Luh 08/11/2023
The Secret History
Muito muito bom!!!! Estava na minha lista ha muito tempo e só consegui ler agora, mas valeu a pena esperar!
O conflito central do livro, e também a principal falha do Richard (o narrador), é a busca extrema pelo pitoresco. Como ele vive com a ideia de que a beleza é o principal aspecto que deve ser notado, ele acaba sendo muito ignorante as coisas internas, se levando muito por aparências, o que pode ser visto pelo fato de ele ter se mudado para o outro lado do país por conta das estéticas da faculdade, mostrando que essas decisões grandes na vida dele não importam muito.
Ele acaba entrando em um grupo recluso do resto da faculdade, onde acaba conhecendo Henry, Bunny, Francis, Charles e Camilla. Mesmo dentro do grupo, ele se sente como um espectador, excluído do grupo. Tudo isso muda quando ele acaba entrando na narrativa, descobrindo segredos que os outros membros do grupo guardavam dele e de si mesmos.
Já no começo do livro, somos apresentados ao fato de que o Bunny irá ser assassinado pelos seus supostos "amigos". Esse fato é contado no começo da história com o intuito de fazermos a pergunta: "Por que eles mataram?", e não: "Quem matou?".
No livro, eles buscam muito encaixar cada personagem em algum papel do teatro grego. O Richard, por grande parte foi o expectador, Bunny foi o alívio cômico, Julian foi o mestre e Henry foi o auto denominado herói trágico.
Eu diria que todos os personagens foram muito desagradáveis, mas em níveis diferentes. Em suma, Richard é um narrados não confiável, ou seja, tudo o que lemos pode ou não ser verdade. O narrador pode ter exagerado ou não, mas isso é algo que nunca vamos conseguir saber com certeza.
"Death is the mother of beauty." said Henry.
"And what is beauty?"
"Terror."