O Continente

O Continente Erico Verissimo




Resenhas - O Tempo e o Vento: O Continente - Vol. 1


341 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


Di Morais 19/09/2021

O Tempo e o Vento O Continente Vols I e II
Ótimo livro. Recomendo.
Narra a formação da família Terra Cambará e a história do Rio Grande do Sul.
comentários(0)comente



Fernanda2477 15/09/2021

O Continente (I e II) é a primeira parte de O Tempo e o Vento, de Erico Verissimo, e conta a história da família Terra Cambará, ao mesmo tempo em que conta a história do Brasil, mais precisamente da Região Sul. A narrativa do autor é maravilhosa, o modo como uma palavra se conecta a outra torna cada frase e parágrafo tão fluidos que o livro não se torna cansativo, muito pelo contrário, é uma leitura muito gostosa. Os personagens são todos muito bem construídos, principalmente as mulheres presentes na obra, que enfrentam tantas provações ao longo das páginas. Os personagens masculinos também são interessantes, e aqui preciso dizer que por mais raiva que as atitudes do Capitão Rodrigo nos desperte, o amor de Bibiana por ele é tão intenso que, ao final do livro, é quase (quase) possível perdoar suas faltas.
A primeira parte me cativou mais, talvez porque eu não tenha conseguido me apegar tanto aos personagens da segunda parte, exceto pela dona Bibiana e pelo Dr. Winter (com o qual é difícil simpatizar no começo), mas ainda assim é uma leitura prazerosa.
O modo como a história ficcional se mistura aos fatos históricos ocorridos na região Sul do Brasil torna a leitura muito mais interessante, contando desde a chegada dos jesuítas e suas ações nas missões, até a proclamação da República. Eu mesma não lembro de ter estudado com profundidade sobre as guerras desse período, e a leitura me permitiu conhecer muito mais sobre a história do Brasil, e entender diversos pontos. Por isso, vejo como um livro que poderia ser trabalhado de diversas formas pelas escolas. Ao longo da narrativa, também vemos como ocorre a formação do povo do Rio Grande do Sul, aprendendo um pouco sobre a cultura desse estado, que muitas vezes parece tão diferente de outras regiões do país.
Se tornou um dos meus favoritos, sem dúvida, e recomendo para todos. É um livro ótimo.
comentários(0)comente



esquadroz 24/08/2021

Tudo que eu disser sobre esse livro não será 1% do que ele representa pra mim. Apenas indico que vocês leiam e se apaixonem pelo universo de Érico Veríssimo.
comentários(0)comente



Leomar.Schwartzhau 22/08/2021

Como gaúcho, parece que estou vivenciando os acontecimentos daquele tempo, que tomei conhecimento nos livros escolares, entre outros, enquanto acompanhando os acontecimentos da família Terra/Cambará
comentários(0)comente



laurinha 01/08/2021

amei o universo, ler sobre o ambiente e entender melhor o estado q moro foi muito legal, os personagens sao únicos e muito bem construídos, principalmente as mulheres. gostei bastante do livro de vdd, a escrita do erico é impecavel me rendi
comentários(0)comente



Andre.S 09/07/2021

O vento?
Que livro espetacular!! Épico!! Escrito de
Maneira magistral, é cinematográfico. A história se descortina durante a leitura como se estivéssemos assistindo a um filme. Personagens fortes, texto marcante. Maravilhoso. Vou ler os próximos dois volumes da trilogia.
comentários(0)comente



anoca 28/06/2021

só passei raiva e nervoso ai q agonia mas tudo muito lindo, li mais rápido do que eu esperava e tô ansiosa pelos próximos livros
comentários(0)comente



Greice 27/06/2021

Um dos melhores livros da literatura brasileira e universal
Érico Verissimo e José de Alencar são meus autores nacionais preferidos. Senhora, de José de Alencar, foi por um longo tempo meu livro preferido de literatura brasileira, mas confesso que este primeiro livro da trilogia de O tempo e o vento provavelmente subiu ao primeiro lugar do pódio. Que história magnífica! Um verdadeiro épico que conta a história da família Terra Cambará por diversas gerações concomitantemente à história do Rio Grande do Sul e da própria construção da identidade gaúcha e brasileira. Os personagens são alguns dos melhores que já li, complexos, distintos, fascinantes! Ana Terra, o Capitão Rodrigo, Bibiana, Luzia, o Dr Winter , Licurgo... Personagens que todos deveriam conhecer.
comentários(0)comente



Ana Paula 08/06/2021

Ouroboros
Quem me conhece sabe como eu amo uma saga de família, e o que este livro entrega é muito além disso. Acompanhamos os Terra, os Cambará e a interseção entre eles, os Terra-Cambará, durante várias gerações. Porém, não só isso. Acompanhamos a história de uma região, de um país, o nosso. De forma brilhante, Érico Veríssimo traz a macro-política para o dia a dia de um povo, de uma família, de um ser humano. O sangue derramado que banha a história brasileira, o sofrimento de uma nação, adquirem rosto, nome e sobrenome nesta obra. A individualidade da própria vida de uma pessoa é mesclada com a coletividade, da qual estamos indissociados. É um trabalho épico, como a história contada.

O narrador me surpreendeu muito positivamente. Senti que ele, como um cinegrafista dos bons, consegue guiar o espectador-leitor mudando a câmera de foco, de cena, de perspectiva. A vantagem desse cinegrafista literário é que ele consegue adentrar na mente e coração de quem filma. Assim, no meio dos acontecimentos nos deparamos com os próprios pensamentos dos personagens, artifício usado para construir personagens duramente reais. Goste ou não goste de este ou aquele protagonista, é inegável como todos parecem ser pessoas de verdade, que realmente existiram.

Este é apenas o primeiro dos 7 volumes que compõem a famosa saga “O tempo e o vento” e ele já entrega tanto! Entregou amor, recomeço, sofrimento, guerra, vingança e aquele gostinho amargo da inevitabilidade do destino e da dureza da vida.

Fiz esta leitura em conjunto com minhas primas e amei poder compartilhar com elas nossas impressões sobre acontecimentos e personagens. Leitura não precisa ser um ato apenas individual, o diálogo e o debate enriquecem a experiência, ainda mais de uma obra tão farta como esta.

Ouroboros é o símbolo da serpente que morde a própria cauda, dentre os muitos significados atribuídos, está o eterno retorno e o movimento cíclico da morte e reconstrução. Nesta obra o que mais me encantou foi ver esse eterno retorno, entre as gerações, e o movimento cíclico da história do Brasil.

“[...] Só o silêncio do casarão, o vento nas vidraças e o tempo passando…
Bem dizia a minha avó - resmunga d.Bibiana, cerrando os olhos. - Noite de vento, noite dos mortos.”
comentários(0)comente



Marcos.André 28/05/2021

"Érico Veríssimo é um grande autor clássico de nossa literatura, a sua habilidade de nos envolver com uma ficção histórica através de uma família fictícia e tão vivida como a dos Terra-Cambará, é surreal, é uma viajem da qual nunca queremos chegar ao destino, vale muito a pena ler".
comentários(0)comente



Dani Paulino 27/05/2021

Incrivel
Esse livro é uma preciosidade para literatura brasileira, todos os os personagens, o contexto histórico, a escrita...
A gente termina de ler já com saudade dos personagens.
comentários(0)comente



_beatrizo 23/05/2021

Demorei um tempo pra ler esse livro incrível e não foi porque eu não curti mas sim justamente porque é um livro pra ser apreciado, cada personagem, cada fase do livro é igualmente especial.
Se você tem duvida se deve ler ou não, leia! leia!
Virou favorito da vida, com esse livro eu ri, chorei, refleti, fiquei brava em alguns momentos, parecia que eu também estava vivendo com cada um no livro.
Enfim, por esse livro e por outros que meu amor pela leitura só cresce.
comentários(0)comente



Milena300 04/05/2021

Eu gostei da obra, apesar de ter gostado infinitamente mais da narrativa histórica do que o romance. Érico me fez ter um misto de "amor" e ódio pela personalidade das personagens. As vezes ao mesmo tempo e outras vezes com algumas doses inferiores.

Mas no geral eu gostei, o volume 1 foi bem mais rápido e fluído que o 2. Não sei ainda se vou -imediatamente- ler a parte 2...

Eu recomendaria a obra, a linguagem é simples, tem muuuita expressões sulistas e partes bem engraçadas. Só um adendo que o livro físico deveria ter orelhas. Tem um tamanho bacana, a cor das folhas é boa, não é muito pesado, tem espaçamento bom, subcapitulos curtos até e bastante diálogos.
Tem tb muitos versos lindos e referência de outros autores. É uma obra completa!
comentários(0)comente



Muiara 26/04/2021

Muito bom!!!
Achei lento no começo e me perdi em algumas partes, até me acostumar com a mudança temporal.
Cheio de detalhe, focando a historia para a vida de diversos personagens, principalmente os Terra.

Fiquei feliz de ter lido , pois era um encalhado...
comentários(0)comente



341 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR