Renato Zanotte 10/10/2022Desde de sempre a revolta nos encontraNão é difícil entender a revolta de Thoreau por ter que pagar impostos. Apesar do ensaio ter sido escrito em 1849 muito se mantém até hoje, mesmo sem a figura do "cobrador de impostos", já que atualmente é feito de outras maneiras. Na maioria das vezes não vemos um retorno para esses impostos, ou vemos um caminho que não seria o correto. A carga de impostos é imensa, prejudica demais o cidadão. Como Thoreau diz: "não me nego a pagar impostos, desde que seja legítimo.". Logo, a sua revolta é legítima.
Mas, ter essa revolta colocada em um ensaio ou na ideia das teorias é uma coisa, e colocá-la em prática é outra. Mesmo que essa obra tenha influenciado muitas figuras importantes da história, ainda assim é uma fatia pequena de um todo. As manifestações não-violentas, pode até trazer um efeito, mas temporário. E temos muitos exemplos, principalmente por aqui.
É realmente uma obra importante, mas temos que nos colocar naquela época, visto que algumas coisas não servem mais para hoje. Mas o seu cerne, a ideia central ainda é válida e muito importante.
Mas como diz o ditado: Uma andorinha só não faz verão.