A cartomante

A cartomante Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - A Cartomante


897 encontrados | exibindo 616 a 631
42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 |


Ludimila.Hatzinikolaou 28/02/2018

A Cartomante
A Cartomante é uma obra do escritor Machado de Assis, na qual aborda temas como: traição,amor e vingança. A história se inicia quando Vilela após casar-se com Rita, volta a sua província e reencontra seu amigo de infância Camilo.Com a morte da mãe de Camilo, a amizade dos dois se fortalece cada vez mais. Vilela ajudou o amigo com o enterro da mãe, já sua esposa, Rita, o confortou.Com o passar do tempo, surgiu um romance escondido entre Rita e Camilo, e o jovem passou a receber cartas anônimas alegando que já tinham conhecimento do seu relacionamento, ele resolveu evitar ir a casa do amigo.Preocupada, Rita decide fazer uma visita a uma cartomante.Dias se passam e as cartas continuam, até que Camilo recebe uma nova carta, dessa vez, seu amigo Vilela o convida a ir a casa do casal. Chegando lá, Vilela estava muito nervoso e fez um gesto para que ele entrasse, Camilo entrou e viu sua amada Rita morta, Vilela em um surto de raiva vingou-se e com dois tiros o matou.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Recomendo uma releitura do texto para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.




Lais.Prata 28/02/2018

Diferente do primeiro conto achei esse mais interessante e de fácil entendimento, que descreve uma história de um triângulo amoroso entre Camilo, Rita e Viela. O conto parece até uma história de novela, por tratar de traição, morte e mentiras.
E o final, apesar sido trágico me fez perceber que tudo o que você faz tem uma consequência.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Que bom que gostou! Machado cursou apenas o primário em uma escola pública, mas conseguiu alçar um lugar de grande reconhecimento na Literatura Brasileira. Além do seu autodidatismo, é perceptível a paixão do escritor pela leitura. Ao iniciar o conto A cartomante ele cita William Shakespeare !há mais coisas no céu e na terra, do que sonha a nossa vã filosofia" demonstrando como a leitura é importante para a construção intelectual e acadêmica. Que sigamos seu exemplo e mergulhemos nas leituras dos contos machadianos.





Léo.Castro 2J 28/02/2018

A cartomante
A cartomante é um conto escrito por Machado de Assis, que tem 3 personagens protagonistas (Rita, Camilo e Vilela). Rita é casada com Vilela e tem Camilo como seu amante sendo que eles dois são melhores amigos. Camilo tinha passado um bom tempo afastado e voltou a morar na mesma cidade que o seu melhor amigo e acaba conhecendo Rita, ela dá em cima dele mas de princípio ele nega, porém não resistiu a tentação e com o tempo foi se apaixonando por ela então ele decidiu se afastar pois Vilela ainda era o seu melhor amigo.
Depois de um tempo Vilela chama Camilo pra ir lá na casa deles pois ele nunca mais tinha ido, Camilo ficou com medo de ele ter descoberto e no caminho passou por uma cartomante e lá parou, a mesma lhe falou que ele poderia ficar tranquilo e ser feliz pois tudo daria certo então ele deixou um bom dinheiro e foi para o encontro, chegando lá se deparou com Rita morta pelo marido e acabou sendo morto pela traição
Grace 01/03/2018minha estante
ok




spoiler visualizar
Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante
A Cartomante é mesmo surpreendente!!




Samuel.Araujo 01/03/2018

2C
Eu não gostei, não fui muito com a cara do conto, por não gostar da jogada de cintura que gira o conto que seria o adultério.
Obs: cada um tem seu gosto.
comentários(0)comente



Madu.Borba 01/03/2018

Maria Eduarda santos 2C
O romance " a cartomante" de Machado de Assis, conta uma história onde a mulher italiana se diz cartomante e engana os personagens principais que fazem parte de um triângulo amoroso.Ao decorrer da história, Camilo recebe uma carta anônima onde descobre que um segredo em que esta envolvido virá a ser desmascarado.
E uma história que te prende pois mostra o cotidiano falando como os personagens se comportam ao mesmo tempo com fácil leitura
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Quando lemos histórias tão humanas, com a presença de sentimentos tão universais muitas vezes a identificação é imediata, afinal traição, mentiras, vilania, ingenuidade são atitudes e sentimentos atemporais.




Joseane da Hora 01/03/2018

Todos deveriam ler!
O conto traz uma visão clara e pessimista da vida. Machado de Assis faz uma análise psicológica das contradições humanas na criação de personagens imprevisíveis, brincando com a ingenuidade e malícia. É uma crítica engraçada e irônica das situações do ser humano, do convívio dos personagens e seus padrões de comportamento. Achei extremante interessante.
Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante
O conto "A cartomante" é considerado por críticos literários como um dos melhores contos machadianos. Vemos um texto atemporal, inspirado nas ações da sociedade que buscava criticar e desmascarar determinadas atitudes.




Larissa.Cruz 01/03/2018

O conto a Cartomante retrata um pouco do que vivemos hoje em dia , pessoas mentirosas que a que acaba atrapalhando a vida de muitas pessoas com mentiras e traições e tendo uma grande confusão , e isso e oque o livro retrata um triangulo amoroso entre Villela que era casado cm Rita que tinha seu amante Camillo , que ao perceber que irão ser descobertos por sua traição , pede conselhos a uma cartomante que os engana , dando falsas esperanças ao seu adultério , falando que no futuro os dois irão ser muito felizes juntos , e claramente os dois acreditam , porem essa traição de Rita logo e descoberto por seu marido que os mata , fica a lição que por uma mentira pode destruir tudo .
Machado de Assis sempre nos contos dele deixa algo divertido que acaba que os seus leitores se interesse muito por uma obra que ler outros e outros do autor .
A obra foi escrita em 1884 , que rendeu muitas criticas pelo que ocorre um adultério entre uma mulher casada com um homem solteiro , esse conto foi bom pois ele abordou também um tabu que tinha que ser quebrado , pois o homem casado cometer uma traição com uma mulher solteira , mais a mulher casada não pode cometer um adultério com um homem solteiro .
Ana Paula Paim 08/04/2018minha estante
Machado refletia seu tempo e o pessimismo é uma marca indelével de seus textos. Descrença na humanidade.





spoiler visualizar
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Excelente análise! O conto é um dos meus favoritos, realmente a linguagem é uma característica de Machado, ele tem um apurado cuidado com a palavra, por isso, muitas vezes sentimos um certo obstáculo, uma certa dificuldade. Porém, com o passar das leituras essa dificuldade será ultrapassada. Vale muito a pena ler Machado e ser mobilizado a considerar que nossas verdades e julgamentos não são irrevogáveis e definitivos, afinal tudo tem dois lados.




spoiler visualizar
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante

A Cartomante é mesmo surpreendente!!




Renata lavine 2A 02/03/2018

A cartomante
Um conto brilhante e confuso de Machado de assis que revela e mostra a realidade de muitos romances hoje em dia.
A história inicia com dois grandes amigos Camilo e viela que acaba em rumos diferentes. com o passar do tempo Viela casasse com Rita e resolve voltar para sua cidade antiga onde reencontra o Camilo e volta a serem grandes amigos, ao decorrer da história fatos acontecem fazendo assim que Rita e Camilo criem o romance proibido mas com o final não muito bom, machado de Assis mostra em seu conto que muitas vezes o romance passa por cima de grandes amizades.
comentários(0)comente



Icaro.Daniel 02/03/2018

Icaro Daniel 2J
A CARTOMANTE é a historia de Vilela, Camilo e Rita envolvidos em um triângulo amoroso. Rita é esposa de Vilela e vive um caso com Camilo, um amigo de infância do marido. A história começa com um diálogo entre Rita e Camilo, em novembro de 1869. Rita, uma mulher insegura e sonhadora, crê que uma cartomante recentemente consultada pode resolver os problemas e as angústias do casal (já que o que ela disse se assemelha muito com a realidade) e Camilo se nega a acreditar na cartomante e desaconselha Rita a acreditar e procurar essa mulher. Neste conto, a cartomante está caracterizada como uma charlatã, destas que falam tudo o que serve para qualquer pessoa, e assim ludibria os personagens principais. Já no fim do conto, quando estão prestes a serem desmascarados por Vilela, Camilo decide num momento de desespero procurar a cartomante, que o ilude com falsas promessas de felicidade, usando frases de efeito e metáforas a fim de parecer sábia. E assim se dá a sequência ao final trágico da história. Machado de Assis faz uma crítica a sociedade, com uma visão objetiva e pessimista da vida, e mostrando as contradições humanas através de seus personagens, ele nos envolve e surpreende. Machado de Assis é sempre uma leitura recomendada!
Grace 20/03/2018minha estante
ok




tsumi 02/03/2018

Breno 2J
A cartomante é uma historia de Vilela, Camilo e Rita envolvidos em um triângulo amoroso. Camilo riu de Rita, tentou deixar claro que ele a queria, e que em caso de dúvidas procurasse a ele mesmo, também pelo risco de Vilela (marido de Rita) descobrir tudo. Rita era uma mulher insegura, sonhadora, que acreditava nas cartomantes, já Camilo dizia que era uma grande bobagem.Mãe de Camilo morreu,e Rita e Vilela demonstrou ser grandes amigos, Vilela cuido da parte do velório,já Rita, cuidou da parte emocional.. e assim vai surgindo um lindo amor... no fim Vilela descobre tudo,mata Rita e Camilo. Bom é uma história muito boa pra se ler... gostei bastante desse Conto!
Grace 20/03/2018minha estante
ok




spoiler visualizar
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Machado cursou apenas o primário em uma escola pública, mas conseguiu alçar um lugar de grande reconhecimento na Literatura Brasileira. Além do seu autodidatismo, é perceptível a paixão do escritor pela leitura. Ao iniciar o conto A cartomante ele cita William Shakespeare ?há mais coisas no céu e na terra, do que sonha a nossa vã filosofia? demonstrando como a leitura é importante para a construção intelectual e acadêmica.




Gabriel.Braz 02/03/2018

Gabriel Braz 2J
A Cartomante O autor da obra, Joaquim Maria Machado de Assis, é considerado o maior nome da literatura brasileira. A história se passa no ano de 1869, onde Camilo reencontra seu amigo de infância, Vilela, que voltou da Província onde havia se casado com uma bela moça chamada rita. Este havia abandonado a magistratura e veio abrir banca de advogado. Camilo foi receptivo e arranjou uma casa para que o casal ficasse e desde então os três se uniram e a convivência trouxe intimidade. Pouco tempo depois do reencontro a mãe de Camilo faleceu e o casal foi muito importante para reerguer rapaz. Enquanto Vilela ficou a par dos assuntos mais técnicos, como enterro e inventário, Rita ficou especialmente por tratar de seu coração. Camilo e Rita tinham muito em comum. Além de representar um ombro amigo ele se sentia bem na presença dela. Gostavam dos mesmos livros, iam juntos a tetros e passeios entre outras coisas. Foi quase inexplicável como aconteceu, mas os dois acabaram se envolvendo em um romance perigoso.
Camilo tentou não se envolver mas Rita foi envolvendo e se aproximando de forma que ele não conseguiu resistir. Houve um dia que Camilo recebeu uma carta que dizia que todos sabiam o que estava acontecendo o que o deixou com muito medo e fez com que parasse de visitar Vilela e Rita.
comentários(0)comente



897 encontrados | exibindo 616 a 631
42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR