão cheio de linhas tortas, não são todos que vão entender, mas é sem duvidas um doa livros que fez o ano.
comentários(0)comente



bibi perigosa 15/11/2024

Fiquei obcecada por essa historia
É uma relação toxica? Sim, é poetico? Sim também, tenho tantas coisas pra falar, fala de luto e relação abusiva? sim, mas vai além, uma situação ruim pode ser somente uma situação ruim, mas as vezes nos colocamos em algumas situações por algo mais sombrio que há dentro de nós, que pode existir desde sempre. - "A solidão é uma fome sem nome" como disse a nathalia borges na introdução. Amei a escrita da autora, todas as referência há cultura chinesa, dos deuses á lenda, e até mesmo a propria lingua, e como ela nos apresentou isso totalmente conectado com a historia, senti que vivi em xangai nesses dias, e também me vi na protanogista e como ela é complexada e precisa de terapia, ou seja...Creio que seja por isso que não sabemos o nome dela, porque ela pode ser todos nós que ja passamos por situações semelhantes. Simplesmente amei a leitura, é uma leitura "linear" sem muitos acontecimentos mas é porque é pra ser sobre isso ne, sobre a relação e o declinio psíquico da protagonista, enfim AMEI e já pretendo reler com uma marca texto em mãos.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Duda.Vellop 05/11/2024

Só não foi
A melhor parte do livro é a beleza dele já em relação a história é meio complicado. Existem partes boas sim, partes nas quais fiquei investida na história, mas em grande maioria tudo parecia repetitivo.
A relação entre as duas é interessante e o que mantém a história fluindo é observar essa dinâmica entre as duas.
Pelo menos a conclusão foi boa.
comentários(0)comente



lairah 04/11/2024

Para ler e depois marcar uma sessão de terapia
Poético e, ao mesmo tempo, profundamente incômodo. Não sei dizer exatamente o que tanto me incomodou... Poderia culpar a falta de ação e personalidade da protagonista ou a relação tóxica (e eu estou sendo bastante gentil em nomear assim) que ela tem com Xu, mas sinto que o desconforto vai além disso.

Esse parece ser um daqueles livros que exigem um estado de espírito específico para serem compreendidos e apreciados de forma plena. Talvez haja uma profundidade que só se mostre para aqueles que já estiveram, em algum momento, em uma situação emocional semelhante.

Saindo um pouco da seriedade da resenha para dizer que sinto que a autora estava ruinzinha da cabeça enquanto escrevia, e talvez seja justamente isso que torna Fome Azul uma experiência tão única. Apreciem com moderação e, se possível, façam terapia.
comentários(0)comente



Isadora552 31/10/2024

Fome Azul
Até que ponto devemos deixar de lado o nosso ser para ficar com alguém, e até que ponto devemos aceitar a falta de empenho do outro.
Fome azul deixa claro um relacionamento de duas pessoas completamente carentes, onde cada uma delas tem uma forma de lidar com isso.
comentários(0)comente



Viceh_ 28/10/2024

Fome Azul
Terminei a leitura do livro com várias marcações de passagens que me chamaram a atenção, sinto que me prendi muito a essa história e gostei de como ela foi construída, mas acho também que algumas problemáticas tiraram um pouco do brilho da história, entretanto, é tudo justificável quando se entende um pouco mais sobre como os personagens estão sendo construídos na história. Tantas coisas são boas nesse livro, desde os títulos dos capítulos, até às metáforas e analogias presentes dentro deles, é uma escrita tão boa, muito presente, muito firme e muito tocante. Porém, uma ressalva que eu tenho a fazer é: que relacionamento mais tóxico, meu Deus! Acho que com um pouco de terapia a vida da protagonista mudaria completamente. Ah e tbm sinto que alguns trechos são explícitos e fora da caixinha até por demais e talvez causem um desconforto de leitura não tão proposital. Mas super recomendo essa leitura!
comentários(0)comente



Duane.Avilla 27/10/2024

?Pare de chorar, você fica feia quando chora!?
Parece algo que se diz para uma criança, mas foi dita a uma mulher enlutada, apaixonada e em surto.
Pra mim, contou a história de como o amor e o luto da protagonista corroeu cada parte do seu corpo, tendo um capitulo para cada membro/órgão maculado.
É uma história de um amor numa via de mão única, em que só uma parte servia o amor e a outra, desprezo, contando cada passo de um relacionamento.
É um livro que te tira da zona de conforto, é uma leitura super desconfortável, mas a escrita poética faz com que seja suportável, mas o final foi um tanto quanto intragável.
Não amei o livro, mas a autora tem um dom com palavras e metáforas, temos que admitir.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



sabrina 18/09/2024

Foi legal. a ambientação é bem interessante e a narrativa me cativou desde o começo da história. eu só não vi sentido nesse final.
comentários(0)comente



Biancajml 17/09/2024

BIZARRO é a palavra que descreve essa história?
A história começa com a ida da protagonista para Xangai. Ela que era de Roma e que decidiu se mudar para a Ásia por ser o sonho de seu falecido irmão gêmeo.

Essa protagonista não possui um nome, pelo menos não mencionado na história, o que já demonstra certa falta de identidade. O que é confirmado quando ela conta sobre sua família, sobre seu irmão ser sempre como o sol, radiante e com todos gravitando ao seu redor. Ela sempre foi sua sombra, ela não sabia quem era sem ter o Ruben como seu gêmeo. E com a morte dele, ela se vê ainda mais perdida.

Em Xangai ela leciona italiano, e é quando conhece sua aluna Xu. Uma jovem que demonstra ser extremamente decidida e ao mesmo tempo autoritária e dominadora. Não demora para que a protagonista ?obedeça? a todas as ordens de Xu.

É um relacionamento totalmente tóxico, e a balança nunca está equilibrada entre elas. Uma (Xu) exerce poder completo sobre outra.

Vemos que essa falta de identidade também gera a falta de personalidade. Uma protagonista que é levada para lá e para cá como se fosse um cachorrinho. Que é submissa e aceita o ?amor? deturpado que acredita merecer receber. Na verdade qualquer tipo de atenção é desejada, ela só quer que alguém a veja, que a ame, que se apegue a ela. Mas não é o que acontece. Ela é uma pessoa frágil nas mãos de uma outra que gosta de causar dor. De deixar feridas não só internas, mas na pele.

Acho que Chernobyl é muuuuuuuuuito menos tóxico do que esse ?romance?. Uma personagem que dá lição na protagonista com o silêncio. Ela que ignora por dias e deixa a outra completamente surtada. Cria-se uma dependência emocional de mão única. Até que um limite é ultrapassado.

Então vamos lá, já temos uma protagonista bem sem sal, que projetou sua vida no sonho do irmão falecido. Que não tem personalidade nenhuma. Que não tem amor próprio. Que aceita o que é dado por ser carente. E temos uma personagem que gosta de criar dor e ferimentos, meio cínica e sádica.

Achei a narrativa fluida, porém muito confuso de acompanhar as nuances entre essas duas jovens. Nuances entre o amor e o ódio. Sinceramente não gostei. Não gostei das situações que a protagonista passou e aceitou como algo normal. Não gostei do relacionamento abusivo. E não gostei principalmente do final que ficou em aberto.

Um livro que tinha tudo para ser maravilhoso e que só posso descrever como bizarro. Ótimo para conhecer a cultura chinesa e a cidade de Xangai, mas só.
comentários(0)comente



Anna.Paganini 02/09/2024

Como um relacionamento tóxico pode consumir cada parte de seu corpo...
Fome azul traz uma protagonista sem nome, que auto se atribui o nome de seu falecido gêmeo, que durante seu luto, vai para Shangai realizar o sonho pelo seu irmão. A imersão cultural e linguística, os comparativos com suas próprias vivências anteriores como uma mulher italiana e sua experiência na maior cidade chinesa, tudo são pontos incríveis desse livro!
Entretanto, por se encontrar num momento muito vulnerável, “Ruben” acaba caindo num relacionamento nada saudável com Xu, que irá contaminar cada parte de seu corpo e tornar a leitura algo visceral e desconfortável, de uma forma poética se isso lá é possível.
Não é uma leitura confortável, de forma alguma, e o final faz jus a construção da trama apesar de não ser do meu gosto.
comentários(0)comente



sousasnandas 16/08/2024

?
Achei a vibe bacana, mais não leria de novo não, acho q eu não entendi muita coisa, achei confuso ?
comentários(0)comente



tia maris :) 10/08/2024

Feitas uma pra outra
Que livro TENSO. é terrível ler sobre um relacionamento tóxico onde uma das pessoas está completamente entregada ao caos. mas acho que a autora passou o que ela quis passar e me agradou bastante

(título completamente irônico)
comentários(0)comente



84 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR