A cartomante

A cartomante Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - A Cartomante


897 encontrados | exibindo 421 a 436
29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 |


Oliveira208 26/05/2024

Indicação de amiga.
Literatura clássica nunca é desperdício de tempo, você pode até não gostar do final, mas não pode negar que todo o conto é envolvente.
comentários(0)comente



Alexia.Kaanda 11/04/2023

Há mais coisas entre o céu e a terra do que se pode imaginar
É com essa citação de Shakespeare que o livro se inicia e ao lê-lo podemos dizer que essa obra tem mais conclusões entre o céu e a terra do que podemos imaginar.
Escutamos e recebemos conselhos só sobre aquilo que queremos ouvir, sobre o que vai de acordo com o que estamos pensando?
Ao ouvirmos só aquilo que queremos ouvir isso nós cega pra o que verdadeiramente está acontecendo ao redor?
Machado nos prende do início ao fim para querer saber como termina a história, mas vale a pena ler com calma e reler para destrinchar as críticas mais a fundo e até comparar com os dias atuais.
comentários(0)comente



emyberaldo 28/05/2024

Fiquei confusa em algumas partes mas só por esse final já merece as 4 estrelas, juro q não esperava de jeito nenhum.
comentários(0)comente



Lara 05/04/2023

Machado sendo Machado. Impressionante como em pouquíssimas páginas ele consegue construir passado e presente, com a complexidade das relações humanas envolvidas. A narrativa vai levando a gente, com a aparição tímida do narrador que conversa com o leitor (essa forma de narração que atinge seu ápice em memórias póstumas...), a descobrir os pormenores de um triângulo amoroso. Pouco a pouco revelado e rapidamente terminado, mas não sem antes mostrar como nós humanos brincamos com a nossa própria realidade, acreditando naquilo que nós convém acreditar. Em poucas páginas vemos o ceticismo dar espaço a uma fé cega na palavra da cartomante. Mas, uma vez que as personagens já tinham superado sua moral e sentimentos de lealdade, não falta mais que um passo para superar a sua racionalidade. O final é gráfico e resulta das pequenas casualidades da vida que Machado sabe tão bem trabalhar. Curto, direto e muito bem escrito, como era de se esperar..
comentários(0)comente



Glenda 05/04/2018

A CARTOMANTE
A cena primordial para o prolongamento do enredo é uma sexta-feira de novembro de 1869. Em uma conversa com Rita, Camilo a pede para deixar de acreditar nas afirmações da cartomante. O nome dessa personagem não é revelado no livro, caracterizando, assim, a típica forma machadiana de escrever. A mulher era misteriosa e cheia de falsas predições. Dizia sempre o que os outros queriam ouvir. Era, portanto, uma mestra em mentir descaradamente. A cartomante servirá para enganar as personagens principais.
Camilo era amigo de longa data de Vilela. Este, então, casa-se com Rita que constrói uma relação mais íntima com o rapaz. A razão principal para o adultério entre eles é a morte da mãe de Camilo. Camilo, moço inocente, tenta negar os seus desejos, mas cai facilmente aos gracejos da mulher. Até então, o menino recebe uma carta anônima a qual deixa claro que os amantes estavam prestes a serem descobertos. Camilo foge de Rita, evitando-a. Preocupada, a mulher pede ajuda a cartomante, temendo que o seu amado não a deseje mais.
O jovem Camilo recebe uma carta de seu amigo Vilela. Este pede para que ele apressasse em encontrá-lo na sua residência. Temendo o pior, Camilo decide consultar-se com a cartomante. Ela o engana, assim como fez com Rita e a tantos outros. Garante a ele que o seu futuro era de amor pleno. Quando chega à casa de Vilela, ele está irreconhecível. Camilo percebe o corpo caído da amante, Rita. Sem reação, o jovem é morto pelo próprio amigo com um tiro à queima roupa. Vilela já o esperava para vingar a sua traição.

--

Ao meu ver, o conto A Cartomante é um conto muito pesado. Retrata temas como a falsidade, tanto de Rita para com seu marido, como de Vilela que era amigo de Camilo, e mesmo assim, ousou ter relações com a mulher do amigo. Retrata também mentiras, como a participação da Cartomante que ao invés de falar a verdade, preferia falar o que as pessoas queriam ouvir, não trabalhava com a verdade, mentia descaradamente. Ou seja, é um conto que envolve coisas pesadas, farsas, mas não deixa de ser bom.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Steph794 25/07/2024minha estante
Eu nesse momento sendo obrigado a ler por causa da escola tbm ?




Loloh 01/09/2022

Outro que a escola obrigou...
Eu pensei que seria aqueles livros clássicos chatos pra cassete mais não.
E o segundo livro do Machado de Assis que leio e gosto mundo da história e enredo, oque eu realmente detesto e que é muito difícil ler com essa linguagem antiga, eu me perco muito e me distraio rápido demais.
Mais entretudo, eu gostei de verdade
comentários(0)comente



Nathy 02/04/2023

Oportunidade
A interpretação das informações à nossa disposição, nos leva a vários tipos de conclusões. Com as deixas corretas, a cartomante neste conto, conclui exatamente o que se espera de suas conclusões. E os ouvintes recebem o que esperam receber, sem saber que a mensagem recebida, eles mesmos a entregaram.
comentários(0)comente



Rodrigo.Cruz 23/02/2018

A cartomante Série- 2J Aluno- Rodrigo cruz
A cartomante e um conto criado por Machado de Assis, onde nos mostra um triângulo amoroso entre Camilo, Rita, Vilela Camilo e Vilela eram amigos desde a infância, então eles cresceram e seguiram profissões diferentes Camilo entrou para a área de funcionalismo até sua querida mãe lhe arrumar um emprego na área pública, entretanto Vilela se formou em magistrado então os dois amigos se separaram onde seguiu sua vida longe de Camilo , casou-se com uma mulher chamada Rita e então decidiu voltar pra cidade onde Camilo estava esperando por ele , abandonandosua carreira e levando Rita com ele os três convivia muito então rolou uma intimidade entre eles , nada de mais até Camilo sofrer uma grande perda sua mãe faleceu , Vilela por ser seu grande amigo ajudou ele com o enterro enquanto Rita o ajudava a cuidar do seu coração. Apartir daí se envolveram cada vez mais , ela como toda garota apaixonada tinha uma coisa em mente de que ele a esquecesse , com isso ela decidiu Consultar uma cartomante , e Rita acabou acreditando na cartomante, então Rita foi correndo contar a Camilo o que havia acontecido. Camilo não acreditou na cartomante repreendeu dizendo que era imprudência já que Vilela poderia descobrir e que se ela tivesse algum receio deveria procurá-lo e não a uma cartomante, no aniversário de Camilo ele recebeu um presente de seu amigo e de Rita um bilhete com palavras vulgar ontem continha, vexame ,sustos , remorsos e desejos. Camilo queria fujir mas a confiança de Vilela era mesma. Até que um dia Camilo recebeu uma carta anônima dizendo que sua aventura era mais um segredo. Ele com medo se afastou de Rita e de vilela, não queria que o anonimato contasse a seu amigo Rita concordou , um tempo se passou e Vilela ficou desconfiado e mandou um recado dizendo pra ele ir pra casa encontrá-lo. Camilo não sabia oque fazer pois estava com muito medo de que seu amigo tivesse descobrido tudo entre ele e Rita mais Camilo foi e no meio do caminho se deparou com a casa da cartomante mais ele ficou com receio se deveria entrar porque ele não acreditava mais ele estava com tanto medo que ele decidiu entrar ele precisava saber oque ele iria enfrentar. A cartomante disse pra ele não tivesse medo que nada ia acontecer a ele e nem a ela e que o terceiro ignorava tudo oque acontecera, falou do amor deles e da beleza de rita. Quando a cartomante acabou Camilo perguntou quanto ele a devia ela respondeu de acordo com a sua gratidão. Pois bem sua gratidão era tanta que ele pagou e foi correndo encontrar Vilela , chegando em Vilela foi logo abrindo a porta, Vilela fez um gesto pra Camilo entrar e fazendo um grito de temor lhe ocorreu sua dama Rita estava morta. Vilela o pegou pela gola e com dois tiro o matou.

Machado nos mostra que uma paixão é capaz de passar por cima de uma amizade que o amor pode ser transformado em fúria
Grace 01/03/2018minha estante
OK




Marcelo Duarte 09/06/2024

Curto e dramático! Gostei da tensão que a história passa. O plot twist é sensacional. É um livrinho curto mas que transmite muita coisa.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Danilo 13/05/2020

Conto gostosinho de ler, amo Machado de Assis e recomendo demais!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Bia 19/06/2020

Machado de Assis, vai com calma aí. Não estava preparada para esse final, não.
comentários(0)comente



Daniela Amb 22/04/2020

Camilo, Vilela e Rita
Mais um triângulo amoroso de Machado de Assis. Dois amigos de infância e uma mulher: Rita.
comentários(0)comente



897 encontrados | exibindo 421 a 436
29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR