Rodrigo Lessa 18/07/2013Caralho! O livro Apocalipse Z foi escrito por Manel Loureiro Doval (o qual quero ler mais um livro dele para tirar minhas conclusões sobre sua narrativa) e possui subcapítulos em seus capítulos, o que eu achei ótimo. Todos os subcapítulos eram divididos em dias que o personagem - eu não sei o nome dele. Gente? Não há citação do nome do protagonista no livro?; Se tiver eu não lembro - escrevia seus relatos sobre os acontecimentos diários em geral.
No início da minha leitura eu estava muito entusiasmado e fascinado com o livro e isso foi só aumentando a cada passada de página. Confesso que em um ou outro subcapítulo eu fiquei entediado, mas passou rápido, afinal eram um subcapítulo. Outro ponto que quero focar - que percebi que fiz o mesmo aqui nessa resenha - é que o autor usou repetitivamente duas palavras em especial: ''subitamente''; ''caralho''. Ao meu ver ''subitamente'' me deixou um pouco cansado da leitura, mas ''caralho'' só me divertia ainda mais. Foi isso o que eu mais gostei, um personagem que me cativasse com uma característica própria. Era hilário o senso de humor do personagem numa situação dessa. Outra descontração também era o gato Lúculo, que era como uma parte da vida do personagem, que perdeu a mulher em um acidente e seu gato foi o único que o reanimou para viver. Ri muito com esses dois, a narrativa do personagem ajudava muito, pois como o gato era todo sapeca e o personagem bem irônico/humorado em suas falas, fazia com que ele fizesse comentários hilários sobre o gato e tudo o que estava acontecendo.
Apocalipse Z foi o primeiro livro que li que possuía uma subdivisão dentro de cada capítulo. Gostei bastante disso, pois eu leio meus livros com mais frequência no ônibus e no metrô - me sinto tão concentrado com o balançar leve - e por isso eu tinha tempo suficiente para terminar de ler um subcapítulo e depois começar outro (na escola) sem me perder, sem parar no meio de um capítulo inacabado.
A capa também me agradou bastante e sempre quando eu fechava o livro, olhava para ela e fazia essa mão de zumbi.
Falei tão bem do livro, e agora vocês devem estar se perguntando o por quê de eu ter dado 4 estrelas para ele e não 5? ''Muito bom'', pois eu adorei o personagem, sem dúvida um dos melhores que já vi, sua característica foi marcante para mim e eu até cheguei à conclusão de que se eu estivesse numa situação apocalíptica dessas, eu faria tudo o que ele fez, seria do mesmo jeito. Por outro lado, eu não gostei muito do final do livro, esperava mais, esperava ver esse Apocalipse... Eu realmente não consegui ver... O foco era intenso nas outras situações, mesmo eu tendo gostado de o grupo de homens ter ido para Vigo.