O Continente

O Continente Erico Verissimo




Resenhas - O Tempo e o Vento: O Continente - Vol. 1


341 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


emy 23/02/2022

Me surpreendi com o livro, gostei mais do que achei que gostaria. A escrita é bem gostosa e fácil de ler, a não ser por algumas expressões gaúchas (mas nada que uma pesquisa rápida no Google não resolva). O que eu mais gostei na história é que ela é narrada pela perspectiva feminina, mostrando a importância e o sofrimento das mulheres durante as várias guerras. ?Não se trata apenas de fortalecer a voz feminina, mas de narrar um romance de conquistas e instalação de uma sociedade machista do ângulo dos perdedores, as mulheres que veem seus filhos e maridos partirem para a luta que os consumirá; que se dobram aos desígnios dos mais fortes; que, apesar de fracas, resistem e garantem a subsistência e o futuro de seus descendentes.? Ansiosa pra ler o volume 2.
Jessi 23/02/2022minha estante
Vc vai gostar muito do continente, já não posso dizer o mesmo de o ?retrato?, o Rodrigo terra cambará ninguém merece, mas a forma de escrita do Érico é muito envolvente


emy 23/02/2022minha estante
Sim, eu amei a escrita dele. E que ódio que eu senti do Rodrigo, bem que a Bibiana devia ter escutado o pai dela


Jessi 23/02/2022minha estante
Simm, mas querida vc não viu nada ainda o filho da Anna terra é o único macho sensato dessa tribologia, aguarde vc não viu nadaaa


emy 23/02/2022minha estante
Medo kkkkk




Thamiris Flor 27/11/2023

Um novelão, mas a história é ótima, por ser um livro antigo, tive medo de ser aqueles livros chatos, cansativos, repetitivos, mas muito pelo contrário, todos os personagens muito bem construídos, uma leitura gostosa e fluída, mesmo com tanto sofrimento, vale a pena ler demais, vale a pena passar todos os livros da série na frente dos outros. Faz muitos anos que eu li um livro do Érico Veríssimo, não deveria ter ficado tanto tempo sem ler algo dele, que homem incrível!
Camila.Gama 29/11/2023minha estante
Ta na minha lista tbm ??


Thamiris Flor 29/11/2023minha estante
Eu já quero ler todos! Hahaha




Renata 07/10/2023

"O Continente" é um livro do escritor brasileiro Érico Veríssimo. Ele conta a história da família Terra Cambará ao longo de gerações, mostrando as mudanças no sul do Brasil. O livro fala sobre amor, lutas, tradições e como o tempo afeta as pessoas e o lugar onde vivem. É uma viagem no tempo, revelando a vida e os desafios dessa família e da região onde vivem.
comentários(0)comente



Talita 20/01/2021

Eu nem sei o que dizer sobre esse livro! Foi uma viagem tão deliciosa. Erico Verissimo tem uma escrita única, fluida e envolvente. Os personagens são cativantes e de personalidade forte, com destaque para as mulheres do enredo, em especial a Ana Terra; esse é o livro das mulheres! Ansiosa pela leitura dos próximos volumes!
comentários(0)comente



_beatrizo 23/05/2021

Demorei um tempo pra ler esse livro incrível e não foi porque eu não curti mas sim justamente porque é um livro pra ser apreciado, cada personagem, cada fase do livro é igualmente especial.
Se você tem duvida se deve ler ou não, leia! leia!
Virou favorito da vida, com esse livro eu ri, chorei, refleti, fiquei brava em alguns momentos, parecia que eu também estava vivendo com cada um no livro.
Enfim, por esse livro e por outros que meu amor pela leitura só cresce.
comentários(0)comente



Cesar Garcia 22/01/2023

Uma linda história
O Tempo e o Vento conta a história da formação do Rio Grande do Sul e do Brasil com a história da família Terra Cambará.
Com uma profundidade e uma riqueza de detalhes e personagens inesquecíveis, essa é uma obra prima da literatura brasileira.
comentários(0)comente



Juliana Azevedo 07/11/2022

A cultura gaúcha vivenciada no dia a dia.
Por que uma guria de 14 anos se interessaria nesta antiga obra? Sinceramente a Juliana de 2018 não saberia dizer o porque este texto de Érico Verissimo deveria ser lida, engraçado como um livro me mudou em 15 dias, sim em duas semanas eu devorei este livro e como uma apaixonada pela cultura gaúcha pude entender um pouco mais do dia a dia dos moradores de Santa Fé, hoje 4 anos depois e após reler 2 vezes este livro posso dar mil motivos para ler e muitas razões que me emocionaram sobre o machismo, empoderamento feminino, família e os corajosos homens que iam para a guerra e deixavam suas inspiradoras mulheres a esperar.
O que dizer sobre Ana Terra? A minha personagem favorita a que mais me ensinou sobre força e autenticidade com toda a certeza ela provou que uma mulher pode ultrapassar limites e que apesar de suas dores ao longo da obra ela nunca mediu forças para proteger seu bem precioso. Bibiana de nada fica atrás de sua antepassada e o que mais me cativou nela foi ver a figura de minha avó naquela inocente moça que idealizava um casamento perfeito mas ao estar neste posto de esposa caseira com filhos percebeu que sua vida não seria um mar de rosas...
O autor nos faz ter um ódio e admiração pelo personagem Capitão Rodrigo, nos faz rir e se emocionar em um mesmo capitulo, enfim o livro é lindo, emocionante, histórico e inspirador.
Leiam, apenas deem uma chance pois algum ensinamento esta obra vai lhe deixar¹
Gostou? Caso tenha interessa ou leia me adiciona no insta juliana_aaz e vamos conversar sobre este maravilhoso universo da literatura.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Marquinhos28 21/01/2024

Parte 1
Difícil comentar sobre o primeiro volume de uma obra composta por 7 volumes, pois o melhor seria falar da obra como um todo.

Posso dizer que foi uma leitura surpreendente, e que não fã nenhum sentido essa obra não ser uma leitura obrigatória nas nossas escolas. Não sei se no Rio Grande do Sul ela é, mas tenho certeza que deveria ser em todo o país.

Não encontro palavras pra descrever esse primeiro volume.

Todas as histórias contadas em diferentes épocas, abordando diferentes personagens, são todas muito cativantes e todas muito amarradas.

Sensacional!
comentários(0)comente



Fabi Copetti 05/05/2024

Maravilhoso.
Uma das melhores leituras que fiz. Uma jornada maravilhosa. Personagens riquíssimos, ótima descrição do ambiente e das situações. Fiquei encantada com a narrativa e ansiosa pelo segundo livro.
comentários(0)comente



Carolina.Formoso 26/10/2022

"Noite de vento, noite de mortos..."
"E por que às vezes o vento geme tanto que parece ferido?
Decerto porque viu muito horror no seu caminho."

Clássico, atual, eterno.
Érico Veríssimo escreveu uma obra prima, entremeado a história da família Terra-Cambará com a história gaúcha. Mas, poderia ser facilmente a história de qualquer colônia de país europeu. História marcada por pobreza, abuso, e, principalmente, guerra e morte.
Com certeza, um dos meus livros favoritos.
comentários(0)comente



Andreia.Britez 21/04/2023

Emocionante do início ao fim
Quando criança lembro de ver pelas chamadas da TV a história de "Um certo Capitão Rodrigo" mas depois cresci e nunca havia pensado em ler a saga de Érico Veríssimo.

Para minha alegria, meu caminho cruzou com o da @falafernanda e, por sua curadoria, fui levada para esse universo fabuloso.

A primeira parte do Continente é absolutamente emocionante e não vejo a hora de continuar essa história.

Leitura obrigatória ??????????
comentários(0)comente



Marina Sturbelle 21/04/2021

Fantástico!
Um clássico que deve ser lido e enaltecido. Não tenho palavras pra descrever a escrita do Érico. Tampouco consigo descrever o quanto amei esse livro. Além de ser maravilhoso ler uma grande história como essa sabendo que se passou no Brasil ainda se passa no meu estado, o que faz com que me sinta muito próxima devido aos costumes, linguagem e da citação de lugares que eu conheço, inclusive da minha cidade natal.

Sobre a edição: perfeita em todos sentidos possíveis! ??
comentários(0)comente



Gustavo Rafhael 24/01/2022

Um romance histórico bairrista escrito por Érico Veríssimo, que eu não sabia que era pai do Fernando Veríssimo.
O Continente é o primeiro de 7 volumes que compõem a trilogia O tempo e o vento. Ficou confuso, 7 volumes, trilogia? Eu também.
A divisão é a seguinte: O Continente (2 volumes), O Retrato (2 volumes), O Arquipélago (3 volumes). A trilogia abarca 150 anos de história do Brasil vistos pelo olhar do Rio Grande do Sul. Mas aqui minhas impressões são apenas baseadas no volume 1 de O Continente, que foi o que eu li.
Os acontecimentos do livro se passam hora no presente e hora no passado, pra mim as melhores partes são as que se passam no presente, as histórias do Sobrado. Porém as partes que se passam no passado são importantes para saber como as famílias protagonistas (Amaral e Terra Cambará) foram formadas e tudo que passaram até chegar nos fatos narrados em O sobrado.
É um livro legal, a linguagem é de fácil compreensão, a história é muito bem amarrada.
Fiquei bastante curioso porque esse volume termina sem fechar a história do Sobrado, daí tive que assistir o filme para saber.

E já que falei sobre o filme, há um filme e uma minissérie baseadas nessa obra, ambos com o nome de O tempo e o vento e abordando apenas até a conclusão da história do Sobrado.
comentários(0)comente



341 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |