Gustavo Rafhael 24/01/2022Um romance histórico bairrista escrito por Érico Veríssimo, que eu não sabia que era pai do Fernando Veríssimo.
O Continente é o primeiro de 7 volumes que compõem a trilogia O tempo e o vento. Ficou confuso, 7 volumes, trilogia? Eu também.
A divisão é a seguinte: O Continente (2 volumes), O Retrato (2 volumes), O Arquipélago (3 volumes). A trilogia abarca 150 anos de história do Brasil vistos pelo olhar do Rio Grande do Sul. Mas aqui minhas impressões são apenas baseadas no volume 1 de O Continente, que foi o que eu li.
Os acontecimentos do livro se passam hora no presente e hora no passado, pra mim as melhores partes são as que se passam no presente, as histórias do Sobrado. Porém as partes que se passam no passado são importantes para saber como as famílias protagonistas (Amaral e Terra Cambará) foram formadas e tudo que passaram até chegar nos fatos narrados em O sobrado.
É um livro legal, a linguagem é de fácil compreensão, a história é muito bem amarrada.
Fiquei bastante curioso porque esse volume termina sem fechar a história do Sobrado, daí tive que assistir o filme para saber.
E já que falei sobre o filme, há um filme e uma minissérie baseadas nessa obra, ambos com o nome de O tempo e o vento e abordando apenas até a conclusão da história do Sobrado.