O Poderoso Chefão

O Poderoso Chefão Mario Puzo
Mario Puzo




Resenhas - O Poderoso Chefão


576 encontrados | exibindo 526 a 541
1 | 2 | 3 | 36 | 37 | 38 | 39


Luis Olliveira 21/07/2011

Adaptações pro cinema podem ser melhor que o original, eis a prova!
Um bom livro, que conta com bons personagens e uma história intrigante. Um texto simples que não perde muito tempo com descrições desnecessárias, o que é ótimo já que Puzo tenta abordar as várias facetas e níveis da máfia, criando uma trama complexa que se torna de fácil compreensão graças ao texto enxuto.

Ainda sim, a estrutura escolhida por Puzo prejudica o livro, já que possui muitos trechos que soam terrivelmente desnecessários. As partes focando em Johnny Foltane e Lucy Mancini por exemplo, acabam ocupando mais espaço do que deveriam, já que são personagens menores e sem apelo que acabam apenas distraindo daquilo que realmente importa.

Mas tirando esses excessos, o livro é fascinante ao revelar os costumes, os valores e as ações dos personagens principais de maneira clara e nos levando a entender e até a simpatizar com aqueles personagens. O que por si só já vale a leitura.

E lendo o livro, embora tenha gostado, tenho que dizer que prefiro o filme dirigido por Francis Ford Coppola por ter conseguido se concentrar apenas naquilo que era realmente relevante pra história dos personagens principais, que são, no fim das contas, quem realmente nos prendem a esse universo.
Ro 05/08/2012minha estante
concordei com cada palavra! as parte de Johnny e Lucy são COMPLETAMENTE desnecessárias


Priscila 01/01/2014minha estante
Desanimei quando chegou a parte em que Johnny Fontane teve um grande destaque...e realmente, não faz diferença nenhuma na história! Mas é um ótimo livro!




Julia 29/06/2011

Para falar a verdade ainda não vi os filmes. Mais o livro é fenomenal, não é a toa que "O Poderoso Chefão" ainda é poderoso. Todo mundo já ouviu falar.
A descrição do mundo da máfia siciliana na América é incrível. Pois é o mundo do crime com código e honra (muito diferente da máfia que conhecemos hoje e não estou falando do trafico, sabe aqueles que ficam ali na esplanada). É muito inteligente te prende de uma forma. Mais tome cuidado ao ler este livro, pois sua mente pode começar a trabalhar de forma siciliana. Rsrsrs.
Eu vivia repetindo: “Tenho que parar de ler aquele livro!”.
comentários(0)comente



@geovanibitt 26/06/2011

Incrível
Não há palavras que possam resumir essa obra.
comentários(0)comente



Sire-kefka 19/06/2011

O melhor Livro de todos os tempo!
Puzo nos trás uma grandiosa obra em O Poderoso Chefão(The GodFather);
O livro envolve não apenas as questões de mafia como muitos leigos pensão. Ele trás em si uma concepção da familia como ela realmente deveria ser. O amor entre os irmãos e o respeito até que o ultimo laço seja quebrado por interesses pessoais que não sejam da familia.
Também segue uma linha de pensamento filosófico unico em que o "mestre" Dom Vito Corleone nos presenteia.
Vale a pena ler esta Obra Prima!
comentários(0)comente



Dsuisso 28/04/2011

O melhor
Simplesmente o melhor livro que já li
comentários(0)comente



alxcancado 05/04/2011

Da miséria homicida para passos determinados a vencer
Don Corleone aumenta seus laços de amizade tão rápido quanto seus laços de inimizades. Longas reuniões e argumentações não são suficientes para deixar o inimigo estacionado tão logo se sintam contrariados pelo poder maior.

Desta guerra entre familias mafiosas, o caçula que repudiava tal mundo asqueroso, se vê de tal forma envolvido, que apenas um olhar e o silêncio externado, são capazes de provocar arrepios na espinha dos inimigos.

Definitivamente, um clássico, este é daqueles livros na qual se "engole" e tão logo passa a depressão pós-leitura, chega uma sede violenta por querer mais...
comentários(0)comente



Marlon Teske 22/03/2011

Negócio de Família
Eu poderia ficar aqui escrevendo por horas sobre esse livro, mas vou me ater a poucas palavras pra não estragar a obra máxima de Mario Puzo com meus elogios motivados tão somente pelo meu sangue meso italiano. O Padrinho (que a tão inspirada tradução nacional achou "O Poderoso Chefão" um nome melhor) foi um dos marcos tanto da literatura quanto do cinema mundial.

A história toda gira em torno de alguns dos personagens principais, mais ou menos em "cenas" que juntas criam uma única história. De todos eles, os dois grandes destaques são sem dúvida o próprio padrone Don Vito Corleone e seu filho Michael Corleone. Ambos são o estereótipo do italiano frio e calculista que nunca perdoa uma dívida.

Desde a infância miserável de Don Vito até a sua morte já milionário e "dono" de metade dos EUA correm muito sangue pelas ruas de Nova Iorque. Nada escapa das ordens de Don Vito, e quando ele dá sua palavra, considere o serviço feito. O velho realmente tinha tutano para os negócios da família, e ele nunca abandona seus afilhados em momentos de dificuldade.

Foi a generosidade de Don Vito para sua família que lhe tornou conhecido como padrinho de qualquer um que viesse em busca de sua justiça e de seu auxílio. Ao lado de seus dois caporegimes Tessio, Clemenza e Genco Abbandano, o consigliore de Don Vito, fizeram chover sangue sobre a cidade sempre que seus interesses estivessem ameaçados.

Mas Don Vito era um homem de família. Se recusava a trabalhar com prostituição (não que mulher faltasse pros seus filhos) e principalmente com o tráfico de entorpecentes. E isso foi o motivo que o levou a um segundo atentado a bala que o tira dos negócios temporariamente. Vito Corleone levou cinco tiros e viveu pra contar história, pro desespero de seus inimigos.

A partir daqui os filhos assumem os negócios da família. Não vou contar mais pra não estragar a surpresa de alguém que talvez queira ler o livro (ou ainda não tenha visto o filme, como eu) mas o final é épico. Entrou pra lista dos meus livros preferidos e um que provavelmente irei reler futuramente.

O Poderoso Chefão resume tudo o que se espera de um bom livro sobre a máfia, sobre a vida dos imigrantes italianos nos EUA no inicio do século passado e principalmente até onde um homem pode ir em defesa de sua família e dos interesses dos seus protegidos quando a própria justiça vendida não os protege.

Cinco estrelas é pouco =)

Lido e Resenhado em Setembro de 2006
Nádia 14/02/2013minha estante
Concordo plenamente com vc, adorei o livro.


Rodrigo 04/06/2014minha estante
Excelente resenha!


Cowboy from Hell 22/02/2016minha estante
Cara eu não li o livro, mais o filme, nossa senhora. É o melhor filme que eu ja vi em termo de história!


Marcos.Azeredo 02/12/2020minha estante
Eu não li o livro, mas o filme é excelente!




Sr.F 19/03/2011

História boa, contudo, pouca ação, o que torna a leitura monótona.
comentários(0)comente



robrobs 17/03/2011

O final foi um pouco decepcionante, comparado ao filme. Falta tanta coisa!
comentários(0)comente



Lilly 14/03/2011

Fascinante!
Eu sou fã incondicional do Don Corleone... Ah, euzinha com um padrinho assimmmmm. Máfia italiana atuando em Nova York é preciso dizer mais? Puzo descreve inúmeras situações envolvendo os Corleone e os "negócios" da família. O livro é muito interessante, os personagens são ricos e não há como se arrepender. Já li inúmeras vezes e reli recentemente.
comentários(0)comente



Cardoso 13/03/2011

Livro Lido Comentado
Comentário no meu blog http://livrolidocomentado.blogspot.com/
comentários(0)comente



Tiabetok 10/03/2011

o melhor livro do mundo
O submundo da máfia foi apresentado por Mario Puzzo nesta incrível obra ganhou notoriedade pela trilogia dos filmes dirigida por Francis Ford Copola, onde temos Marlon Brando (Tarcísio Meira daqui a uns anos) como Don Vito e Al Pacino (tenho total admiração ao trabalho dos dois, graças a este filme!) como Mike, o filho mais novo de Don.
O CARISMA DE Vito Corleone encanta nesta obra. Apesar de implacável, Vito é um homem justo. “Padrinho” conhecido por todos, não nega nada a seus ditos afilhados, desde moradia e sustento até a mais violenta vingança, em troca só exige o respeito e a lealdade daqueles que protege.

T!@: É meio difícil falar deste livro, pois passam mil e uma coisas na minha cabeça ao mesmo tempo e não consigo associar as idéias...

Don Vito tem três filhos: Fredo Corleone, o mais velho, Santino Corleone, bonitão estourado (literalmente, foi morto a “metralhadas” em uma emboscada) e o mais novo Mike Corleone, que nunca quis saber dos negócios do pai, e obviamente o mais preparado para assumir a os negócios da "família" assim que o pai resolvesse se afastar; temos ainda Ton Hagen, criado por Vito desde criança, chegando ao posto de Concigliare (braço direito) e advogado da família quando adulto. Michael Corleone (Al pacino), “criou” um símbolo que pra sempre seria associado aos mafiosos, que é o ato de limpar o rosto com um lenço. Michael faz isso para evitar a corisa, que corre sem fim após ter a cara partida numa briga com um policial, mas a imagem de um mafioso na cabeça das pessoas sempre tem um lenço limpando o suor do rosto.
A história trás muitas personagens que são bem apresentadas no livro. Muitas delas são representações da realidade, Vito por exemplo, é uma alusão ao chefão Joseph Bonanno. Reza a lenda que Johny Fontaine (afilhado de Don) foi baseado em Frank Sinatra. Temos também Al Capone (verídico), não sei muito sobre ele (e sinto não ter pesquisado), a única coisa que sei é que foi o chefão popular durante a Lei Seca ( e que perde na guerra para os Corleone!)
comentários(0)comente



Jalbert Pedro 26/02/2011


Simplesmente o melhor e mais envolvente romance que já li!
magnífico, maestral, é inexpugnável a forma como Mario Puzo descreve a História da máfia ítalo-americana, demonstrando o poder e força de homens com Don Vito Corleone que não acreditam na justiça da sociedade,criando um mundo que eles próprios determinem os rumos!

vale ressaltar que quando comecei a ler não queria mais parar, sempre que tinha alguma possibilidade de leitura a mínina que fosse eu o abria! rs e quando estava em casa no meu quarto lendo-o, eu até colocava a trilha sonora do filme em acompanhamento com minha leitura para mexer mais ainda com minha imaginação! rsrs

abraço galera!
comentários(0)comente



Chelo 14/02/2011

O poderoso
Ótimo
comentários(0)comente



576 encontrados | exibindo 526 a 541
1 | 2 | 3 | 36 | 37 | 38 | 39