Cem anos de solidao

Cem anos de solidao Gabriel García Márquez




Resenhas - Cem Anos de Solidão


3018 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


RaquelLimaaaa 23/08/2024

Um fantasioso realismo ?!
O excesso está presente em todos os âmbitos desse livro. É fantasioso demais, triste demais, alegre demais, realista demais, leviano demais?
Macondo é o centro da impiedade, seus moradores instáveis. As mulheres, a meu ver, que dão ritmo a narrativa. A Úrsula (primeira) me pareceu um pouco mais sã que todos. Os nomes dos personagens se repetem a cada geração.
Assuntos como exploração sexual, incestos, ped0f1l14, homicídio, tortura, vilipêndio de cadáver? são normalizados no cotidiano de Macondo.

É considerado a maior obra de Gabriel García Márquez, prêmio Nobel em Literatura, mas eu considero outras obras dele melhores. A escrita dele é sem dúvida maravilhosa. A versão traduzida em português pelo Eric Nepomuceno, que conviveu com o Gabriel, é impecável.

Que ler uma obra dele ? Recomendo ?O amor nos tempos do cólera?.
comentários(0)comente



Flávia 22/08/2024

Bem fantasioso...
Não tinha ideia de qual era a ideia desse livro, só sabia que era um clássico. Enfim concluí a leitura e percebi que nunca tinha lido uma história tão fantástica (no sentido de sair da zona de realidade). Óbvio que já li muitos livros de fantasia, mas essa tem um quê de diferente. Fiquei muito confusa com tantos Aurelianos e Josés Arcádios, tive que acompanhar direto olhando o mapa da família, isso tornou a leitura um pouco cansativa. Mas estava curiosa sobre o desenrolar da história dessa família. O que posso dizer é que cheguei ao fim dessa jornada, e gostei que essa leitura me levou pra novos e curiosos caminhos!
comentários(0)comente



guirbs 21/08/2024

Poucos romances possuem a sagacidade de serem universais e, ?Cem Anos de Solidão? é totalmente um caso à parte, pois consegue ser sagaz ao mesmo tempo que é único: especialmente para o continente latino-americano. A obra, do autor Gabriel García Márquez, acompanha sete gerações da família Buendía (e agregados), uma das fundadoras do fictício vilarejo de Macondo, que é inspirado no munícipio Aracataca, na Colômbia, lugar onde Márquez nasceu e viveu sua infância. Talvez, por isso, tenha tanto do que apenas os indivíduos latinos possam entender. Cidades, vilarejos, munícipios, rodeados de florestas, mitos e magias transmitem vivências que você andando de ônibus no Brasil ou na Colômbia, passando em milésimos segundos de vista em cada, irá conseguir permear pelas linhas do que leu e reconhecer a beleza que apenas os interiores podem oferecer. Este romance é verdadeiramente uma obra-prima, ganhando sua canonização não apenas como uma obra crucial da literatura latino-americana, mas como um romance internacionalmente renomado que colocou o realismo mágico no mapa ? nesse onde Márquez conseguiu transitar de contos de homens extraordinariamente grandes, mulheres flutuando para o céu e chuvas absurdamente longas para eventos históricos reais.

Um emaranhado de histórias, que se repetem, repetem e repetem, formando uma teia complexa de análise crítica da história, pondo em debates temas centrais que formaram a América Latina, como o colonialismo, as lutas políticas e as vidas sob ditaduras, só que não apenas isso, traz questões interpessoais de família, legado, amor e a falta dele. Tudo isso cria uma narrativa densa, mas deliciosa, que pode e deve residir nos corações e mentes de quem o lê. ?Cem Anos de Solidão? foi escrito em apenas 18 meses, mas permanecerá na imortalidade como um importante romance da literatura do século XX.

"(...) tudo que estava escrito neles era irrepetível desde sempre e para sempre, porque as estirpes condenadas a cem anos de solidão não tinham uma segunda chance sobre a terra."
comentários(0)comente

Godoyvitoriaa 21/08/2024minha estante
Tem uma linguagem muito difícil?


guirbs 21/08/2024minha estante
não! achei bem fluído, só vez ou outra que tem uma palavra diferente, mas nada demais :)




Karin 20/08/2024

Gabo nos encanta nas primeiras linhas com uma escrita deliciosa. Adorei como no fim das contas as mulheres que dão ritmo a saga dessa família cheia de loucuras e com muitos altos e baixos.
O final estou digerindo
comentários(0)comente



João Vitor 19/08/2024

Fantástico
Tenho certeza que, muitos anos mais tarde, hei de recordar desse livro e da família Buendía com muito carinho e estima.
comentários(0)comente



Priscilla347 19/08/2024

Vale a pena!
Livro longo, algumas vezes cansativo. Detalhado, descritivo, que te leva até Macondo e te faz imaginar tão bem que você se sente parte disso tudo.
A descrição psicológica dos personagens é incrível e uma coisa aqui, outra acolá, te prende e te faz pensar.
São muitos personagens e por vezes precisei recorrer à árvore genealógica do início.
Recomendo, mas ir sabendo o que esperar pode trazer um pouco de conforto.
Demorei uns 3 meses pra ler tudo, mas desfrutei cada página e cada segundo de saída da realidade.
comentários(0)comente



Lucas.Tomazeli 18/08/2024

Melhor livro que já li
História bastante criativa e personagens muito bem formulados. Faz um tempo que li esse livro e provavelmente já está no momento de relê-lo.

Sempre que posso indico e presenteei colegas.

A grande quantidade de personagens pode gerar um pouco de confusão, mas sempre pode ir no google, relembrar a história daquele personagem específico. Mas precisa tomar cuidado para não ler Spoilers, pois a história é cheia de reviravoltas
Cris 31/08/2024minha estante
Livro maravilhoso!!




Mateus 18/08/2024

Lindo e singular
Com uma escrita extremamente rica e uma imaginação fabulosa, Gabriel García Márquez conta a história dos Buendía ao longo das gerações, fazendo o leitor imergir na vida de cada membro da família, todos fascinantes a sua maneira.

O realismo mágico dá ao livro uma delicadeza incomparável, pontuando acontecimentos bonitos com toques fantasiosos. Os personagens são sensíveis e é dado acesso total a suas intimidades e emoções. Apesar de muitos eventos infelizes, eles são retratados sempre com muita ternura - Gabriel consegue como ninguém incutir beleza na melancolia.

Mesmo com um ou outro momento arrastado e um vocabulário por vezes difícil, a leitura vale a pena. Imagino que muitos acabem abandonando o livro (pelo ritmo, linguajar ou confusão com os diversos nomes), mas eu considerei a experiência arrebatadora, principalmente com o final, um encerramento deslumbrante para quatrocentas páginas de primor. Uma recomendação pra quem vai começar: fazer anotações sobre cada personagem na árvore genealógica da edição!
comentários(0)comente



Anpski 17/08/2024

Senti uma tremenda frustração e solidão ao ler o desenrolar da história de cada personagem. Esse livro conseguiu me envolver de uma forma incrível.
comentários(0)comente



maria 16/08/2024

Tão tão lindo o jeito de se pensar o mundo e o tempo ???? porque as estirpes condenadas a cem anos de solidão não tinham uma segunda chance sobre a terra?
comentários(0)comente



Rodrigo.Artioli 16/08/2024

Cem anos de Macondo?
PONTOS POSITIVOS: Dos poucos que gostei ,cito algumas citações. Em parte algumas fases da história também me interessaram.
PONTOS NEGATIVOS: Além da narrativa que não me pegou, muitos dos Buendias ficaram com seu desenvolvimento vagos. Ás muitas informações que o autor joga em cada frase podem ser cansativas.
comentários(0)comente



Wania Cris 16/08/2024

Perfeição em forma de estória fantástica
Segunda leitura da obra e posso afirmar que captei coisas que não tinha visto na primeira leitura e percebi que a terceira leitura será ainda mais reveladora que essa segunda. Sim, já estou me programando pra reler novamente outra vez de novo...

Nessa leitura dei mais atenção à Ursula, Amaranta e Rebeca. Como são ricas essas mulheres. Peguei um rancinho forte por Fernanda e um carinho por Ursula Amaranta. Os homens ficaram lá fazendo suas homices...

Cada virar de página me deixou ainda mais encantada por Macondo e seus moradores. Mal posso esperar por reencontrá-los de novo...
comentários(0)comente



Ilná 15/08/2024

Achei uma leitura arrastada e cansativa. Inicialmente até gostei, mas do meio pro fim, ficou uma repetição de situações já acontecidas, só que com os novos personagens. Enfim, acabei de ler só porque já havia começado, mas que dá sono, dá. Super indico O Amor Nos Tempos do Cólera, essa sim foi uma obra literária do autor ótima.
comentários(0)comente



Nancy24 15/08/2024

Minha casa
Um livro extremamente bem escrito que percorre a saga de uma família que, assim como a casa vai ruindo. Uma metáfora do tempo que corrói e separa . Os Buendia poderiam ser qualquer um de nós , com suas famílias desagregadas, seus mistérios e seus fascínios.
comentários(0)comente



yamauchi 14/08/2024

Os nomes dos personagens...
Livro fala sobre macondo e uma família específica, os buendias. A história é bem interessante pra avaliar as mudanças que as gerações enfrentam e como isso impacta na construção de cada um.

O que me pegou um pouco foi só os nomes dos personagens. A repetição faz total sentido pro conceito e pelas características e momentos da história, dá pra identificar. Achei doido e nunca tinha visto essa estrutura antes.
comentários(0)comente



3018 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR