A mão esquerda da escuridão

A mão esquerda da escuridão Ursula K. Le Guin...




Resenhas - A Mão Esquerda da Escuridão


556 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Priscila 25/03/2021

Lê Guin era alienígena
Fazia tempos que não lia ficção científica, e gostei muitíssimo da escrita da Úrsula. Nunca tinha parado de fato para pensar em como a sexualidade interfere na nossa vida como um todo. E que imaginação a autora tem! Acho que ela era uma alienígena.
Adson.Mamede 25/03/2021minha estante
Leia "Os Despossuídos". É sequência desse aí. Ursula é uma mestre na escrita.


Priscila 27/03/2021minha estante
Obg! Já tá no carrinho rsrs




Sandrics 27/01/2020

Minha primeira leitura do ano foi A mão esquerda da escuridão, diferente de tudo que eu havia lido na minha vida. Úrsula nós joga (foi essa a sensação) dentro de um universo fora da nossa realidade comum. Um novo planeta com vida extraterrestre e também nos apresenta a um humano, incumbido da missão de convencer os governantes desse planeta a fazer parte do Ekumen, uma espécie de ONU interplanetária com mais de oitenta planetas participantes.

O que mais me surpreendeu neste livro foi a profundidade. A autora criou um novo planeta, com novas criaturas, com sua própria cultura, seu idioma (com direita a variáveis de dialetos conforme a região), sua mitologia e, principalmente, seu modo reprodutivo. Os habitantes desse planeta são todos andróginos e sua sexualidade se define apenas na época reprodutiva (uma espécie de cio). Na época da publicação deste livro nos anos sessenta, a história foi considerada de extrema importância no que diz respeito à luta pela igualdade de gênero, mas também gerou diversos questionamentos em relação a algumas escolhas da autora, todas essas questões foram respondidas pela mesma em um texto publicado na época.
A mão esquerda da escuridão se tornou um clássico da ficção científica e a edição dessa foto é a comemorativa de 50 anos de publicação.

site: https://amzn.to/2tLp72I
comentários(0)comente



Juh 30/09/2021

Acho que não estava preparada para essa obra.
Já esclarecendo que eu entendi o poder revolucionário dessa obra, ainda mais pelas notas iniciais de grandes nomes, eles já deixaram isso bem claro. Não é uma ficção científica fácil, nela encontramos muitos termos e explicações difíceis, palavras inventadas, o que acaba quebrando a fluidez do livro. Destaquei várias passagens que me fizeram refletir mas não tirou o peso de concluir essa obra. É um livro bom que eu esperava que fosse se tornar uma das ficções favoritas e especiais da minha vida mas não foi isso que ocorreu.
comentários(0)comente



Will 11/08/2021

Experiência única
Desde antes de começar a ler já estava muito empolgado pra essa história que prometia muita coisa diferente e interessante. Confesso que até a primeira metade não estava gostando tanto quanto imaginava, talvez porque estava esperando mais ação e menos trama política, mas logo percebi que não seria assim. Da metade pra frente, algumas poucas coisas começaram a acontecer, mas que impactavam muito, comecei a me importar muito mais com os personagens, me amarrei bastante na história e gostei demais, não sou alguém que chora muito mas mesmo assim o livro me tirou lágrimas que não estava esperando, a conclusão deixa o resto muito lindo e coerente.
Além disso, o livro propõe, indiretamente, muitos questionamentos sobre as relações é diferenças entre uma sociedade dividida entre sexos e outra que não é, me fez pensar bastante sobre como somos definidos por essas características e do quanto as convenções sociais definem muito nossa visão dos outros.
Enfim, é um livro sensacional, mesmo sem me agradar no começo, ainda virou um favorito por tudo que ele fala, propõe e mostra, uma experiência muito diferente de todas que já tive, simplesmente incrível.
comentários(0)comente



Brunna Fernanda Freire 13/05/2021

Expectativa frustrada, completamente.
Sinceramente esperava MUITO mais do livro, principalmente depois de ler as críticas e a introdução da própria autora.
O livro não tem nada haver com o que é proposto, simplesmente nada haver, é um ÓTIMO livro no que concerne a criação do cenário, das sociedades que vivem ali, do planeta em si. Mas a temática de problematização de questões de gênero? Passa longe, é superficial e até mesmo reforça (e muito) estereótipos machistas.
Se me dissessem que era um livro sobre amizade e lealdade eu concordaria, assim como concordo com o cenário rico, mas apenas nisso o livro é bom.
Outro ponto extremamente negativo é o ritmo da narrativa em si, faz muitos anos que li um livro tão maçante no qual precisei me forçar até a última página para não abandonar.
Infelizmente não recomendo este livro.
comentários(0)comente



Juliana @julianaaf 23/01/2021

Vamos ser sincero, esse livro é dificílimo de engatar. São muitos nomes diferentes, um planeta diferente com uma raça humana também diferente. Ele só veio mostrar para o que veio depois dos 50%.

Dado o recado, Ursula escreveu um baita livrão! Uma ficção científica que relata o que há de mais humano em qualquer ser: o amor e a amizade. Vimos aqui dois seres bem diferentes e que no final, se mostram iguais.

A autora constrói diversas reflexões durante toda a narrativa, acerca principalmente do gênero e tudo que ele impõe. Enxergamos aqui uma sociedade livre de gênero e de imposições, seria esse o paraíso para as mulheres (?).

Enfim, um livro que me tirou totalmente da minha zona de conforto, mas que no final valeu a pena a minha determinação para prosseguir. Uma grande surpresa.
comentários(0)comente



Helano 12/03/2021

Antropologia e ficção científica.
Por ser uma obra bastante aguardada por min, confesso que o começo deixou um pouco a desejar. Não tanto pela narrativa em si, mas por seu ritmo e, também, pela leve dificuldade imposta por um novo vocabulário.
Todavia, após esse começo um pouco extenuante, tem-se uma narrativa ímpar, com um universo singular e bastante bem construído. Os planetas, as raças, as relações, etc é tudo brilhantemente elaborado.
Creio que os pontos altos da leitura sejam, não a história em si, mas o modo como ela é descrita e as reflexões sociológicas que ela suscita. Nesse sentido, o leitor é conduzido a pensar em uma sociedade na qual o gênero não define condicionamentos sociais. Algo diametralmente oposto ao que se verifica na Terra, por exemplo.
Enfim, é um clássico do sci-fi. Não recomendo como primeira leitura para os não iniciados. Porém, deve estar na biblioteca de todos os amantes do gênero.
comentários(0)comente



Mawkitas 23/02/2023

Diferentes leituras possíveis
É um livro belíssimo que pode ser lido de várias formas. É uma metáfora para a Guerra Fria e é uma crítica à desigualdade existente entre homens e mulheres. Para mim é principalmente uma obra que mostra como o real atravessa nossas vidas e muda tudo. Também é um livro que fala sobre os desencontros da linguagem e da comunicação, da necessária noção de alteridade que possibilita um olhar para a singularidade do outro. E amor, né? O livro fala sobre um desses bons encontros que às vezes acontecem na vida quando a gente menos espera e que tornam tudo melhor. E como é raro encontrar alguém que escute, que não espane, que não fuja da raia e que consiga reconhecer o que é importante.
comentários(0)comente



jotaefesanchez 16/03/2021

Uma viagem magnífica...
A profundidade do universo criado e as reflexões que desperta, colocaram esse livro naquele pedestal imaginário de "favorito instantâneo".

Meu primeiro contato com a obra de Ursula K. Le Guin é, com certeza, um marco pessoal como leitor.

Seu estilo e texto é impecável e de uma fluidez, sensibilidade e detalhes impressionante. Uma leitura rica e com várias camadas.
Fabio293 16/03/2021minha estante
É meu próximo. Depois daqurle do cornwell




@ciduart 27/03/2021

Sci-fi
Continuo tentando quebrar o gelo ao ler ficção científica, esse foi curioso, alienígenas e um terráqueo explorando planetas longínquos, me cansei algumas vezes por não entender os termos e as características dos personagens e dos locais. Porém a obra traz muita reflexão sobre patriotismo, poder, sexualidade, opressão.
comentários(0)comente



Lendo no mato 12/04/2021

Exagerado.
Não tô sabendo discernir bem o que achei sobre esse livro. Talvez uma expectativa criada sem sentido.
É legal, traz umas reflexões legais, é uma ficção científica das brabas, mas o excesso de detalhes acabou por me incomodar. Muita minúcia na hora da criação de seu mundo acabou por me afastar do livro em si.

O livro tem um contexto muuuito formidável que tentarei reduzir para fins de sinopse. Ele se passa no planeta Inverno, um planeta extremamente frio (óbvio) onde as pessoas são "ambissexuais". Pois sim, as pessoas não possuem sexo definido e uma vez por mês adquirem órgãos reprodutores femininos ou masculinos dependendo do tipo de influência externa que receber. O livro acompanha um enviando alienígena que foi a esse planeta com uma proposta intergaláctica para que se unam a um conglomerado planetário para fins comerciais.

Sensacional, não?

Pensando assim já tô até reconsiderando e achando o livro melhor. ?

Enfim, o que me atrapalhou foi o excesso de palavras inventadas e criadas que faz com que você demore a se situar nessa loucura toda.
comentários(0)comente



Sandro 06/01/2016

Um planeta onde seus habitantes não possuem sexo definido. Só isso já é o suficiente pra chamar a atenção de qualquer um.
Mas esse não foi um livro fácil pra mim. A leitura não é fluida e levei um tempo pra me acostumar com os nomes próprios tanto dos personagens quanto dos lugares, mesmo já tendo lido outras obras de ficção científica.
Algumas descrições do Planeta Inverno ao longo da obra são um pouco repetitivas e maçantes, principalmente durante a fuga dos protagonistas.
Os pontos positivos do livro são as conversas entre o humano Genly Ai e o alienígena Estraven, que não compreende como o gênero de um indivíduo influenciaria tanto no curso de sua vida em outro planeta, já que essa distinção não existe no Planeta Inverno fora do kemmer.
Em muitos momentos a leitura me remeteu à "Orlando" da Virginia Woolf.
De qualquer maneira, o esforço em ler "A Mão Esquerda da Escuridão" foi válido.
comentários(0)comente



bardo 04/05/2022

É sempre interessante revisitar uma obra depois de alguns anos de ter lido, sua bagagem como leitor é outra, sua vivência de mundo mudou então você consegue enxergar pontos que inicialmente não tinha notado. Como a própria autora admite ao comentar sua obra as críticas das feministas ao apagamento do gênero feminino na obra são válidas. Mesmo com essa deficiência, compreensível dada a dificuldade de quebrar a visão dual de gêneros, a obra é imensamente ousada em propor debates extremamente profundos e avançados para a época. Por outro lado leitores não acostumados com a escrita da Úrsula podem se sentir um tanto perdidos com a forma como a autora menciona conceitos e os desenvolve no meio da narrativa sem maiores explicações. Somos introduzidos em Inverno tão alienígenas quanto o protagonista, compartilhando sua incompreensão do mundo em que está. As narrativas que intercalam a trama são importantes, mas em alguns momentos quebram a narrativa, ainda assim elas enriquecem o nosso entendimento da cultura de Inverno. Em suma uma grande e relevante obra da Úrsula que ainda conserva sua força.
comentários(0)comente



cdiogenes 20/08/2020

No primeiro momento achei o livro levemente tedioso e até chatinho, mas bastou a história "tomar forma" que não consegui largar o livro.
Tendo ideia do período que foi escrito e tudo que contém nele, todos os debates acerca de pátria, sociedade, tramas políticos e gênero, me deixa pasma sobre a pouca popularidade dele.

A leitura, quando se pega o ritmo, fluí de maneira gostosa e intensa. Quando você menos perceber já está entrelaçado na aventura do terráqueo Ai e seu amigo (amigo com bastante ênfase) Harth.
comentários(0)comente



Erika Toretto 19/07/2021

...
Ok, então. Sinceramente, me decepcionou.
Acho que , às vezes, as pessoas querem ver mais do que tem. No fundo achei tão enrolado e que se perdeu tanto na tentativa de "aceitação", que quando engrenou, só queria terminar.
comentários(0)comente



556 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR