Berto 17/12/2023
O Genial Idiota.
Francamente, o livro é, de fato, muito bom. Estilo de escrita e narrativa característica do autor, ideal para fãs de outras obras do mesmo.
Para mim, o problema dessa obra é, infelizmente, seu tamanho. O livro é exageradamente longo, tornando-se desinteressante e maçante em diversos momentos na narrativa, principalmente do meio para frente.
Sim, é importante ressaltar que, querendo ou não, dada a proposta da obra e a característica dos personagens, torna-se praticamente impossível evitar repetições, uma vez que o livro se utiliza de seus personagens justamente para tecer críticas a respeito de tais comportamentos viciosos do cotidiano das pessoas.
A exemplo de minhas reclamações, cito o diálogo entre o Príncipe e o General, na parte Quarta da obra, onde, durante diversas páginas, ambos conversam sobre as épocas de guerra do general (conversa essa praticamente irrelevante para a trama, visto que a mesma ocorre outras diversas vezes previamente na obra, ainda mais tendo em vista q se encontra nas páginas finais do livro)
Entretanto, a obra, como um todo, é muito interessante! Os personagens e suas relações são absurdamente bem desenvolvidas, as críticas realizadas pelo autor são atemporais e muito bem inseridas na história e as reviravoltas presentes na obra instigam a curiosidade e surpresa do leitor.
.
.
Como pontos de ressalva/comentários a parte (tecidos completamente de modo pessoal e singular com base em minha experiência de leitura), cito:
1- Aos leitores, recomendo que anotem os nomes/famílias dos personagens. A trama é rica em diversas figuras, das mais insignificantes às mais caricatas, muitas vezes com sobrenomes e títulos muito similares uns com os outros. Logo, é importante saber distinguir de modo coeso cada uma delas durante a trama.
2- Como leitor que tomou tal atitude, recomendo que façam como eu e pulem/folheiem os capítulos chatos. Geralmente não recomendaria isso mas, em dados momentos (como o diálogo com o general, citado acima) o livro apenas cita detalhes para enriquecer e completar a história, não sendo necessariamente indispensáveis para a trama como um todo, tornando a leitura cansativa.
3- Para melhor aproveitarem a obra, associado à primeira dica, tentem entender a trama principal por diferentes pontos de vista, e não apenas pelo principal proposto pelo livro (príncipe). O excesso de detalhamento permite uma visão ampliada dos pontos de vista de diversos personagens a respeito do mesmo acontecimento.
4- Não espere uma história linear/planejada. Entenda que a obra, em sua maior parte, desenvolve-se focada nas experiências e atitudes do príncipe que, por sua vez, é alguém "Idiota" e despretensioso, levando a diversos diálogos/tomadas de atitude que ocorrem por mero acaso, sem necessariamente fazerem parte de algo maior.
5- Salve páginas interessantes. Existem diversos diálogos absurdamente interessantes durante a trama que poderiam tornar-sem pontos foco de obras inteiras, portanto, aproveitem.
6- De forma honesta, assim como já citado, a obra é muito muito muito longa, então recomendo lê-la despretensiosamente e sem mistura-lá com outras tramas do autor, para evitar confusões.
.
.
.
3.8/5.0
. Boa Leitura a Todos!