A cartomante

A cartomante Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - A Cartomante


897 encontrados | exibindo 631 a 646
43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 |


Shelton 02/03/2018

Resenha do livro
O conto o cartomante para mim é obra que deixa uma tensão no ar ainda mais com um final trágico como aquele, e na minha concepção Machado de Assis deixa uma critica a sociedade com uma visão mais prática.
Ana Paula Paim 08/04/2018minha estante
Machado refletia seu tempo e o pessimismo é uma marca indelével de seus textos. Descrença na humanidade.





spoiler visualizar
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Um final trágico e surpreendente (pelo menos para mim...). O pessimismo está presente no conto e faz parte do contexto sócio -histórico da obra, dando uma coloração de desesperança e desencanto com a humanidade. Sinto pela decepção, mas esse é um tipo de texto que deve ser visitado e lido sempre para descobrimos novas nuances. Abraços




Elias 03/03/2018

Um bom livro
Eu sinceramente não achei legal do livro por só falar em traição do amor, brigas com o amigo e e e morte de colegas. E essa traição acaba em tristeza .
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Quando lemos histórias tão humanas, com a presença de sentimentos tão universais muitas vezes a identificação é imediata, afinal traição, mentiras, vilania, ingenuidade são atitudes e sentimentos atemporais




Lucca 03/03/2018

A cartomante e o padrão do comportamento humano
A cartomante é um conto com uma boa análise de como funciona o ser humano. Camilo, amigo de infância de Vilela, acaba por ter um caso com a mulher do próprio, atraído por sua beleza. assim como um inseto sendo atraído para uma planta carnívora, Rita por sua vez, acaba caindo em tentação e os dois vivem esse segredo. O livro mostra como o ser humano lida com o desespero, Camilo se vê na casa da cartomante, da qual tanto desprezava, apenas para se confortar com a sua resposta, para que no final, acabe enganado e ele e sua parceira mortos.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Machado cursou apenas o primário em uma escola pública, mas conseguiu alçar um lugar de grande reconhecimento na Literatura Brasileira. Além do seu autodidatismo, é perceptível a paixão do escritor pela leitura. Ao iniciar o conto A cartomante ele cita William Shakespeare "há mais coisas no céu e na terra, do que sonha a nossa vã filosofia" demonstrando como a leitura é importante para a construção intelectual e acadêmica.




Samire Moreira 03/03/2018

Cartomante
O conto Cartomante , de Machado de Assis , mostra a visão objetiva e pessimista da vida , do mundo e das pessoas . O autor faz uma análise psicológica das contradições humanas na criação dos personagens imprevisíveis , jogando com insinuações em que se mistura a ingenuidade e malícia.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Machado refletia seu tempo e o pessimismo é uma marca indelével de seus textos. Descrença na humanidade.




Gutiérrez 2°C 03/03/2018

A cartomante
Achei o conto muito interessante e emocionante e com uma linguagem mais fácil do q o outro.
O conto descreve um triângulo amoroso que envolve traições,mortes e mentiras gostei muito nota 10
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante

Tanto na vida quanto nos livros, a verdade está sempre nas entrelinhas.




Fran Moraes 03/03/2018

Pessimismo da vida
A Cartomante possui nome não revelado, é misteriosa e caracterizada por falsas profecias. Sua função é enganar e manipular os personagens principais.
Literalmente focado ao pessimismo da vida, destacado pelo fim catastrófico dos personagens Camilo e Rita.
Remete a um conto envolvente, que brinca com a malícia e a ingenuidade.
Aborda também uma crítica aos padrões de comportamento e situações humanas.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Machado de Assis sabe falar da existência humana como poucos.

Muito bem! Quando lemos histórias tão humanas, com a presença de sentimentos tão universais muitas vezes a identificação é imediata, afinal traição, mentiras, vilania, ingenuidade são atitudes e sentimentos atemporais.




Ageu.Gomes 03/03/2018

Resenha
É um livro que de fato intrigas muitas pessoas pelo triângulo amoroso e como essa história se desenvolve e como acaba terminando.
A mim não me agradou muito, não posso dizer que não é interessante porque é sim, na verdade ler ''Machado'' é sempre interessante.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Recomendo uma nova leitura para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.




Ana Beatriz 2G 03/03/2018

Cartomante
A cartomante é um conto interessante, me surpreendeu demais, por se tratar de algo que se encontra presente na realidade humana desde muito tempo.
comentários(0)comente



vini 04/03/2018

destino
o que eu entendi do livro que não devemos confiar sempre em atitudes humanas , pois nos somos totalmente imprevisíveis,achei bem interessante a mensagem que ele quis nos transmitir.
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Recomendo uma releitura do texto para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.




Caldinhas 04/03/2018

Resenha
O conto A Cartomante é um conto bastante interessante , pois conta a história de um triangulo amoroso e uma cartomante , gostei muito do objetivo do livro pois mostra que não devemos acreditar em tudo , e mostra que o melhor conselho é a sua intuição , pois Camilo tinha pressentido que algo estava errado na carta de Vilela para que ele fosse visitar a sua casa , recomendo !
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Muito bem recomendado! A Cartomante é mesmo surpreendente! Amo a passagem: "Não tardou que o sapato se acomodasse ao pé, e aí foram ambos, estrada fora, braços dados, pisando folgadamente por cima de ervas e pedregulhos..."




spoiler visualizar
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Machado cursou apenas o primário em uma escola pública, mas conseguiu alçar um lugar de grande reconhecimento na Literatura Brasileira. Além do seu autodidatismo, é perceptível a paixão do escritor pela leitura. Ao iniciar o conto A cartomante ele cita William Shakespeare: "há mais coisas no céu e na terra, do que sonha a nossa vã filosofia", demonstrando como a leitura é importante para a construção intelectual e acadêmica. Que sigamos seu exemplo e mergulhemos nas leituras dos contos machadianos.




Patrick.Cesar 04/03/2018

A cartomante
A cartomante tem como principais personagens Rita, Camilo e Vilela. Rita e Vilela são casados, e Rita e Camilo são amantes, mas, Camilo e Vilela são melhores amigos e se conheciam a muito tempo.Eles estavam afastados por morarem distantes, mas, um dia eles se reencontram e começam a morar na mesma cidade novamente. Quando eles se reencontram Vilela já está casado com Rita e Camilo então conhece ela.Ao passar do tempo, Rita começa a dar em cima de Camilo, mas, por ele ser muito amigo de Vilela ele até tenta reprimir mas acaba se tornando amante de Rita.Depois daí eles começam a se encontrar escondidos, mas, acabam levantando suspeitas e então Camilo decide se afastar. Com esse afastamento Vilela fica tentando saber o motivo do afastamento e então decide convidar Camilo para sua casa. Quando Camilo estava indo para casa de Vilela ele encontra uma casa de uma cartomante e decide fazer uma consulta apesar de não acreditar. Quando ele faz essa consulta, ela diz que ele pode ficar despreocupado e pode continuar que nada iria acontecer. Após a consulta ele vai mais alegre e despreocupado para a casa de Vilela, mas, quando chega lá ele encontra Rita morta e quando ele ver aquilo ele vira para o vilela e o vilela mata ele.
Grace 20/03/2018minha estante
ok




Beatriz 04/03/2018

Opinião - A Cartomante
Mesmo com a linguagem densa para o qual estou habituada, gostei da forma em que Machado nos mostra que um amor é capaz de passar por cima de uma amizade e de um casamento, e que o amor pode ser transformado em raiva e ódio. Ele deixa claro que não acredita em cartomante mas acaba se contradizendo a partir do desenrolar da história. Rita acreditava na cartomante. Vilela acreditava em sua amizade e no seu amor. Camilo não acreditava em nada até temer, sentir o medo dominá-lo. A forma que o livro trás essa coisa de que todos precisamos, no fim, acreditar em algo, é fascinante.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Olá, Bia
Excelente. Machado buscava inspiração nas ações cotidianas, na sociedade e procurava desmascarar as aparências e a superficialidade das atitudes.




spoiler visualizar
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Machado utiliza elementos típicos da realidade humana, relacionamento conjugal, amizade, superstição, charlatanismo, traição, violência e tragédia. Esses elementos reafirmam a contemporaneidade do texto e aproxima-o da realidade humana.




897 encontrados | exibindo 631 a 646
43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR