sarahmiligramas 02/11/2024
Um dos meus queridinhos
Primeiramente quero expressar meu amor por Giu Domingues, acho que devemos considerar uma pioneira fortíssima para a romantasia nacional de qualidade.
Depois, quero dizer que eu nunca tive nenhum contato com o Fantasma da Ópera, então não sabia o que esperar desse livro, só tinha a sinopse e uma esperança. Posso dizer com toda certeza que essa esperança foi alcançada com perfeição. Não esperei por momento nenhum o plot twist, desconfiei de todos os personagens menos da pessoa que era a Eco de verdade.
Outra coisa que precisa ser dita é que os personagens foram muito bem escritos, digo isso porque você os ama e os odeia, simultaneamente. Claro, há excessões de alguns que só odiamos, mas entendemos o passado do vilão. Mas por exemplo, passei o livro todo amando e odiando a Elena, a Eco, a Theo e a Meg, não conseguia me decidir. Ao mesmo tempo que tinham atitudes que eu teria, via que tomavam decisões burras, acho interessante construir o personagem assim pois traz mais similaridade com o que nós somos, partes que amamos e odiamos de nós mesmos também, o que quero dizer é: você se reconhece nesse livro, para além dos esteriótipos.
No mais, recomendo demais para uma leitura que fuja do convencional e que te tire de uma ressaca literária, válido para qualquer finalidade.