Um Certo Capitão Rodrigo

Um Certo Capitão Rodrigo Erico Verissimo




Resenhas - Um Certo Capitão Rodrigo


165 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11


Jana 17/07/2022

Bom
Não li os outros volumes e nem pretendo, gosto de narrativa com contexto histórico mas essa não me prendeu. Rodrigo é o típico machista (não apenas pela época e região, é a personalidade dele e ainda hoje existem milhões de homens iguais a ele), a falta de responsabilidade e o jeito que tratava esposa e filhos me irritava e me deixava impaciente pra terminar a leitura.
comentários(0)comente



Sofia.Cunha 08/07/2022

Um certo capitão Rodrigo é a perfeita mistura de história e ficção. Érico Veríssimo foi sagaz demais em cada página. Não vejo a hora de ler O tempo e o vento por inteiro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Min 22/06/2022

Vosmecê é um homem impossível.
"Não tinha meio-termo: com ele era risada ou choro, beijo ou bofetada, festa ou velório."

Desde as primeiras linhas esse livro chama muito a atenção, é com certeza muito bem escrito e ambientado, com seus personagens únicos, carismáticos e fortes.

O nosso Capitão é a figura mais emblemática que já conheci, um ser muito chamoso (?), valente (bruto) e extremamente volátil. Ele nos leva ao frenesí de sentir muita simpatia e tremendo asco. Outra grande personagem pra mim é a Bibiana, mulher de fibra que até o fim foi fiel as suas convicções.

Um dos pontos altos de toda a narrativa são as longas conversas entre o Padre Lara e Cambará, porque eles juntos são uma dupla muito esquisita e sai cada filosofia quando eles discutem algo. É uma história intensa que te envolve, em pouco tempo você já sente ser parte da vila também, e que te expõe aos mais variados dilemas, com um final pungente que fica marcado na memória!
comentários(0)comente



Carlos_Junior 19/06/2022

muito bom
Muito boa leitura, eu lembro de ter lido a uns 10 ou 15 anos atras, recomendo e deu ate vontade de ler denovo
comentários(0)comente



jansxuxus 30/05/2022

entendo que é um clássico, e que tem sua importância histórica, mas eu não gosto do estilo de escrita e de narrativa do érico veríssimo, só li por causa da escola.
comentários(0)comente



Mariduana 28/05/2022

Ideia boa
? Ideia boa

? Alusões ótimas

? Escrita difícil (li para a escola)

? Muito lento

? Muito machista (ok q era a época mas msm assim incomoda)
comentários(0)comente



kauê 23/05/2022

livro delicioso
li por causa da escola, que livro bom!!!!! fiquei incomodado em diversas cenas com umas falas problemáticas, mas entendo que o livro foi escrito na década de 60, uma época bem diferente. recomendo. chorei no final.
comentários(0)comente



sebasia 03/05/2022

Livro carregado de machismo, mas que retrata bem como funcionava a vida no Rio Grande do Sul na Independência. A história até pode ser boa se levar em conta o contexto social, mas é quase impossível ler e não sentir raiva do protagonista pelo seu comportamento extremamente machista.
comentários(0)comente



Gabriela 09/03/2022

Divertido, doloroso e emocionante
Este livro conta todo o episódio referente ao personagem Rodrigo Cambará, um dos mais bem-quistos da série de livros ?O Tempo e o Vento?. Devido à popularidade de Rodrigo, foi feita uma edição à parte em que podemos acompanhar apenas a trajetória do Capitão.

Divertido porque Rodrigo Cambará, com seus dizeres audaciosos e seu bom humor, nos conquista imediatamente. Sua relação com o Padre Lara é repleta de diálogos que caminham entre o divertimento e a profundez, levando o leitor a questionamentos de diversas naturezas. Fiel aos seus princípios, Rodrigo os defende com garra e sorriso no rosto.

Doloroso porque este personagem, que se apresenta com tanto carisma, tem seu arco de queda. Este ponto, para não dar spoilers, evito comentar muito. Rodrigo Cambará desce do topo da mais alta colina até o fundo de um poço escuro e frio, levando consigo pessoas que o amavam e o queriam bem; mas tem, de alguma maneira, sua elevação após a provação.

Emocionante porque não teria como não sê-lo. Uma história de amor e guerra, com personagens bem construídos sem serem descritos ao extremo, com diálogos impecáveis e indispensáveis ao curso da história, com metáforas de partir o coração e marejar os olhos. Eu já sabia o final da história, mas chorei como se estivesse me deparando com ele pela primeira vez.

Capitão Rodrigo Cambará, de espada em punho, sorriso aberto e violão a tiracolo, conquista até mesmo aqueles que se recusam a serem conquistados.
comentários(0)comente



Maikom.Abreu 09/03/2022

Show
Um Certo Capitão Rodrigo é o exemplo de que a literatura é necessária. As histórias alheias tem muito a nos ensinar, mesma aquelas que são fictícias, nesse aspecto a leitura de boa literatura se torna indispensável! Indico fervorosamente esse livro!
comentários(0)comente



Sabrina 06/02/2022

Capitão Rodrigo...
Segundo livro do Erico Veríssimo que leio, autor que está seguindo para ser um dos meus favoritos.
Um Certo Capitão Rodrigo se passa em uma vila, com duas família protagonistas e um padre. Em uma narrativa simples e cheia de paixão, Veríssimo nos faz sentir o cotidiano de Santa Fé em todos os seus aspectos. O Capitão Rodrigo de Cambará é um espetáculo à parte que odiamos e amamos assim como os moradores de Santa Fé. Em poucas páginas Veríssimo nos entrega uma história forte que nos faz refletir por muito tempo sobre como julgamos os nossos...
Gabi sz 07/03/2022minha estante
Quantos personagens importantes tem? Vc sabe? Por favorr ?




Fefe 02/02/2022

Um certo Capitão Rodrigo ?
Foi um livro que me impressionou bastante, porque eu não dava nada por ele!
No início a gente se apaixona por Rodrigo, por seu jeito seduzente, e aquilo te envolve, a história te envolve!
Com o passar dos capítulos, sente-se raiva de Rodrigo, pelo que fez com Bibiana, por toda a sua falta de comprometimento com as consequências de suas escolhas e atos.
É possível refletir sobre a vivência das mulheres até os dias de hoje nesse formato, em seus relacionamentos. É triste perceber que apesar de muitas anos terem passado, essa ainda é a realidade de muitas!
Enfim, impossível não se agarrar à história! Realmente me surpreendeu, e com certeza, voltarei a ler outros livros do Érico Veríssimo!!
Recomendo muito a leitura!!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gustavo.Nazario 05/01/2022

"Buenas e me espalho!"
"Buenas e me espalho! Nos pequenos dou de prancha e nos grandes dou de talho!"
É assim que capitão Rodrigo entra no bar de Nicolau em Santa Fé. Esse pequeno trecho já nos dá uma ideia da personagem desenvolvida ao longa da história: ao mesmo tempo que agrada a todos com amigo e festeiro, fez Bebiana sofrer com a filha pequena Anita que veio a falecer. Um personagem e tanto, cativante, complexo e marcante, "8 ou 80" como é descrito no livro.
comentários(0)comente



165 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11