Asas Partidas

Asas Partidas Khalil Gibran




Resenhas - Asas Partidas


41 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Monique | @moniqueeoslivros 07/02/2022

Al-Ajniha Al-Mutakassira
{Leitura 06/2022 - ?? Líbano}
Asas Partidas - Khalil Gibran

Esse é um livrinho curto que fala de amor. E já dizia Fernando Pessoa que "todas as cartas de amor são ridículas, não fossem ridículas não seriam cartas de amor". Bueno, com esse livro funciona mais ou menos assim.

Escrito em 1912, esse romance biográfico conta a história de um amor que não deu certo. Narra sobre a submissão e falta de direitos das mulheres daquela época, e também sobre a imposição e o conflito entre religiões.

A história de amor do casal é uma espécie de Romeu e Julieta, e me fez lembrar Camilo Castelo Branco, com seus Amores de Perdição e Salvação. Entretanto, o pano de fundo desse livro é algo a que devemos prestar atenção.

Khalil Gibran foi excomungado da Igreja Católica quando essa obra foi publicada. O poder de um Bispo e seu sobrinho cruel é aqui a representação de toda uma sociedade, onde Poder, Estado e Religião caminhavam (ou caminham?) lado a lado.

E a mulher que não tem direito a desejar, não tem direito a amar e precisa se submeter ao pai e depois ao marido também é evidenciada aqui. Tortuosos caminhos esses que desde 1912 percorremos, em qualquer lugar do mundo.
comentários(0)comente



Branco Junior 27/12/2021

Asas e almas partidas
O relato de um amor verdadeiro, tão sublime, que o mundo dos interesses, dos desejos materiais, dos valores mundanos não comporta. A dor de um amor compartilhado, porém impossível é muito maior do que quando um lado ama e outro despreza.
comentários(0)comente



Ana 22/07/2020

"As palavras de Gibran expressam com eloquência sentimentos e pensamentos de que a humanidade continua a precisar".

O livro mais sensível, que mostra o amor em toda sua inocência, além da dor do luto e da separação, e a revolta contra um sistema antiquado que destruiu o futuro de uma mulher, como já fez com tantas outras, e ao mesmo tempo tornou um amor que nasceu da inocência da juventude impossível, mesmo após a morte.
comentários(0)comente



maduxz 02/09/2022

Oh, Deus, tem piedade e emenda nossas asas partidas!
Asas partidas conta uma verdadeira história de amor entre dois jovens.
O livro é escrito de forma bem poética, sempre com comparações e metáforas muito bem estruturadas.
Além disso, a história faz uma crítica ao papel social da mulher no Líbano.
Recomendo muito pra quem gosta de poesia.
comentários(0)comente



@loop.literario 06/02/2022

Clássico Libanês
Amei a liricidade do autor, a forma como explora e caracteriza o amor por Selma é lindo demais.

Além disso, a crítica que faz a sociedade apesar de sítio, é bem feita.

Quero conhecer O profeta.
comentários(0)comente



Aniram 27/12/2022

Um clássico. Porém, datado.
Comprei este livro porque é um clássico e porque queria ler algo do autor. Porém, quando lemos obras mais antigas (e de culturas diferentes), precisamos estar preparados para encarar maneirismos e muito drama. Definitivamente, esse tipo de romance não é o tipo de literatura que me agrade.
GG 18/02/2023minha estante
O drama MDS!!!!!!!!! O cara é bem melodramático mesmo, chega a ser um pouco engraçado às vezes.




Resende5 07/01/2023

Trágico porque acaba.
Existem livros que nos inspiram. A melancolia nos invade e respiramos fundo com os olhos marejados no último ponto final. Asas Partidas é definitivamente o tipo de livro que te faz voar ao mesmo tempo que te abraça com a beleza das palavras. Existe um brilho inexplicável em cada linha, a escrita do Gibran é poética e carrega uma ânsia de tristeza ao decorrer da leitura. Você viaja ao Líbano e ao coração do autor simultaneamente.
comentários(0)comente



Suzenanda 30/03/2023

Amor impossível
É um livro curto de fácil leitura, que descreve 2 corações partidos em uma sociedade onde a mulher não tem nenhum direito e os líderes religiosos podem decidir sobre o destino das pessoas.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Alexandre Marchito 26/12/2021

O Profeta te deixará com as Asas Partidas
O amor puro entre Khalil Gibran e sua amada Selma vai deixar a todos com Asas Partidas.

Prefiro a poesia de Gibran, mas fiquei encantado com o romance autobiográfico.
comentários(0)comente



Matheus 10/10/2022

Que escrita gostosinha. Fala da melancolia ao invés da rebeldia contra o sistema; da história gigante do Líbano que em qualquer lugar pode ter um sítio arqueológico (Astarté fenícia e o Cristo bizantino juntos) e crítica social foda à corrupção na igreja.
Em só cem páginas.
Muito legal.
Pulei as partes de sentimentalismk puro... foi meio demais pra mim.
comentários(0)comente



Daianne.sgs 18/11/2024

Poético demais para o meu gosto
Meu primeiro livro do Khalil Gibran e não conhecia o estilo do autor, e por isso minha leitura não foi muito proveitosa, a princípio achei muito exagerado as descrições do amor e o excesso de lirismo. Depois fui me acostumando ao melodrama, a linguagem é muito poética, o enredo é o típico e saturado amor impossível por causa da classe social e cultura.

O encantamento do livro é a utilização das metáforas e símiles perfeitas, a forma como o autor escreve esse amor. Observe esse trecho do livro:
“O amor será meu conforto solitário; eu o beberei como um vinho e o usarei como um sudário. Ao alvorecer, o amor me despertará da sonolência e me levará para campos distantes e à tarde me conduzirá sob a sombra das árvores, onde como os pássaros me abrigarei do calor do sol. Ao entardecer, me forçará a uma pausa antes do pôr do sol para ouvir a canção de despedida da natureza à luz do dia e me mostrará nuvens espectrais singrando o céu. À noite, o amor me abraçará e dormirei sonhando com o mundo paradisíaco, onde habitam espíritos de amantes e poetas."
Asas partidas - Gibran Khalil Gibran (Locais do Kindle 542-546). Edição do Kindle.
comentários(0)comente



GG 18/02/2023

Selma e Gibran se amavam. Um amor inocente, puro e que nunca pôde prosperar, pois o destino estava contra eles: ela foi escolhida por um poderoso homem da igreja para casar com seu sobrinho, sob ameaça de se tornar uma párea social.

O livro é bem poético e tem um tom bastante dramático. Ora, o amor da sua vida teve que casar com um homem vil por ganância de seu tio, então, como ser feliz? Maaaas, mesmo assim, ainda acho um pouco over the top certas passagens e metáforas. Inclusive, dá pra compreender bem a comparação feita com Romeu e Julieta.

Muitas reflexões em pouco mais de 100 páginas, o que mais ficou pra mim foi Selma como a representação da opressão feminina na sociedade libanesa e uma alegoria do país à mercê das questões e disputas religiosas.

Livro interessante, mas não é meu tipo de literatura.
comentários(0)comente



Bruna 03/05/2023

Poético e melancólico
O livro é incrível, mas sua leitura é densa e demorada, a narrativa poética ao mesmo tempo que atraí ela cansa.
comentários(0)comente



41 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR