Lethycia Dias 26/08/2019HilárioEsse me livro me faz lembrar com carinho de uma época em que fiz muitas leituras boas. Quando assisti ao filme "Marley & Eu", muitos anos atrás, eu não sabia que era inspirado em um livro então quando o descobri, quis muito ler. Eu queria me lembrar das risadas que dei, e foi o que consegui. Nessa segunda leitura, 9 anos depois, a experiência foi quase a mesma.
John e Jenny Grogan eram recém-casados e viviam na Flórida quando decidiram comprar um labrador. O cachorro, que recebeu o nome de Marley, era o oposto do que esperavam: incorrigível, agitado, carente; destruía a cada quando uma tempestade se aproximava; pulava em cima das pessoas e de outros cães; e era incapaz de aprender regras e comandos básicos. Mas acabou sendo um verdadeiro membro da família, participando da vida de John e Jenny por mais de dez anos.
O livro é uma biografia, e acompanha a vida do casal desde antes de Marley até pouco depois de sua morte. O curioso é ser, na verdade, uma biografia do cachorro e não de seus donos, pois todos os acontecimentos na vida de John, Jenny e seus filhos são contados a partir da experiencia com Marley e de seu desenvolvimento, e de como cuidar de um cachorro tão problemático afetava as vidas deles.
O livro é narrado de forma mais ou menos cronológica, embora alguns episódios pouco significativos sejam relatados fora de seu tempo. É um livro muito divertido, não apenas porque as situações em que Marley se colocava fossem bizarras, mas também porque John Grogan tem uma forma hilária de contar tudo isso. Imagino que parte dessa habilidade tenha sido adquirida com seu tempo em redações de jornais, pois ele foi colunista durante muito tempo.
Acredito que seja um livro maravilhoso para quem adora cachorros, até porque é cheio de informações sobre o assunto. Mas também é uma ótima história sobre convivência familiar e sobre ter e amar um animal de estimação. Acho que isso, qualquer pessoa pode entender, independente do animal que prefira.
Por fim, é uma leitura muito leve e divertida, apesar do final tão triste que todos conhecemos graças ao filme. Para mim, a releitura veio no momento certo.
site:
https://www.instagram.com/p/B1mkHv6DdQ9/