A Desobediência Civil

A Desobediência Civil Henry David Thoreau




Resenhas - A Desobediência Civil


258 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18


MariaEduarda6 07/09/2022

Tem boas reflexões
Esse é um livro com ótimas reflexões. Mas eu diria que o primeiro ensaio é o único que vale a pena ler. Pulei muitas páginas dos outros, confesso. Porque é muita falação - mas esse não é o tipo de livro que costumo ler, ok? Thoreau tem opiniões muito interessantes e marquei muitas dessas ideias. É essencial ler o ensaio desobediência civil e refletir sobre nossa sociedade e leis. É um texto sempre atual e necessário. Quanto aos outros ensaios, ok eu não os leria de novo. Só releria o primeiro.
comentários(0)comente



Robert.Leite 12/08/2022

Bom e simples
Confesso que esperava uma postura raivosa e antiestatista, mas me surpreendi com uma postura mais branda, madura e sóbria, uma surpresa positiva. Mas, apesar de amena, a crítica ao Estado que amassa o indivíduo é presente e bem persuasiva. Outro ponto positivo é a simplicidade, tanto das ideias quanto do texto.

Não gostei da segunda parte sobre livros por dois motivos: desconexão com o assunto inicial do livro e por ser trivial e sem força de convencimento.

Um livro que estava na fila há muitos anos, nunca saiu e valeu a pena esperar. Recomendo.
comentários(0)comente



Candil 24/06/2022

Um tratado sobre a liberdade individual perante um estado em que o indivíduo não concorda com as decisões. Gostei dos questionamentos propostos pelo autor. A minha edição possui um trecho de outro livro do autor sobre a importância da leitura que eu achei inclusive mais interessante que o próprio desobediência civil.
comentários(0)comente



FabioMartineli 24/05/2022

Surpreso
Pelo nome imaginava um livro inteiro político.
De fato seus primeiros capítulos trazem questões politicas bem fortes. Seu posicionamento pró abolicionista é louvável.
Entretanto a surpresa veio pelo capitulo: CAMINHAR. Uma verdadeira aula sobre contato com a natureza e sobre peregrinação.
comentários(0)comente



Thiago C Luz 22/05/2022

Após a leitura desse interessantíssimo texto fica uma dúvida tremenda! Até que ponto devemos ser submetidos à vontade e às exações do Estado? O livro traz uma leitura rápida, interessante e muito instigante! Vale a pena ler!
comentários(0)comente



Tainá.J 23/04/2022

Faz jus a toda a fama!
Adorei a leitura, e meu primeiro contato com a obra desse filósofo!
Li por uma indicação e o tema veio em um momento bem propício para mim.

O autor escreveu a obra, devido ter sido preso por não pagar os impostos do governo, que na época, estavam financiando a guerra dos EUA com o México. Apesar do tempo distante, os assuntos abordados são bem atuais...

No final, dessa edição, há um trecho do famoso "Walden", que apesar de também estar na minha lista de leitura, achei um tanto fora de propósito aqui.

De modo geral, não gosto quando colocam outra história ou trecho de outro livro no final, acho totalmente desnecessário, e estraga um pouco da experiência; entendo que o discurso em si era curto, mas ainda assim, em decorrência disso, minha nota de quatro estrelas.

Grande autor! Faz jus a toda a fama! Como ele mesmo cita: "nada se compara ao valor dos clássicos"!
comentários(0)comente



Felipe863 20/04/2022

Para ler e refletir
O autor traça a sua insatisfação (em forma de manifesto) com o Estado a partir do momento em que ele é preso por não ter pagado um imposto que lhe é cobrado indevidamente. Aborda a hipocrisia dos EUA do século XIX em relação a liberdade, sendo um estado ainda escravagista. Fala das vantagens das caminhadas, mas evitando as estradas e a vida sem princípios.
comentários(0)comente



Laura 13/04/2022

Que livro!
Meus amigos, que livro! Não me recordo onde eu vi a indicação, só sei que eu adorei a sinopse e já comprei.

Primeiro gostaria de falar sobre a edição: muito boa! A introdução foi excepcional para melhorar compreensão do texto, sem contar o preço.

O texto conta a história de thoreau, transcedencialista, que era contra as diretrizes do governo dos EUA, principalmente em relação a utilização de mão de obra escrava e a guerra do México. Indignado com o governo, sua "rebeldia" foi não pagar um imposto estadual e ter ficado uma noite na prisão.

Para quem gosta de filosofia e direito, é uma boa indicação!

" Nunca haverá um Estado realmente livre e esclarecido até que o Estado reconheça o indivíduo como um poder maior e independente, do qual derivam todos os seus próprios poderes e autoridade, e o trate adequadamente."
comentários(0)comente



Taynan 12/04/2022

??
Pensando vários pensamentos aqui ?

Quando estava na prisão, depois de discordar do pagamento de impostos, Thoreau redigiu esse texto ardente ,incontido, ferino e definitivo. Tão poderoso que, anos mais tarde, nas mãos de Gandhi, serviu para derrubar um império ????
comentários(0)comente



GuiB. 27/03/2022

Devemos ser homens em primeiro lugar, e depois súditos
A Desobediência Civil é uma obra escrita por Henry Thoreau após ter sido preso por recusar-se a pagar um imposto. Nela, ele expõe os motivos que o levaram a tal e o que pensa ser papel do Estado e do cidadão.

Thoreau é incisivo no que defende. Não adianta debater e expor diversas ideias se as mesmas não se aliarem a ação. O governo da época usava o dinheiro dos impostos na guerra contra o México e era escravista, coisas que Thoreau era veementemente contra. Foi preso para protestar contra e seria de novo se precisasse. Segundo o mesmo, se as leis não são justas, o lugar do homem honesto é na prisão.

O livro faz refletir bastante sobre nosso papel como cidadãos. Questiona a atuação do Estado, sobre como nos comportamos frente às injustiças do mesmo.
A versão que li possui textos extras falando sobre Thoreau, sua obra e vida. Estranhei o fato de ter mais páginas "extras" do que próprio texto de Thoreau, que possui cerca de 30 páginas. Ainda assim, é um baita trabalho de pesquisa.

Recomendo a leitura.
comentários(0)comente



Leonardo88 26/03/2022

Quase perfeito!
É muito bom quando lemos algo que vai de encontro aos nossos pensamentos, mas é melhor ainda quando parece que o autor leu e transcreveu em deu livro seus pensamentos! Assim que me senti neste livro! Como citei algumas vezes a um exagero da parte do autor no detalhamento sobre a natureza que na minha humilde opinião é meio cansativo, mas a parte filosófica e temática da vida é fantástica!
comentários(0)comente



sarahiensen 09/03/2022

Thoreau: o homem mais based macho alfa q já existiu
Livro MUITO bom e esclarecedor. H.D. Thoreau realmente foi um cara mt foda. No começo do livro tem fatos interessantes sobre o autor, mas depois vira pura encheção de linguiça, já q o livro em si deve ter só umas 30 páginas (essa é minha única reclamação e quanto à versão, o livro em si é perfeito)
comentários(0)comente



ataliba 15/02/2022

Ótimo
Repleto de inspirações para quem como eu é arredio a idéia de governos e estados. Há passagens em que fiquei admirado com a coragem do mesmo na sua época. Um cara que viveu o que acreditava.
comentários(0)comente



Alex.Almeida 06/02/2022

Curta leitura, porém muito bem estruturada sobre como a definição de democracia, desde sua 'inserção' no estado está sempre limitada a certos indivíduos e a certos interesses, mostrando que a teoria constitucional está muito longe de sua prática.
comentários(0)comente



258 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR