Monique | @moniqueeoslivros 07/02/2022
Al-Ajniha Al-Mutakassira
{Leitura 06/2022 - ?? Líbano}
Asas Partidas - Khalil Gibran
Esse é um livrinho curto que fala de amor. E já dizia Fernando Pessoa que "todas as cartas de amor são ridículas, não fossem ridículas não seriam cartas de amor". Bueno, com esse livro funciona mais ou menos assim.
Escrito em 1912, esse romance biográfico conta a história de um amor que não deu certo. Narra sobre a submissão e falta de direitos das mulheres daquela época, e também sobre a imposição e o conflito entre religiões.
A história de amor do casal é uma espécie de Romeu e Julieta, e me fez lembrar Camilo Castelo Branco, com seus Amores de Perdição e Salvação. Entretanto, o pano de fundo desse livro é algo a que devemos prestar atenção.
Khalil Gibran foi excomungado da Igreja Católica quando essa obra foi publicada. O poder de um Bispo e seu sobrinho cruel é aqui a representação de toda uma sociedade, onde Poder, Estado e Religião caminhavam (ou caminham?) lado a lado.
E a mulher que não tem direito a desejar, não tem direito a amar e precisa se submeter ao pai e depois ao marido também é evidenciada aqui. Tortuosos caminhos esses que desde 1912 percorremos, em qualquer lugar do mundo.