O Amante

O Amante Marguerite Duras




Resenhas - O Amante


305 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Jennifer497 16/07/2024

UM LIVRO DELICADO...
Quando falamos das obras de M. Duras, falamos automaticamente de suas experiências e o reflexo do ambiente em que ela estava inserida quando ainda era muito jovem. Este livro irá mostrar o que sente um corpo jovem sendo guiado por uma mente amadurecida precocemente e como pode ser interpretado hoje aquilo que foi consumado com tamanha naturalidade na época em que o livro se passa. Esteja pronto para sentir o aroma de uma trágica juventude, pois como ela mesmo diz: ainda muito cedo, já era muito tarde em minha vida.
comentários(0)comente



Carol 05/07/2024

Um livro interessante! Um tanto confuso por causa das idas e voltas no tempo. Triste, melancólico...
comentários(0)comente



gabriel.a.brumatto 05/07/2024

O Amante - Marguerite Duras
Muito bem, temos aqui um grande clássico da literatura francesa que finalmente foi lido por mim. Nesta resenha, trago algumas impressões que tive durante a leitura.
Marguerite Duras trabalha na obra o conceito principal de monólogo como estilo de escrita, com a adição do fluxo de consciência. Há uma narrativa única e rápida, sem divisões em capítulos/partes ou algo do tipo, sendo bem linear, de modo geral.
Em relação ao enredo, pelo que me consta, se trata de algo meio autobiográfico por parte da autora, mas não sei se o conteúdo deste livro é realmente verídico à vida de sua criadora. Sendo ou não, é um enredo muito interessante e acima de tudo, condizente com o cotidiano de muitas meninas/mulheres presentes no mundo todo.
Dessa forma, concluo dizendo que é um livro bom, porém não espetacular. É considerado um novo clássico (publicado em 1984), ou seja, deve com toda a certeza fazer parte de seu repertório literário. Recomendo a todos que façam a leitura e tirem suas próprias conclusões.
comentários(0)comente



Aline221 03/07/2024

"Muito cedo foi tarde demais em minha vida"
Não acredito que seja possível sintetizar algo tão sublime quanto essa obra. Ela é tão vasta, potente e bonita, que é difícil descrevê-la, então nem vou tentar. O melhor a fazer é ler. Quero apenas destacar a frase citada no título da resenha, pois a meu ver ela é a que mais se aproxima de definir a personagem-autora. Trata-se de uma menina de 15 anos, que amadureceu e foi amadurecida prematuramente. A vida a forçou a amadurecer, mas de certa forma ela já estava pronta, mesmo sendo tão jovem. Imagino que na época ela não soubesse, mas muitos anos depois, já idosa, ela elaborou suas lembranças de forma crua, realista e ao mesmo tempo poética. Profundamente humano, o texto está marcado por sentimentos contraditórios, incertezas e uma convicção: a de que escreveria, e assim o fez, lindamente. Para fechar, só mais uma citação: "Nunca escrevi, e pensei que escrevia, nunca amei, e pensei que amava, nunca fiz nada a não ser esperar diante da porta fechada."
comentários(0)comente



Lucy 30/06/2024

Profundo
Esse livro me deixou muito pensativa e me mostrou muitas coisas que me fizeram pensar. É de fato complicado ser mulher em qualquer tempo e em todas as instâncias de mulher que a obra nos revela vemos como há dor e a impossibilidade de ser.
Não há como responsabilizar a garota pelo que houve e todo o processo que ela viveu, mas todos os acontecimentos que se deram não eram para chegar até ali...
Eu fico muito triste.
Mas tudo que acontece, acontece.
O que fazemos com o que fizeram da gente?
Você está realmente preparado pra cuidar de uma pessoinha?
comentários(0)comente



eveaguiar 29/06/2024

Nunca tinha lido nada da autora. Foi uma experiência diferente devido a narrativa, tipo fragmentos da vida dela, onde ela fica flutuando. E me lembrou um pouco de lolita, devido a divergência de idades entre o casal.

Você deve se tornar e agir de acordo com aquilo que as pessoas acham que você é?
- Que preconceito era esse da época, que uma mulher branca não podia se apaixonar por um homem chinês?
- E claro, devido a idade e o preconceito com a raça dele, achavam que ela era prostituta e só estava com ele pelo dinheiro, e o pior que ela agia assim.
- E ele sentia tanto amor por ela, e ela se fazia de imponente a situação, sem demonstrar amor a ele.

É um livro curto mas de leitura lenta.
É um bom livro, recomendo a leitura.
comentários(0)comente



Lorrayne109 26/06/2024

Não gostei!
Fui com muita expectativa e me decepcionei.
Achei que a leitura tem partes bem marcantes mas não me envolveu tanto assim.
Não é uma leitura fácil, o fato de ir e voltar no tempo várias vezes foi um pouco confuso também.
comentários(0)comente



Belos 26/06/2024

Um bom livro para ler. Algumas partes são arrastadas, mas o livro é curto, então a vontade de terminar acaba falando mais alto. Achei a explicação da Leyla bem proveitosa.
comentários(0)comente



Lara.Martins 26/06/2024

?nunca escrevi, e pensei que escrevi, nunca amei, e pensei que amava, nunca fiz nada a não ser esperar diante da porta fechada?
comentários(0)comente



Lucas 24/06/2024

Autobiografia poética
Livro excelente. A autora, mesmo escrevendo uma parte de sua biografia, consegue imprimir uma linguagem lírica sobre, principalmente, sua adolescência e descoberta sexual. Outros tempos de sua vida também são retratados para contexto. Muitas vezes, a história não segue um tempo linear, porém consegue ser muito organizada. Conta a história de seu romance com um chinês, mas também descreve sua relação familiar com sua mãe e seus irmãos. Tudo isso com muito contexto histórico da Indochina francesa (atual Vietnã) na primeira metade do século XX.
comentários(0)comente



iarasiper 21/06/2024

Amiga?
Fico pensando em como que tá o psicológico dessa querida. as frases bem colocadas. adorei! não vou dar mais que 3 estrelas porque foi falha minha não ler esse livro em um ou dois dias. por causa disso, me perdi um pouco. um vai e vem que me irritou um pouco. mas não deixa de ser um livro que eu indicaria :)
comentários(0)comente



ReaderZa 17/06/2024

Brutal, triste e real
Um livro que ficou comigo desde que fiz a leitura dele em março? incômodo? Sim, eu diria que difícil de engolir até, mas um primor em relação a escrita.

Um livro monótono em alguns momentos é chocante em outros; que te faz pensar, em como as vezes,quem deveria cuidar e proteger acaba sendo exatamente quem mais traumatiza. Quem violentamente afasta e depois cobra amor e respeito e reinicia o ciclo do sofrimento.
E que as vezes um estranho, pode te dar uma nova perspectiva.

As memórias da personagem vem e vão e não se sabe se são pensamentos, pesadelos, lembranças ou algo parecido com uma alucinação um trauma ou uma fantasia? ou tudo isso.
comentários(0)comente



Valen54 12/06/2024

Melancolicamente esmagador
Brutalmente lindo, ?o amante? conta a história de uma menina que vive em uma colônia francesa. O livro vai desde a sua relação com a conturbada família da menina, ao seu envolvimento amoroso com um homem mais velho (ela tem 15 e ele 27) o retrato pessoal que a autora transmite de sua própria vida, ela é a menina da historia, é triste, melancólico e acima de tudo emocionante.
Ansiosa para ler seus outros livros :)
comentários(0)comente



Mary 12/06/2024

Não gostei
O livro retrata a história de uma adolescente que conhece um homem mais velho em uma barca. Também fala muito da relação dela com a mãe os irmão e de outras pessoas. É uma narrativa muito confusa a autora mistura muito as coisas. Nenhum dos personagens é cativante ou parece boa pessoa, achei um livro cheio de preconceitos. E mesmo sabendo que na época era normal não me agrada uma menina de 15 anos com um homem de 27.
comentários(0)comente



Cesar Garcia 06/06/2024

Uma obra cheia de poesia
O escritora nos brinda com um texto poético, vívido da experiência de uma garota em uma colônia francesa. De sua descoberta do amor e do prazer, de sua relação estranha e conturbada com sua família, de suas percepções sobre outras pessoas, de seus desejos e duas tristezas, tudo isso em um livro curto, mas que diz muito sobre seus sentimentos.
Maravilhoso.
comentários(0)comente



305 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR