Manu 19/03/2023
Valeu a releitura
Esse foi um dos primeiros livros que li por vontade própria, então sempre tive um apego pela história, só que nunca mais encontrei para comprar. Recentemente encontrei essa versão no Kindle Unlimited, fiquei muito feliz em poder reler, depois de 10 anos.
A história é muito boa, repleto de momentos tensos e impasses. É maravilhoso acompanhar as diversas missões que o personagem precisa passar para sobreviver. Amo o gatinho Lucullus e o ucraniano Prit!
A única coisa que não entendo é porque continuam usando armas pra qualquer coisa, sabendo que irá atrair mais das criaturas, mas enfim, precisa ter um perigo constante na história mesmo.
No entanto, decidi tirar meia estrela devido a algumas coisas que me desagradaram. Obviamente é um produto do seu tempo, acho que é de 2012, e naquela época essas coisas nem eram pauta, mas envelheceram um pouco mal. Primeiro, a xenofobia explícita. O personagem descreve o que acontece na pandemia "pelo mundo", mas nunca menciona países do hemisfério sul, que só aparecem na história para serem considerados países não civilizados, como se nós fossemos selvagens. Os personagens ucranianos e paquistaneses são bem caricatos.
Por fim, aparece uma personagem feminina, Lúcia, uma adolescente de 17 anos. O personagem, com o dobro da idade dela é claramente atraído. O mais incômodo foi uma parte em que ele diz que ela é apenas um bebê, e diz que tem um corpo muito sexy na mesma frase. Que ? #$%!& é essa amigão?? Ela é descrita quando aparece de um modo que eu achei que era uma criancinha, dois capítulos depois ele tá chamando ela de menina safada. Achei estranho, se quisesse que rolasse alguma coisa, o autor podia ter aproximado a idade deles. Enfim, como disse antes, outros tempos.