Cem anos de solidão

Cem anos de solidão Gabriel García Márquez




Resenhas - Cem Anos de Solidão


3018 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Lilo Dias 16/10/2024

?Muitos anos depois, diante do pelotão de fuzilamento, o coronel Aureliano Buendía havia de recordar aquela tarde remota em que seu pai o levou para conhecer o gelo.?

Me faltam palavras para resumir a obra-prima de Gabriel García Marquez.

Acompanhamos não só a construção da família Buendía, mas também de todo o povoado de Macondo por um longo período.

O livro é claro em não apresentar um protagonista humano, mas veja, não há qualquer outro grande herói ou vilão nessa saga que não seja o tempo!

Viva a América Latina e suas obras!
comentários(0)comente



Camila1856 16/10/2024

Borboletas amarelas no estômago!
Quando li esse livro a primeira vez por volta dos meus 16 anos, senti algo que até então nunca havia sentido com nenhuma história. Era uma impressão de "Como alguém conseguiu escrever uma história tão impressionantes, rica em detalhes, tão mágica, tão encantadora?"

Foi o primeiro livro que me fez sentir assim.

Reli no começo desse ano (2024) e esse sentimento de quando era adolescente, segue. Gabriel Garcia Marques é um gênio das palavras.

Hoje, vejo outras coisas. Essa história nos entrega cem anos de memórias da família Buendia. Não à toa, sua confusa árvore genealógica fala sobre essa história circular de repetições implícitas.

A solidão, tema central do livro, é apresentada na construção complexa de muitos dos personagens e pode fazer referência à solidão psíquica.

Particularmente, acho GENIAL a metáfora da peste da insônia (suponho) que Gabo usou para falar de um povo alienado que perde sua identidade.

O livro aborda questões políticas importantes e é uma bússola para compreender como questões geopolíticas se deram na América latina, sobretudo os conflitos entre liberais e conservadores e a chegada dos estrangeiros na cidade de Macondo.


É um livro de historia em formato de romance para rir, chorar e sentir borboletas amarelas no estômago.

Um dos meus preferidos da vida.
comentários(0)comente



Tice 15/10/2024

Cem anos de solidão
Claro que Gabriel García Marquez não nega fogo nunca. Uma escrita peculiar, exclusiva e de um nível de envolvimento extraordinário, nosso Gabo traz, nesse livro uma riqueza de enfrentamentos barulhentos e inquietos. Situações que parecem tão corriqueiras, ele transforma num puxão de orelha e um grito de alerta social impressionante. Por meio da família Buendia, a narrativa nos transporta para um espaço de conversa com assuntos indispensável à construção humana.
Eu sabia que seria bom...
Mas não tinha noção do quanto.
comentários(0)comente



BrunaDaflon 14/10/2024

Livro de Janeiro do Clube
Esse livro foi alvo de muita controvérsia quando o clube se encontrou para discuti-lo: alguns amaram, alguns odiaram. Eu, confesso, não gostei tanto no início. Achei bem cansativo e foi difícil me apegar aos personagens. Depois ele começou a fazer tanto sentido que eu mudei completamente de opinião.

A saga da família Buendía, em Macondo, é um retrato vívido da solidão e do destino cíclico que atravessa gerações. Márquez cria um universo onde o tempo parece se dobrar sobre si mesmo, e a história da Colômbia e da América Latina se reflete na trajetória dos Buendía, marcada por paixões, guerras e tragédias.

As borboletas amarelas, uma das imagens mais memoráveis do livro, aparecem como um símbolo poderoso de amor e destino. Elas seguem Mauricio Babilonia, o amante de Meme, trazendo um toque de encantamento e efemeridade ao romance. As borboletas representam a beleza fugaz da vida, a inevitável repetição dos ciclos e a mistura inextricável de sonho e realidade que permeia a obra.

García Márquez nos convida a mergulhar em uma narrativa hipnotizante, onde a solidão é tanto o destino dos personagens quanto o sentimento que une cada leitor à trama. É uma leitura inesquecível, que ecoa através do tempo com a mesma força das borboletas amarelas, sempre presentes, sempre fugazes.

"... porque as estirpes condenadas a cem anos de solidão não tinham uma segunda oportunidade sobre a terra."
Don Portella 14/10/2024minha estante
O começo é mei difícil mesmo. Quero reler pra assistir à série.




LuisFnS 14/10/2024

Meu Deus!
Então essa é a literatura 2? muitas lições e devaneios e coisas simples que se tornam lindas, uma obra prima da literatura latina
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Claudia.Mayara 13/10/2024

Uma leitura que exige atenção, devido aos personagens com mesmos nomes e suas complexidades.
São cem anos, acompanhando as gerações de uma família, com histórias, sofrimentos, escolhas, elementos ?sobrenaturais?, que levam todos para o mesmo caminho? a solidão.
comentários(0)comente



Bianca 12/10/2024

Cem Anos de Solidão
Eu tentei ler esse livro uns dois anos atrás e nem terminei porque tinha achado ele muito chato, peguei para ler denovo esse ano e achei que esse foi um dos melhores livros que já li.
Eu gostei de como o livro foi escrito, achei a história emocionante (e bastante triste e trágica também)
hmxrques 12/10/2024minha estante
totaaaaal! também comecei em um ano e terminei em outro, no fim, amei demais.




Sandra 11/10/2024

Cem anos de solidão
Uma obra-prima do realismo mágico, que traça um retrato profundo e simbólico da história da América Latina.

São 7 gerações da família Buendía, envoltas em um ciclo de repetições e desventuras, que refletem os grandes dilemas políticos, sociais e econômicos da região.

O autor usa a cidade fictícia de Macondo e sua decadência gradual para metaforizar o desenvolvimento e os desafios históricos da América Latina, com seus regimes autoritários, revoluções, colonialismo e a luta pela autonomia.

Márquez mescla elementos fantásticos com a realidade histórica criando uma conexão entre o mítico e o real.

A repetição de nomes dos personagens ao longo das gerações me causou uma confusão gigantesca exigindo de mim atenção redobrada. Porém, associei essas repetições a tentativa de "Gabo" de reforçar a ideia de que, apesar das mudanças externas, os padrões tendem a se repetir ao longo do tempo.

Uma obra extremamente complexa, contudo fascinante já que revela com profundidade um panorama político e expõe grandes questões latinas.

O livro é um mergulho intenso na cultura latino-americana, uma leitura enriquecedora que reflete o tempo todo sobre o poder, a solidão e a busca por um destino melhor.

Gabriel nos oferece com essa obra, o retrato de um continente marcado por grandes utopias, falhas políticas e revoluções que de certa forma, aprisionam pessoas...pessoas essas, que acabam cometendo os mesmos erros pelos quais lutam pelo fim.
comentários(0)comente



Catharyna 11/10/2024

Primeira experiência com Garcia Marquez
Difícil conseguir descrever o que essa experiência de leitura foi para mim, pois eu mesma não tenho certeza.
Consigo entender o porquê de ser um clássico e gostei bastante da concepção do realismo mágico, mas não consegui dar mais que 3 estrelas.
Na minha própria concepção, foi um livro que demorei para ler e que me peguei em certo ponto querendo terminá-lo logo para poder pegar outro livro, o que não acho bom.
O enredo da história é interessante. Gosto de acompanhar livros que contam a história de uma família inteira, porém acredito que em algum momento ele se tornou massante para mim. No entanto, o massante revezava momentos em que eu ficava viciada e lia sem conseguir parar, o que acho bizarro kk, enfim, realmente não sei descrever o que esse livro foi para mim, mas como prefiro livros que me prendem do início ao fim, livros que eu não quero acabar, não consigo dar uma nota mais elevada para ele.
comentários(0)comente



pescemariana 10/10/2024

Incrível
Já falei tanto desse livro por aí que agora parece que faltam palavras. Que experiência foi ler uma obra tão bem cunhada, tão impactante. Gabriel Garcia Marquez é de longe um dos melhores escritores tive o privilégio de ler, se não O melhor. Os personagens e suas peculiaridades nunca deixaram de ser interessantes. Essa é uma das minhas coisas favoritas da obra. A narração é tão envolvente, tão única, belíssima, que em vários momentos fiquei emocionada de verdade, às vezes mais pela escolha de palavras do que pela cena. Fiquei completamente encantada.

No entanto, tenho ressalvas: expressei mais cedo meu incômodo com a descrição das mulheres negras, que me pareceu bastante desumanizante e não se apresentou pra mim como um recurso narrativo relevante. O livro contém outras marcas da época que são um pouco lamentáveis. É algo com o que temos que lidar na leitura dos clássicos, infelizmente, mas atrapalhou um pouco a minha apreciação pelo texto, então achei digno de nota.
comentários(0)comente



Fabiana426 09/10/2024

Caraca, como descrever esse livro?
Achei um livro difícil de ler, não porque a escrita seja difícil, mas primeiro pelo sentimento de solidão que o livro constrói, e em segundo porque tudo tem tantas camadas, com tanta simplicidade e complexidade.
Indico muito a leitura, não é simples, não é fácil, mas é necessária.
Fiquei pensando muito sobre vários momentos do livro, e como queria ouvir as impressões de outras pessoas, porque ele tem questões chave, mas não se limita só a essas, vai muito além.
Por fim, eu li com uma amiga e acho que isso permitiu que a experiência solitária de ler esse livro (que é uma intenção do autor) fosse compartilhada, ajudando a seguir na leitura.
comentários(0)comente



Cicera.Heloisa 09/10/2024

Meu deus
Eu estou bem impactada com esse livro. O começo foi difícil, era tudo muito confuso e muitos nomes iguais, mas com o tempo você vai se acostumando e se familiarizando com a família e a cidade.
Acho que me apeguei tanto a essa família e a história da família e da cidade que estou triste que acabou. De longe o livro com um final que mais fez sentido de todos. Gosto muito quando trazem elementos do começo no final, e eu sinto que preciso de um tempo pra pensar sobre. Gostei muito! Recomendo, apesar de ser uma leitura que exigiu um certo tempo por não ser um estilo que estou acostumada!
comentários(0)comente



Joyce_ 08/10/2024

Clássico
Uma história magnifica, cheia de reviravoltas, um clássico maravilhoso. A história é envolvente, quando você acha que está tudo se resolvendo vem outra situação completamente diferente, o livro é excelente.
comentários(0)comente



Camilla444 07/10/2024

Leitura maçante
Pode ser um clássico mas é chato de mais.
As histórias se repetem e não evoluem, os nomes dos personagens se repetem, não há um único personagem minimamente feliz ou que traga fluidez pra história. Não queria odiar, porque as expectativas estavam altas, mas odiei!
comentários(0)comente



3018 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR