The Secret History

The Secret History Donna Tartt




Resenhas - The Secret History


172 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Luh 08/11/2023

The Secret History
Muito muito bom!!!! Estava na minha lista ha muito tempo e só consegui ler agora, mas valeu a pena esperar!

O conflito central do livro, e também a principal falha do Richard (o narrador), é a busca extrema pelo pitoresco. Como ele vive com a ideia de que a beleza é o principal aspecto que deve ser notado, ele acaba sendo muito ignorante as coisas internas, se levando muito por aparências, o que pode ser visto pelo fato de ele ter se mudado para o outro lado do país por conta das estéticas da faculdade, mostrando que essas decisões grandes na vida dele não importam muito.

Ele acaba entrando em um grupo recluso do resto da faculdade, onde acaba conhecendo Henry, Bunny, Francis, Charles e Camilla. Mesmo dentro do grupo, ele se sente como um espectador, excluído do grupo. Tudo isso muda quando ele acaba entrando na narrativa, descobrindo segredos que os outros membros do grupo guardavam dele e de si mesmos.

Já no começo do livro, somos apresentados ao fato de que o Bunny irá ser assassinado pelos seus supostos "amigos". Esse fato é contado no começo da história com o intuito de fazermos a pergunta: "Por que eles mataram?", e não: "Quem matou?".

No livro, eles buscam muito encaixar cada personagem em algum papel do teatro grego. O Richard, por grande parte foi o expectador, Bunny foi o alívio cômico, Julian foi o mestre e Henry foi o auto denominado herói trágico.

Eu diria que todos os personagens foram muito desagradáveis, mas em níveis diferentes. Em suma, Richard é um narrados não confiável, ou seja, tudo o que lemos pode ou não ser verdade. O narrador pode ter exagerado ou não, mas isso é algo que nunca vamos conseguir saber com certeza.

"Death is the mother of beauty." said Henry.
"And what is beauty?"
"Terror."
comentários(0)comente



isa 28/10/2023

Que livro!! Acredito que esse é um livro que não vou esquecer e que sempre vai voltar pra minha mente com muitos questionamentos, em sua maioria positivos.
O começo é um pouco lento, mas menos do que eu esperava e logo me vi muito ansiosa e presa na história. Acredito que a primeira metade do livro é bem melhor que a segunda, apresenta bem os personagens e detalhes que foram me deixando cada vez mais curiosa. A segunda parte se arrasta por mais tempo do que o necessário, mas eu entendo por parte de seu propósito ser as consequências psicológicas nos personagens.
Me incomodou um pouco a falta de detalhes pra certos personagens e ações, mesmo que o objetivo seja de mostrar como Richard era alguém a parte deixado nas sombras das situações. A autora usa muito da memória falha do personagem principal, algo que no final do livro começou a me irritar, pois eu queria muito ter acesso a essas conversas perdidas.
Julian foi um personagem mal aproveitado, senti falta de um maior desenvolvimento de suas aulas, seus relacionamentos e seus pensamentos. O grupo também poderia ter sido mais desenvolvido, mas vejo essa superficialidade como algo feito propositalmente como crítica.
Eu esperava que esse livro fosse 5 estrelas, mas não me sinto decepcionada e acho que com o tempo e algumas releituras essa história só vai crescer no meu conceito. Recomendo muito.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Giovanna Araujo 19/10/2023

O início do livro foi terrível, muito lento e entediante e eu até pensei em abandonar, mas depois de uns 20% melhorou bastante e eu me vi muito entusiasmada com a história. Apesar disso, senti que o final, o "pós-Bunny" se arrastou mais do que deveria e eu senti todo tédio do início do livro voltando, e o epílogo foi muito coisa de novela, dei até umas risadas porque foi bem inesperado essa quebra da atmosfera dark academia do livro. Outra coisa que me incomodou foi o fato dos personagens não terem personalidade nenhuma além das coisas rasas que eram apresentadas - a Camilla era só "a menina", o Francis era só "o gay", o Charles era só "o alcoólatra", e assim vai. O livro poderia ter sido BEM menor do que ele é, mas, apesar disso, esse "meio" da história foi maravilhoso, entregou tudo que eu estava esperando quando peguei esse livro pra ler e me entreteve bastante.
comentários(0)comente



Madu 14/10/2023

Incrível
Todos mundo não bate bem das ideias, não confio em NADA que o mitomaníaco do Richard fala e todos são desprezíveis. Adorei
comentários(0)comente



rapha14 11/10/2023

Como expressar o que esse livro me fez sentir? Pra começar, a narração é maravilhosa, eu amo o jeito que a Donna Tartt escreve e a atmosfera que ela criou pra esse livro. A forma que ela constrói esse mistério é genial, e o fato do personagem principal ser um narrador não confiável deixa tudo ainda melhor. Já iniciar o livro sabendo o destino do Bunny, e ter a ansiedade de entender por que e como tudo acontece foi uma jogada que eu amei e que me prendeu muito na história. O livro faz uma sátira incrível sobre a romantização característica do Richard sobre tudo e todos - por mais terrível que sejam - ao mesmo tempo que te leva a fazer a mesma coisa sem que você perceba. Eu me senti totalmente imersa nesses acontecimentos e não conseguia acreditar que tinha chegado ao fim quando terminei de ler. O final foi (na minha opinião) inesperado, mas o único caminho que os personagens poderiam ter seguido. É cruel, porém maravilhoso. Esse é um livro que se tem sempre algo a mais a se analisar e teorizar, e virou um dos meus favoritos da vida.

"Existem coisas como fantasmas. Pessoas em todos os lugares sempre souberam disso. E acreditamos neles tanto quanto Homer. Só que agora os chamamos por nomes diferentes. Memória. O inconsciente."
comentários(0)comente



Alexis.Sodre 10/10/2023

Eu sinceramente tenho tanta coisa pra falar que nem sei como. Sempre pensei que as pessoas exageravam muito pra falar desse livro, e tava até meio desanimada quando vi o tamanho, planejando ler bem devagar. Mas nesses 7 dias lendo ele, não conseguia parar de pensar nos personagens e na trama. Fiquei tão empolgada que li mais de 200 páginas em uma madrugada. Mas quando chegou o epílogo, fiquei tão em choque com o que o Henry fez que precisei pausar antes de terminar. Agora já to até com aquela sensação de saudade.
comentários(0)comente



felipe1503 05/10/2023

Yass
I thought it was a pretty funny book, with all the academic exaggerations and all, she created such an absurd universe it was a nice book. Very boring background characters, an icky view of the only main girl but i liked it
comentários(0)comente



Isabelle 27/09/2023

Absolutamente todos os personagens desse livro são desprezíveis e insuportáveis

10/10 recomendo a leitura
comentários(0)comente



jota32 26/09/2023

The Fatal Flaw
A morbid longing for the picturesque at all costs. Tartt's writing is dazzling, compelling and dramatic. It's almost like we were within the story, as we could feel the snow in the mountains and the fog in the meadows. Tartt truly leads the reader into the pursuit of beauty and desire, but also shows its consequences. The consequences of obsession and lack of morality. In order to surrender to the primal appel and lose control completely, in order to live without thinking, one must loses its own soul. And what would that be if not death and utter chaos running down the middle of a life?
comentários(0)comente



Marina.Caetano 24/09/2023

Suspense psicológico bem construído
Antes de ler o livro, li reviews na Amazon e a maioria eram críticas a respeito do ritmo lento do livro e de que muitas passagens eram desnecessárias. Decidi lê-lo mesmo assim, sem preconceitos, para formar minha própria opinião e percebi que gostei da primeira metade do livro mesmo ela sendo mais lenta, pq a historia vai escalando lentamente até que a gente se depara com a primeira morte, quando percebe que as coisas estão saindo do controle e como o narrador nao viu aquilo vindo. Gostei como ela realmente gastou tempo construindo as personagens. Alguns trechos aparentemente desnecessários, como as férias do inverno de Richard, ou os finais de semana na casa de campo de Francis nos dão uma dimensão de quem sao aquelas pessoas e que tipo de vida tinham antes de tudo. Após o assassinato do primeiro homem eu entrei em uma espiral de preocupações junto com os personagens e comecei a sonhar que eu tinha cometido um crime e estava apavorada com a possibilidade de ser descoberta, fugindo, mentindo, me escondendo... os sonhos perturbadores continuaram até quase o final do livro (ufa). No geral, foi no mínimo interessante passar por essa experiência de leitura. Recomendo, mas sei que nem todo mundo vai gostar.
comentários(0)comente



LavAnia38 12/09/2023

Henry Winter casa comigo
Li pela primeira vez em 2021, e desde então sou completamente obcecada por esse livro. Não sei que droga a Donna Tartt estava utilizando ao escrever essa obra prima mas posso afirmar que ela é bem poderosa e funcionou muito bem. Não há absolutamente nada nesse livro que não seja perfeito. Os personagens, a narrativa, o enredo, os plots.. TUDO foi muito bem calculado e escrito. Já li ele duas vezes e ainda fiz questão de ouvir em áudio book. Fantástico. Nunca mais fui capaz de achar uma obra de arte que superasse essa
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



clara1091 10/09/2023

?For if the modern mind is whimsical and discursive, the classical mind is narrow, unhesitating, relentless. It is not a quality of intelligence that one encounters frequently these days. But though I can digress with the best of them, I am nothing in my soul if not obsessive.?

?But isn't it also pain that often makes us most aware of self? It is a terrible thing to learn as a child that one is a being separate from the world, that no one and no thing hurts along with one's burned tongues and skinned knees, that one's aches and pains are all one?s own. Even more terrible, as we grow old, to learn that no person, no matter how beloved, can ever truly understand us. (?)?
comentários(0)comente



belabvieira 30/08/2023

The secret history
"beauty is terror. whatever we call beautiful, we quiver before it"
livro insano de bom, clássico dark academia, até antes de ler ele eu já sabia que ia favoritar. é bem diferente do que tô acostumada a ler, mas foi uma surpresa boa
"I am nothing in my soul if not obsessive"
richard, francis e camilla ganharam meu coração
comentários(0)comente



172 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR