1 Litro de Lágrimas

1 Litro de Lágrimas Aya Kito




Resenhas - Um Litro de Lágrimas


35 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Linathrm 14/06/2024

Extremamente triste
é um bom livro para refletir

a aya sofre de uma doença incurável e a gente vai lendo os diários dela. ela vai narrando como a doença vai piorando e é extremamente triste ver tudo isso, pq é muito nítido como ela quer melhorar, mas ela n consegue vencer a doença.

é um livro muito legal e rápido para ler, mas precisa estar bem, pq ele é muito triste

mas indico muito!! principalmente para dar uma refletida nos nossos pensamentos
comentários(0)comente



@thereader2408 07/12/2023

"Eu sinto meu coração bater. Eu fico feliz, ainda estou viva."
Aya começou a sentir os primeiros sintomas de uma doença debilitante quando ainda era uma criança, aos 15 anos foi diagnosticada com degeneração espinocerebelar. Esta é uma doença degenerativa, multifocal e progressiva do Sistema Nervoso Central (SNC), sua origem é desconhecida que geralmente resulta em incapacidade grave ou até morte precoce. Especula-se que seja uma condição hereditária.

Mais que um simples livro de memórias, em 1 Litro de Lágrimas vemos a história de Aya desde seu diagnóstico até seus momentos finais. Com sensibilidade Aya nos relata todas as dores de um portador de necessidades especiais, além da cultura japonesa em seus aspectos mais básicos, o instinto de sobrevivência e o desejo de viver da menina. Em muitas das vezes a doença era retratada como um vilão a ser vencido, em outras vezes se ressentia por ter sido "escolhida" por uma doença rara.

A com ataxia espinocerebelar (SCA) é uma doença que apresenta uma variedade incerta de condições relacionadas ao cerebelo que acarretam sintomas semelhantes, facilmente confundidos com Parkinson, convulsões, entre outras doenças, até o diagnóstico é difícil, tanto que a Aya passou por uma bateria de exames sem saber ao certo o que tinha no início. Por isso a SCA é uma doença difícil de identificar, além de ser rara, ainda não há cura ou tratamento conhecidos.

O caso de Aya foi diagnosticado ainda cedo e isso contribuiu para que ela relatasse desde o início dos primeiros sintomas, diagnóstico, desenvolvimento da doença e momentos finais. Aya morreu aos 25, sua mãe e sua médica finalizaram seu livro dois anos antes de sua morte. O corpo de Aya foi doado para pesquisa médica — algo reprovável na cultura japonesa —, seu livro foi traduzido para vários idiomas, adaptadas para o cinema e televisão. Aya lutou até o fim pela vida e nos deixou em seu diário uma lição de vida.

@thereader2408

site: https://www.instagram.com/p/ChiOeSSujtu/?img_index=2
comentários(0)comente



Fabio293 23/08/2023

Diário de uma pessoa com uma doença terminal.
Livro pesado que tenta mostrar com detalhes o sofrimento de um paciente com uma doença degenerativa terminal. Não recomendo aos mais emotivos.
comentários(0)comente



Lineee.oliver 19/08/2023

Uma história tocante
Conheci a história de Aia através do Dorama um litro de lágrimas e sempre tive interesse em ler esse livro publicado com páginas de seu diário.
O Dorama acaba se diferenciando um pouco do livro (normal) mas, de qualquer forma, é muito intenso acompanhar a história de uma garota que vai perdendo sua liberdade física pouco a pouco.

Para quem deseja se emocionar, eu recomendo a leitura.
comentários(0)comente



Lais Gastaldon 13/08/2023

?Eu chorei toda vez que ela chorou??
Eu, assim como a maioria que leram o livro, comecei pelo dorama. Realmente eu derramei um litro de lágrimas do primeiro a último episódio.

O livro é uma obra impactante que nos lembra da importância de encontrar a alegria nos pequenos momentos da vida, mesmo diante de desafios enormes. Aya era assim, mostrou esse desejo e resiliência diante das adversidades que são inspiradoras. A história dela nos lembra que a esperança e a determinação podem ser forças incríveis, mesmo nas situações mais difíceis.

Durante a obra também foi descrito a família de Aya que a apoiou intensamente ao longo de sua jornada. Eles estiveram ao seu lado, oferecendo incentivo emocional e assistência. Seus pais, em particular, desempenharam um papel crucial em seu cuidado, garantindo que ela recebesse a devida atenção médica, ajudando-a com atividades diárias e criando um ambiente acolhedor. O amor inabalável deles demonstra a força do vínculo familiar e a importância do apoio.

Sobre a estrutura literária, ele é um compilado sobre os diários escritos por Aya que são sete e oito por sua mãe, Kito Shioka.

Quer ter uma visão sobre o verdadeiro sentido da vida? LEIAM ESSE LIVRO.
comentários(0)comente



Hayke.Alles 08/08/2023

Uma história sensível
É uma história muito sensível que acompanha todos os momentos de uma menina com uma doença cruel, que não tem cura.

Muitos momentos emocionantes que Aya se preocupa se está atrapalhando os outros e sempre se esforça pra ver a beleza nas pequenas coisas.
comentários(0)comente



liliandesales 26/01/2023

Emoções dolorosamente reais
Esse diário é como a menina se vê perante à rotina que levava ficando cada vez mais distante da sua realidade (por conta de sua doença) numa sociedade utilitária, demonstrando medo, fraqueza, dor, e buscando seu lugar no mundo. É uma das coisas mais puras que eu já li.
Sempre vejo as pessoas falando da história da Aya como um exemplo pra dar valor à própria vida, mas eu acho que é além disso, poucas vezes pensei em mim mesma enquanto lia.
comentários(0)comente



Samyra.Gabrielly 09/01/2023

Impossível n chorar com esse livro...
"As pessoas amadurecem nos momentos de sofrimento. Basta superar esta fase que poderei ver uma maravilhosa manhã. Cheia de brilho, com pássaros cantando, a fragrância de rosas brancas, uma manhã rica com tudo isso...

...

? Você está feliz agora, Aya?

? De jeito nenhum. Estou no fundo do poço da tristeza. Estou sofrendo muito. Tanto psicologicamente como fisicamente..."
comentários(0)comente



Maria 22/07/2022

Fatos reais
Só para salvar aqui no meu ig(?) mas já li ele tem um tempo e lembrei dele hoje limpando minha estante; meu primeiro contato com essa história foi ah 11 anos atrás com o drama japonês do mesmo nome (1 litro de lágrimas) desde então ele ainda segue na minha lista de dramas favoritos.
A história é emocionante e me ensinou muito, muitas vezes a gente coloca tanta dificuldade para coisas que podem ser resolvidas e forma tão simples, e Aya, mesmo com a condição que estava, já ciente de qual infelizmente sería seu futuro, ela não desistiu da sua vida nenhum momento e lutou até o fim.
Aya você mora eternamente no meu coração
comentários(0)comente



Bel 28/11/2021

Mdsss essa leitura mudou minha vida, acho que todos deviam conhecer essa história, se não o diário então o filme, mangá ou o dorama
comentários(0)comente



Charles Lindberg 02/04/2021

Isto não é uma resenha; este não é um livro resenhável
ig: @teachernoctowl

"Eu ponho minha mão no peito. Eu sinto meu coração bater. Fico feliz. Eu ainda estou viva."

1 Litro de Lágrimas é o diário de Aya Kito, mantido a pedido médico, para exercitar os músculos de suas mãos.

Aos 15 anos, a japonesa foi diagnosticada com ataxia espinocerebelar (SCA), doença degenerativa que acarreta a perda progressiva de coordenação motora, eventualmente levando à paralisia e morte. A capacidade mental da pessoa, porém, se mantém intacta.

É uma condição mutagênica, passada por um gene dominante ou recessivo, que pode se manifestar em pessoas de qualquer idade, a qualquer momento. Ou nunca. A maioria das pessoas nunca sabe se carrega o gene relevante.

Além disso, SCA não é uma doença específica, mas uma variedade incerta de condições relacionadas ao cerebelo que acarretam sintomas semelhantes, facilmente confundidos com Parkinson, coreia, convulsões, entre outros males mais comuns. É necessário um diagnóstico diferencial.

Por essas razões, SCA é muito difícil de estudar. Não há cura ou tratamento conhecidos.

O caso de Aya foi diagnosticado muito cedo, o que lhe permitiu fazer um relato intenso e compreensivo das suas relações sociais e familiares, cronicando o ponto de vista de quem está aos poucos perdendo o próprio corpo — e não há nada que ninguém possa fazer.

Aya faleceu aos 25, já há muito incapaz de continuar escrevendo. No entanto, suas palavras contam uma história de esperança, perseverança e amor, publicada por sua mãe dois anos antes de sua morte. Porque "Aya sempre quis ajudar as pessoas."

Fiel a seu desejo, o corpo de Aya foi doado para pesquisa médica — algo culturalmente reprovável no Japão —, e suas palavras foram traduzidas para dezenas de idiomas, adaptadas para o cinema e televisão, e continuam a inspirar um sem-número de pessoas que sofrem tragédias semelhantes. Seja paciente ou familiar.

Apesar de uma vida triste e curta, não se pode encontrar na Internet uma foto de Aya Kito sem sorrir. Comumente, tem o punho cerrado para a câmera: "Eu sou uma lutadora."
comentários(0)comente



grazi 13/03/2021

:)
Eu não tenho palavras pra descrever o que senti lendo esse livro. A história da Aya é realmente muito importante e me fez refletir muito sobre a vida, sobre o quanto ela foi forte e mesmo chorando nunca perdeu a alegria, sobre pontos pequenos, mas essenciais também.

Aprendi muito lendo sobre ela e com toda certeza recomendo.
comentários(0)comente



Thay 21/01/2021

Eu simplesmente não tenho palavras para descrever esse livro.

A história de luta da Aya é tão bonita e nos faz refletir sobre como reclamamos tanto da vida sendo pessoas "normais", enquanto ela, que tinha tudo para odiá-la, apenas a apreciou e fez valer a pena de sua forma.

É uma leitura recomendadíssima!!!

"O fato de eu estar viva é uma coisa tão encantadora e maravilhosa que me faz querer viver mais e mais." - Aya Kito -

Essa é uma das frases que mais me marcou durante a leitura e me faz perceber o quanto ela estava certa em ter lutado até o fim...
comentários(0)comente



Thais Lima 09/01/2021

Triste, mas inspirador
Eu já tinha lido o mangá inspirado nessa história, e visto o dorama. Mas ler a história contada pelo coração da própria Aya é devastador. Machuca saber que a lutou tanto e no fim morreu jovem. Dói saber que ela queria amar e ser amada, mas não teve tempo. E principalmente, a alma dói em ver como a Aya queria desesperadamente viver, mas sua doença venceu no final.

Aya era corajosa e guerreira. Mesmo que ela não pensasse assim, ver ela lutando com tudo que tinha contra a doença me fez perceber como nós somos ingratos por toda a nossa vida. Sofremos por frivolidades, enquanto pessoas como Aya só querem o direito de viver normalmente.

Onde quer que ela esteja agora, espero que esteja feliz. Espero que esteja correndo em lindos campos verdejantes, sorrindo e pulando. Que pelo menos a vida após a morte tenha cessado as lágrimas que Aya teve que chorar em sua breve vida.
comentários(0)comente



Taty 07/01/2021

Lagrimas...
esse livro é de uma sensibilidade sem tamanho, mas foram muitas lagrimas derramadas para finaliza-lo, por vezes foi difícil ler a dura realidade retratada no livro,
comentários(0)comente



35 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR