As chaminés tocam o céu

As chaminés tocam o céu Jean-Claude Grumberg




Resenhas - As chaminés tocam o céu


13 encontrados | exibindo 1 a 13


Allan255 04/08/2024

O universo dos papéis noeis
Tava enrolando pra fazer a resenha desse livro porque simplesmente não sei o que escrever, a única coisa que posso falar e que definitivamente e um dos livros já lidos por mim, e um livro MUITO louco e você precisa de bastante foco pra não se perder, tentei em audiobook e foi a pior decisão da minha vida, me perdi inteiro e tive que reeler ele normal, não recomendaria esse livro a ninguém só a quem quer ler sobre papais noeis
comentários(0)comente



Guilherme.Oliveira 04/07/2024

O livro é bom.
A leitura foi tranquila, mas acabou se arrastando um pouco.
Eu estava com a expectativa alta por conta da outra obra do autor que li, mas não me conectei a narrativa deste, apesar de não ter sido uma leitura pesada/difícil.
comentários(0)comente



Gecosta 11/10/2024

Mas Papai Noel, quando desceres do céu...
"Minha mãe sempre me dizia: de tanto contar historias de morte, a morte vai acabar te agarrando e te pegando. Parece que a "Indesejada das gentes" escolheu outra tática: agarrar-se àqueles a quem amo, ou pior, aos que me amavam"
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gabriela Motta 17/09/2024

As chaminés tocam o céu
O conto começa de maneira bastante interessante, prendendo a atenção do leitor, mas ao longo da narrativa, acaba se tornando um pouco confuso.
Essa transição não é algo necessariamente negativo, mas gera momentos em que você se pergunta: ?O que está acontecendo aqui??. Apesar dessa complexidade, a leitura continua sendo agradável. Talvez, ao reler o conto em outra ocasião, seja possível captar certos detalhes ou nuances que, à primeira vista, não compreendi.
Acho que eu gostaria mais se tudo continuasse como uma conversa entre a senhora e o papai noel, teria feito mais sentido.
comentários(0)comente



Camila 27/07/2024

O livro começou muito bom, me tocou.
Mas o problema é que depois eu não entendia mais nada do que estava acontecendo kkkkk
Eduarda.Boccio 05/09/2024minha estante
Que bom que não foi só eu kkkkkk




Samyra33 18/06/2024

"Continue, continue, eu lhe peço encarecidamente! Coragem, coragem! Coragem vale mais que força e que raiva."

Livro com começo singelo, mas que trás todas as emoções em poucas páginas, em uma escrita simples, livre e sincera.
comentários(0)comente



Danilo Barbosa Escritor 22/07/2024

Uma senhora sozinha em casa, em plena noite de Natal, tem um encontro inusitado com o Papai Noel. Uma voz em meio à pandemia relembra e celebra seus vivos e seus mortos. Um escritor, perdido em relatos e histórias, à procura de escrever o final de sua novela…
Histórias que parecem aleatórias, mas que juntas, de forma leve e poética, revelam aos olhos do leitor o peso da idade, memória e solidão, no esperado “As chaminés tocam o céu – Um conto para crianças velhas”, escrita pelo autor de “A mercadoria mais preciosa”, Jean-Claude Grumberg.
Utilizando de uma escrita poética para tratar da seriedade do comportamento humano, o autor faz uma miríade de fatos e vozes que podem parecer aleatórios em um primeiro momento, mas aos poucos se encaixam, ganham força e se transformam em algo inesquecível, capaz de unir a criança que fomos e o idoso que um dia pretendemos ser. Expõe a vida através do lirismo, não de forma simples, mas com o peso do pensar nas entrelinhas, nos dando o impulso necessário para rever nossas vulnerabilidades e anseios diante da brevidade do existir, sem esquecer, nem por um instante, a importância dos reais afetos.

comentários(0)comente



Vanessa647 02/10/2024

Um conto meio complexo
Eu amei o livro anterior que li do Jean-Claude Grumberg, o A mercadoria mais preciosa, e quando vi esse conto achei que seria uma excelente leitura. Olha, não foi perfeita, mas foi agradável.
Entendo a alegoria, entendi a ligação com holocausto e com a covid, mas eu não foi um livro fácil. A proposta é feita de um modo mais lateral, começando em uma conversa entre uma idosa (que tentava sair pela janela) e o Papai Noel (que tentava entrar pela janela).
Li duas vezes, acho que precisava de mais umas passadas pelo livro para entender todas as camadas, e não sei se encararia de novo.

Livro 37/2024
Nota 3/5

#aschaminéstocamocéu
#jean-claudegrumberg
#todavia
#conto
#alegoria
comentários(0)comente



Icaro 09/07/2024

O autor sempre surpreende com histórias curtas mas densas. Segundo livro dele que leio e gosto bastante.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Valéria 25/07/2024

(...) me dizia: de tanto contar histórias de morte, a morte vai acabar te agarrando e pegando. Parece que a "Indesejada das gentes" escolheu outra tatica: agarrar-se àqueles a quem amo, ou pior, aos que me amavam."

É um conto suave para crianças velhas, que brinca com os recursos de linguagem, metonímias, metáforas, sinestesias...e nos leva da infância ao fim em poucas linhas.
comentários(0)comente



Deborah.Priscila 27/08/2024

Profundo
Livro que li com minha mãe, que livro intenso, profundo, real, trata o luto em tantos âmbitos e são assuntos que precisam ser falados e sentidos.
comentários(0)comente



13 encontrados | exibindo 1 a 13


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR