Rodrigo 02/09/2020
Deixa, o vós, que entrais, toda a esperança.
Não poderia ter escolhido frase melhor para a porta do inferno, afinal a esperança é, em minha humilde opinião, um dos sentimentos mais fortes e necessários do ser humano, se nós passamos por algum momento ruim na nossa vida é por ter a esperança que em algum momento isso tudo irá melhorar. A esperança é capaz de salvar vidas, ou melhor, mantelas em funcionamento baseada somente num pensamento ilusório e quase sempre sem fundamentos, de que em um futuro tudo será diferente, chega até ser engraçado esse otimismo, mas isso não significa que esperança é sinônimo de otimismo, longe disso.
Enfim, eu poderia ficar vagando por horas aqui, mas em resumo essa primeira parte da divina comédia, o inferno de dante, é, além de muito boa, necessária. Dante, diante de um momento da sua vida onde ele não vê mais retorno, é acompanhado por Virgílio em uma jornada até o inferno ( purgatório e paraíso tbm mas isso fica pra próxima ) e lá somos apresentados a 9 círculos do inferno que estão distribuídos os pecadores. Gostei bastante como Dante faz uma certa "brincadeira" com os pecados cometidos em vida e como é o castigo relacionado a esses no inferno.
Para não me alongar mais, o livro apresenta uma séries de visões, desde a teológica até a politica ( por sinal pense em um cara para ter inimigos, o inferno estava cheio de conhecidos de Dante, um pouco vingativo talvez ). Também não se trata de uma leitura fácil, porém não chega a ser impossível, basta um pouco de esforço e muita paciência. E para conseguir dominar e entender todas as referências citadas por Dante, você terá que se tornar um historiador ( nem é meme, o cara conhecia muita coisa ) .
Observação importante, na visão de Dante, em nenhum momento é citado no inferno um circulo ( ou em casos que esses são divididos, uma parte dele) para pessoas LGBT, em compensação temos lugares para agressores contra a mulher, contra a família, hipócritas e etc. Interessante não é ? É claro que você poderia dizer que talvez se enquadrasse em violência contra natureza, mas além de termos um debate sobre o que seria a natureza, visto que a homossexualidade existe também no reino animal, acredito também que Dante seria mais especifico com isso, afinal ele não me parecia do tipo de alguém que deixaria isso passar ( falo parecendo que fiz mestrado no estudo de Dante né ? uau ).
Ah, é só não dou 5 estrelas porque ainda sim não entendi muitas partes do livro, logo pretendo relê-lo quando tiver mais maturidade, então a 1 estrela a menos é devido minha incapacidade mesmo e não necessariamente pelo livro :).