Milo1 17/11/2024A neófitaCreio que este seja o livro mais desafiador que eu tenha lido este ano, não pela prosa ou pelo enredo, mas por apresentar questões desconfortáveis na leitura e me deixar com poucas formas de lidar com elas.
Sim, a personagem tem 56 anos e parece mais "jovem" fisicamente do que realmente é. O que a sinopse falha em avisar é que ela aparenta ter dez anos e logo nos primeiros capítulos se relaciona intimamente com um homem humano adulto.
Um tema que sempre é explorado na ficção de Octavia Butler é a raça e em neófita não poderia ser diferente. Colocar uma "menina" negra em uma posição de poder e liderança foi uma decisão proposital e deliberada, faz com que tenhamos uma perspectiva completamente diferente da que temos normalmente.
Outro tema que a autora, constantemente, aborda é a importância da comunidade. A relação simbiótica entre a protagonista e seus humanos é importantíssima na trama.
Agora, acho que a história é original e critiva? Não.
Todo arco sobre amnésia é extremamente derivativo, boa parte da mitologia do universo aparece como infodump e a forma com que a autora lida com a protagonista ser uma criança é... falha.
Eu não acho que seja um livro ruim, mas entendo o motivo da editora não ter feito um grande alarde sobre este lançamento e considero a decisão de não informarem o leitor que a protagonista é uma criança um tiro no pé.