Filhas de Esparta

Filhas de Esparta Claire Heywood




Resenhas - Filhas de Esparta


44 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Maria 27/08/2024

As mulheres lutam as guerras dos homens
O conto da queda de Troia e do romance proibido de Helena e Páris é a muito conhecido, porém aqui temos entrelaçado a ele, o de Clitemenestra, irmã de helena que teve uma igualmente trágica historia na mitologia grega.
Aqui encontramos o passados das duas irmãs, como cresceram e como se tornaram as respectivas esposas de seus maridos, e nada eram além disso, mesmo uma delas possuindo a fama de mulher mais bela do mundo. Vemos desde sempre que no jogos de poder dos homens, essas mulheres eram apenas peões, principalmente Helena a quem comumente é associada a culpa pela guerra.
Em tempos assim cada um escolhe como mover as peças de seu tabuleiro, e a imprudência tem um custo muito caro, porque de fato, em uma guerra, qualquer preço é alto demais.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lunara 24/06/2024

A ideia de contar a história sob outra ótica, dando espaço para pensamentos a respeito ?do outro lado da moeda? me convenceu de primeira a ler este livro. E minha expectativa foi 100% atendida, a forma como as protagonistas são desenvolvidas e a sensibilidade que algumas cenas traziam me faziam sentir uma emoção de como se fosse uma história documentada, cheguei a sentir muita raiva de alguns personagens e uma vontade de abraçar e proteger outros. Surreal! Amei muito e recomendo.
comentários(0)comente



Gabms 21/05/2024

Decepcionante..
Esperava que esse livro fosse bem mais interessante do que de fato é. A proposta é dar voz às mulheres mais importantes da história de Troia, visto que era um período cujas mulheres eram amplamente reprimidas.

Não gostei da forma que a autora conduziu essa ideia, achei a narrativa bem fraca e entediante. Entendo que a ideia era transmitir a perspectiva das mulheres dentro do padrão social da época, mas com isso a leitura se tornou MUITO cansativa. Já que é uma obra de ficção, eu esperava que as figuras femininas fossem bem mais empoderadas e interessantes. Na verdade, os povs da Nestra são bem mais interessantes do que os da Helena..

Tem vários pontos relevantes que são apresentados no livro, como o fato da Helena ir contra os padrões da época e rejeitar a "maternidade" como única forma de ser Mulher. No entanto, não gostei do modo que isso foi construído durante a narrativa e não consegui criar nenhuma afeição à personagem.

Concluí a leitura com muita dificuldade, e se tiver continuação não pretendo ler.
comentários(0)comente



melnoliteraverso 11/04/2024

Avaliação: Filhas de Esparta
Avaliação da narrativa:

- O livro me prendeu?: ??????
- Ambientação: ???
- Organização: ?????
- Personagens: ??????
- Desenvolvimento: ????
- Escrita: ?????
- Plot: ?????
- Final: ??????
- Geral: ?????

NOTA FINAL: 4.5
ARREDONDAMENTO FINAL: 4.5
____________________________

- Instagram: @melnoliteraverso
- Tiktok: @melnoliteraverso
- Tumblr: melnoliteraverso.tumblr.com
comentários(0)comente



Luanna134 15/03/2024

Deem a Nestra o que é dela!
Crescemos ouvindo falar da beleza invejável de Helena de Tróia. O quanto os reinos se degladiavam por ela, o quanto ela foi a ascensão e queda de um povo. Mas nesse livro somos apresentados à Klitemnestra, e essa sim, era digna de ser invejada.
Na minha concepção Nestra me lembra Circe, semelhantes na forma que o coração precisou ser lapidado, endurecido para descobrir a verdadeira força interior.
A maternidade, a devoção pelo parceiro, a decepção, os abusos? sentimentos que transformaram-na em uma verdadeira rainha.
Em contrapartida Helena sofre a amargura de ser quem é, bela mas tola. Mas ainda assim, sentimos por ela, pela falsa percepção de mundo que os homens construiriam em forma de véu na vida dessas duas irmãs.
Que leitura espetacular!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



@ruthlunang 07/02/2024

Filhas de Esparta
Eu não sou muito conhecedora de mitologia grega, o que eu sei é graças a Percy Jackson (lamentável, eu sei), mas esse livro me atraiu muito por essa temática. Obviamente eu já tinha escutado sobre a guerra de Tróia, mas esse livro me trouxe informações que eu nem imaginava, como por exemplo, o fato de Helena ter uma irmã. E devo dizer que esse fato foi bem agradável porque o ponto de vista de Klitemnestra no livro é muito mais interessante que o de Helena.

Ainda assim eu consegui me envolver nas duas histórias e gostar bastante delas. De um lado Klitemnestra, que era sempre a obediente e que sempre baixava a cabeça pra todo mundo, o que era esperado de uma mulher na época. Do outro, Helena, que sempre foi elogiada por sua beleza e que em alguns momentos se deixava levar pela vaidade, mas que também sempre foi tratada como um troféu.

Esse livro não narra sobre o destino das duas depois da guerra, mas aí fui pesquisar e as coitadas não foram felizes por muito tempo, o que é uma pena.

PS.: espero que Agamemnon tenha servido de tamborete pros pés fedidos de Hades depois que ele morreu. Que homem horrível!
comentários(0)comente



mikakuamoto 28/10/2023

Resolvi ler esse livro pois gosto muito de mitologia grega e achei interessante entender a história pelo ponto de vista de duas mulheres.

Durante todo o livro senti muita pena, tanto da Nestra quanto da Helena, tudo que elas sofreram durante a vida, mas fiquei feliz pelo final, pois deu a entender que elas finalmente conseguiram ser um pouco mais felizes...
comentários(0)comente



Bia 11/10/2023

Filhas de Esparta
Uma história sobre a famosa Guerra de Tróia, vista pelo ponto de vista da Helena e da Nestra (passei o livro todo e não consegui falar o nome dela, então fica pelo apelido mesmo). A história fala muito sobre o quanto as mulheres eram "meros objetos" e na verdade, pelo que eu vi no livro (não tem como saber como foi na realidade) tudo poderia ter sido evitado se apenas tratassem as mulheres como seres humanos ?????
comentários(0)comente



Cris 05/10/2023

?Apenas mais uma garota varrida pelo mundo.?
?Às vezes devemos ser guiados pelo dever, às vezes pelo que é correto. O truque é saber quando essas coisas são iguais e quando não são.?

"Com lábios silenciosos ela fez uma oração aos deuses. Para que tivesse feito a escolha certa. Para que o futuro fosse mais simples. Para que seus filhos ficassem seguros. Por fim, orou para que sua nova vida fosse abençoada e feliz, tanto quanto qualquer vida poderia ser."

Helena de Tróia, considerada a mais bela do seu tempo, foi descrita pela mitologia como responsável por uma guerra devastadora.
Como princesas de Esparta, ela e sua irmã
Klitemnestra conheceram luxo e fartura na infância, e eram invejadas por todos. Mas pagaram um preço alto e ainda meninas foram separadas e entregues para casamento aos poderosos reis Agamêmnon e seu irmão, Menelau.

No entanto, mesmo como rainhas, a única coisa destinada a elas era dar à luz a um herdeiro e incorporar a natureza recatada que se esperava das mulheres. Porém, quando o peso da negligência, crueldade e ambição de seus maridos se torna pesado demais, elas devem lutar contra as regras da sociedade e, ao fazê-lo, criarão ondas que se espalharão até os dias atuais.

Filhas de Esparta é uma releitura vívida da Guerra de Troia contada pela perspectiva de duas mulheres cujas vozes foram silenciadas por muito tempo.

Agora, elas poderão contar sua própria história.
comentários(0)comente



Hélen Gomes 20/09/2023

Ainda pensativa.
Finalmente consegui terminar ele ontem a noite, não é um livro tão extenso, um pouco mais de 300 páginas. Eu demorei bastante para terminar ele, levou mais de um mês, mas também dado o fato que li outros livros no meio do caminho.
É uma releitura da guerra de Troia, mas com o foco nas vidas de Helena e sua irmã Klitemnestra. O livro traz luz a criação / infância das irmãs e toda a trajetória que levou ao acontecimento da guerra e seu desfecho.
Não é uma leitura fácil, traz os pontos das tradições da época, a submissão das mulheres a seus pais e maridos, mas também a força das mesmas para sobreviverem e lutar por seus filhos e sua vida. Por enquanto é isso, ainda estou digerindo a história em si, para poder formalizar a minha opinião sobre o livro.
Para quem gosta de uma releitura com outros pontos de vista é recomendado, mas se você não curte uma escrita mais formal ele não vai agradar.
comentários(0)comente



Paulinha 17/09/2023

Um novo ângulo
Um história muito conhecida por um novo ângulo, aqui temos a visão de Helena e de klitemnestra sobre a guerra e sobre o mundo em que viviam.
Claro que dá muita raiva ver como as mulheres eram tratadas, sem nenhum propósito além de ter filhos, troféus de guerra, enfim...
Mas é interessante viver e estar com elas, a visão delas do mundo.
Vale a pena a leitura
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



fer486 30/07/2023

Sou obcecada pela Ilíada desde os oito anos e sempre leio versões diferentes dessa história. esse livro é incrível, eu nunca tinha parado para pensar no ponto de vista da Helena nesse conflito. amei conhecer mais da Klitemnestra, ela é uma personagem fascinante. com certeza é uma das minhas melhores leituras do ano até agora
comentários(0)comente



44 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR