Tiabetok 10/03/2011
o melhor livro do mundo
O submundo da máfia foi apresentado por Mario Puzzo nesta incrível obra ganhou notoriedade pela trilogia dos filmes dirigida por Francis Ford Copola, onde temos Marlon Brando (Tarcísio Meira daqui a uns anos) como Don Vito e Al Pacino (tenho total admiração ao trabalho dos dois, graças a este filme!) como Mike, o filho mais novo de Don.
O CARISMA DE Vito Corleone encanta nesta obra. Apesar de implacável, Vito é um homem justo. “Padrinho” conhecido por todos, não nega nada a seus ditos afilhados, desde moradia e sustento até a mais violenta vingança, em troca só exige o respeito e a lealdade daqueles que protege.
T!@: É meio difícil falar deste livro, pois passam mil e uma coisas na minha cabeça ao mesmo tempo e não consigo associar as idéias...
Don Vito tem três filhos: Fredo Corleone, o mais velho, Santino Corleone, bonitão estourado (literalmente, foi morto a “metralhadas” em uma emboscada) e o mais novo Mike Corleone, que nunca quis saber dos negócios do pai, e obviamente o mais preparado para assumir a os negócios da "família" assim que o pai resolvesse se afastar; temos ainda Ton Hagen, criado por Vito desde criança, chegando ao posto de Concigliare (braço direito) e advogado da família quando adulto. Michael Corleone (Al pacino), “criou” um símbolo que pra sempre seria associado aos mafiosos, que é o ato de limpar o rosto com um lenço. Michael faz isso para evitar a corisa, que corre sem fim após ter a cara partida numa briga com um policial, mas a imagem de um mafioso na cabeça das pessoas sempre tem um lenço limpando o suor do rosto.
A história trás muitas personagens que são bem apresentadas no livro. Muitas delas são representações da realidade, Vito por exemplo, é uma alusão ao chefão Joseph Bonanno. Reza a lenda que Johny Fontaine (afilhado de Don) foi baseado em Frank Sinatra. Temos também Al Capone (verídico), não sei muito sobre ele (e sinto não ter pesquisado), a única coisa que sei é que foi o chefão popular durante a Lei Seca ( e que perde na guerra para os Corleone!)