spoiler visualizarZuuz 24/06/2024
Algo que nao esperava
Quando comecei a ler a cancao de ossos, o que eu menos esperava era uma história tao simbria quanyo giu domingues nos apresentou. Admito que ja tinha sifo avisada, mas uma coisa é ser avisada...outra é presenciar.
Nao estive preparada pro livro, mas ele me preparou para ele. Cozinahndo pacientemente até o cúmulo que o final nos leva.
Na primeira parte, acho interessante a estrutura apresentada do conservatorio: um lugar competitivo, faminto por mais prodigios...quase um jogos vorazes! Ainda mais a dinamica que nos é apresentada da principal com suas amigas Margot e cecilia.
E assim, é bem irritante e depressivo ver elena com elas, voce nota como elas sao pessimas e so pioram com o tempo. Ao mesmo tempo que voce quer confiar nelas vc tb n confia. Quando ele acaba, eu tenho quase certaza de que nao confio mais em Margot e desconfio ate mesmo da narradora, uma nada confiavel
A segunda parte me irrita, elena se torna insuportável e muito enigmatica, nao sei nada do que acontece com ela e mesmo vendo e a acompanhando o horror ao seu redor, me é estranho como ela nao é afetada por quase nada daquilo. Ao final dele, eu nao confio mais em elena e nem sei mais onde estou enfiando a cabeça de tantas perguntas.
Na ulrima parte...essa que me pega ds supresa, nada do que eu vi eu esperava. N esperava que eco fosse elena, que eu finalmente fosse ver sua real natureza, que ela nao se vitimaria mais ao ponto de matar sua noiva. É grotesca e horrenda. Ao final, me pego pensando sobre o quao sombrio aquele livro realmente é e como o subestimei.
A relacao de eco com elena é muito parecida com a verdadeira christine e o fantasma: A ambicao, carne e seducao que se esconde nas catacumbas e por baixo de sua longa capa. Mas com elena e eco, o escuro é do tom mais sombrio de preto: Elas sao a mesma, elas sao da mesma carne e pensamento, a sua ambicao em forma que a atrai, machuca e lhe da tudo o que quer. É horrendo, nao há palavras para descrever a relacao delas alem de uma forta ligacao pelo topo da cadeia alimentar que é o conservatorio.
Sobre elena e theodora, voce quer que elas tenham algo, que elena saia daquele buraco e finalmente se coloque em si, tenha uma boa vida a qual (por mais que não mereça ou seja possivel de retribuir) seria o melhor pra ela. Mas elena é muito egoista pra isso, ambiciosa e visceral demais pra deixar seu sonho para trás. Entao é claro que em um eclipse, o sol é consumido pela sombra da lua.
Elena nao é a principal que achei que era: a achava irritante e que resmungava demais, subestimei seu vitimismo. Ela é um leao feroz e visceral, um tigre que espreita ate a hora perfeita para atacar. Ela nao hesitou duas vezes em atacar as pessoas que mais amava para ter o que conseguiria. Ela é seu próprio fantasma e monstro.
Há claro, coisas que eu gostaria que tivessem sido esclarecidas: Como ela conseguiu todos aqueles poderes por conta propria? Onde aprendeu? Queria saber sobre a historia do imperio, o que o fazia tão grandioso. Como ela escapou de pelo menos 6 mortes? Sao coisas que me assustam e acho que por isso mesmo que não sao respondidas, para assustarem.
É um livro muito bom e diferente do que li recentemente, nunca li muitos livros que me imergem na mente dos personagens e acho que este aqui fez com maestria. Giu domingues se superou demais nessa nova obra e posso dizer com certeza que gostaria de ver mais deste seu talento escondido.
Fiquei em duvida que nota dar ao livro, tinha horas que eu queria o largar e simplesmente o jogar, acho que tirou o melhor proveito de mim. No final, vao ser 4,5 ou 5 estrelas, pois essa imersao de personagens é algo que poucos fazem, especialmente com uma tao complexa e com narrativa tao enganosa quanto elena bordula.