Pererinha 24/11/2011
O Poderoso Chefão (The Godfather)
Publicado em 1969, por Mario Puzo, imigrante de italianos, nasce em Nova York em 15 de Outubro de 1920. Na cidade italiana de Corleone, que fica na Sicília, onde nasceu à história, em (1945-55), fazendo ainda remissão à família e a adolescência de Dom Vito centrando sobre tudo na sua ascensão de imigrante pobre, o poderoso líder de uma das famílias mafiosas que partilhavam o poder no submundo de Nova York.
Personagens: (Constanzia Corleone, Santino, Frederico, Michael e Connie Corleone, Tom Hagen, Peter Clemenza, Paulie Gatto, Familia Tattaglia, Vigil Sollozzo, Thereza, Kay Adams, Luca Brasi, Woltz, Amerigo Bonasera, Johnny Fontane, padeiro Nazorine, Lucy Mancini, Carlo Rizzi.).
Lugar: Long Island (Nova York); Dartmouth College, New Hampshire.
Dom Vito Corleone é tipo de pessoa que faz juiz à palavra “O poderoso chefão” , é conhecido como Dom Corleone, ou simplesmente Padrinho, por aqueles que já tiveram um pedido concedido em troca de sua lealdade e respeito. Corleone é um importante empresário do azeite, tem três filhos Santino (Sonny), Frederico (Fredo ou Fred) e Michael (Mike), e uma única filha, Connie. Segundo Don, ninguém havia herdado a veia dos negócios, mais do que seu filho mais velho, junto com Tom Hagen eram seus braços direitos. Este último foi criado pela família depois de ser encontrado nas ruas por Sonny e recebido de braços abertos na casa da família.
Segundo a tradição um Siciliano não pode recusar de atender um pedido de um amigo . Três homens esperavam o momento certo na festa para ver seus desejos realizados, um deles, é de seu afilhado Johnny Fontane, que precisava fazer um papel principal num filme, que levantaria sua carreira novamente, depois de casamento conturbado. Mas dependia da vontade de um diretor de Hollywood. Isso era um trabalho para Tom Hagen, que usou sua experiência de novo consigliori da família Corleone, ancorado por seu patrão.
Depois disso Dom Corleone recebe uma proposta de Vigil Solozzo (bode expiatório da família rival Tartaglias), para um novo negócio, o narcótico. Mas depois de pedir conselho para Sony e Hagen, decide por não fazê-lo, para não comprometer seus amigos influentes na política, o que lhe causaria problemas. Em conseqüência disso sofre um atentado na frente de seu escritório, com a conspiração de Paulie Gatto, o traidor da família. Mas Sonny toma as rédias do negocio da família e manda matá-lo e, fazer com que Solozzo fique sabendo. Agora, Sonny deveria pensar qual decisão tomar pois, poderia começar uma guerra sem volta entre as duas famílias mais influentes de Nova York, melindrosamente, porque os Tartaglias tinha as outras famílias a seu favor. Enquanto que Fredi ainda estava no hospital, em estado de choque, Michael, o caçula e, até então, não queria participar dos negócios da família, resolve tirar sua mascara de bom moço tendo plano para acabar com Solozzo e seu guarda-costa, capitão da policia, que o havia espancado. Num encontro em que Mike negociaria com Solozzo num restaurante no Brooklyn, o caçula de Don Corleone, enfim, acaba pondo em prática o plano matando os dois. No dia seguinte estaria declarada a guerra entre as famílias.