Demian

Demian Hermann Hesse




Resenhas - Demian


831 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


DaviOhBrabo 04/04/2024

Demian
Herman Hesse é aquele autor que ou você ama ou você odeia, e comecei a amar com esse livro. Se você não gosta de muitas viagens e prefere história mesmo, talvez você se frustre, mas o caminho tomado por Demian em questões de espiritualidade, religião e todo o resto é simplesmente muito bom, nada é explorado de um jeito tosco, como eu esperaria pra coisas relacionadas a espiritualidade. Esse livro tem o poder de mudar quem lê, fazer olhar pra dentro. Bom demais!
comentários(0)comente



Marto 29/03/2024

Muito bom
Meu primeiro contato com esse escritor alemão que venceu o Prêmio Nobel de Literatura em 1964.
.
Confesso que fui com altas expectativas, por tudo que já tinha ouvido falar, e por saber da temática que ele toca. Me surpreendi positivamente como gostei de um livro que já inicia com uma carga filosófica importante, nas primeiras reflexões e dilemas enfrentados por nosso protagonista e narrado, Sinclair. No decorrer do livro vemos o amadurecimento e formação desse garoto, que desde cedo tem suas convicções confrontadas por Demian, aquele que passa a ser de certo modo, seu guia com ideias tão maduras para sua idade. É a partir desse personagem que Sinclair começa a pensar sobre a humanidade, sobre seus sofrimentos, sobre sua condição como sujeito e principalmente sobre a sua existência.
.
Não senti monotonia durante a leitura, pelo contrário, senti às vezes que Hesse falava por mim, trazia à tona angústias que permeiam a todos. Também, é notória a influência que Nietzsche e Freud tem sobre o autor, e como isso molda a narrativa e as reflexões.
.
Um livro que terminou se tornando assunto da minha sessão de análise dessa semana, e que traduziu em palavras alguns sentimentos que ainda não tinha elaborado com a mesma maestria que Hesse.
.
Recomendo e favorito esse livro!
comentários(0)comente



Raquel16 22/03/2024

Demian
Esse livro é complexo e fala muito sobre dualidade (depois que eu li, assisti alguns vídeos e alguns falaram como esse livro é ligado a psicanálise).

Muitas das partes do livro são as reflexões dos personagens, acaba sendo uma experiência imersiva.

Apesar de ser muito diferente do que eu costume ler foi uma leitura boa e pretendo ler outros livros do Hesse.
comentários(0)comente



Evelin239 21/03/2024

Reli Demian depois de sete anos. Sempre consegui separar uma linha entre antes e depois do livro. Ideias, personagens, falas, que ficaram dentro de mim por todos esses anos, elucidando muitas coisas, obscurecendo outras. Relendo-o agora, encontro Demian mais vivo ainda em minha mente. Sua influência é nítida em tantas ideias que nem sabia mais dizer de onde venham e agora sei. Por fim o destino me chamou a Demian novamente, ou como ele diz, o eu que sabe mais, chamou por mim.

"Mas quando vez por outra encontro a chave e desço em mim mesmo, ali onde, no sombrio espelho, dormem as imagens do destino, basta-me inclinar sobre a negra superfície acerada para ver em mim a minha própria imagem, semelhante já em tudo a ele, a ele, ao meu amigo e meu guia." ?
comentários(0)comente



breuzebu 17/03/2024

A ave sai do ovo
Perceber os próprios desejos infantis como um tipo de mal é um dos maiores problemas de quem é constantemente preenchido por culpa. O problema em ter medo de si é temer ousar; temer desenvolver a própria humanidade ou, como o livro expressaria, ter medo de “romper a casca do ovo”.
Sinclair é capaz de, aos poucos, numa narrativa marcada por dúvidas, se libertar desses receios e encontrar a si através de Demian, mostrando que, na construção da própria autonomia, seria ainda mais incompleto sem a existência do outro – sem algo pra amar e ser instigado.
Contrária à trajetória pessoal de Sinclair, há as instituições que, se aproveitando da necessidade de autopreservação (tanto fisiológica quanto psicológica) dos indivíduos, criam ideais coletivos a serem seguidos. Ideais que se disfarçam de existenciais; são, na verdade, submissos às vontades de quem detém o poder. É alienação. Um exemplo disso é a narrativa heroica e patriota da guerra.

Demian é uma jornada única e o primeiro contato que tenho com a escrita de Herman Hesse. A narrativa é em primeira pessoa e é ótima, não tive dificuldades de entrar no mundo do personagem. É cheio de fluidez e te motiva a continuar lendo; no meu caso, até mesmo quando terminei de ler. Me faz pensar como posso enxergar ele daqui alguns anos.
Pra mim, com certeza, Demian é um livro apropriado a ser lido por qualquer pessoa e revisitado em qualquer fase da vida.
Luiza2738 20/03/2024minha estante
Amei sua resenha!




xavier95 16/03/2024

Sinclair
Os conceitos estabelecidos sobre o suposto mundo ideal, o mundo fora do ovo. O que foi quebrado, a ave que voou, a ave que se questionou. Esse livro tem TANTOS pontos a serem observados, livro rico. O amadurecimento, as experiências, percepções vividas. Demian foi um amigo, um guia, talvez um possível amor platônico. A ave, o pássaro.
comentários(0)comente



v de vanisse 13/03/2024

Então?
Não sei se entendi, mas sei que gostei. E vamos de releitura depois? eu tô escrevendo isso aqui mais pra contar na minha lista de leituras do que qualquer outra coisa porque eu não sei explicar bem o que senti lendo esse livro? foram muitas coisas. Ainda tô meio em choque. O final foi muito bom, mas algumas coisas foram meio confusas (lembrando que eu não entendi certas coisas, então eu não tô culpando a história). A única certeza que eu tenho é que Demian e Eva têm o molho. O Sinclair vai concordar comigo.
comentários(0)comente



mbskoob 12/03/2024

Max Demian e o princípio do fim
Abordando as ideias de Nietzsche e flertando com traços da psicanálise freudiana, "Demian", escrito por Herman Hesse, traz em pauta as maiores reflexões interiores sobre o autoconhecimento.
Hesse tece uma trama repleta de simbolismo e metáforas, convidando o leitor a refletir sobre as dualidades da existência, como o bem e o mal, a luz e a escuridão, e a constante luta entre os aspectos opostos de nossa natureza. A relação entre Sinclair e Demian serve como um espelho para os conflitos internos do protagonista, levando-o a confrontar suas próprias crenças e preconceitos.
Além disso, a escrita de Hesse é envolvente e poética, transportando o leitor para um mundo de introspecção e autoconhecimento. Sua exploração da psicologia humana e da jornada espiritual ressoa de forma profunda, oferecendo percepções valiosas sobre a complexidade da experiência humana.
?Demian? é uma obra que desafia as convenções sociais e as normas estabelecidas, encorajando as pessoas a questionarem e aprofundarem suas compreensões de seus eu's interiores. É uma leitura cativante e provocativa que continua a inspirar e intrigar os leitores, mesmo décadas após sua publicação.
comentários(0)comente



MarcosQz 08/03/2024

Dualidade e alienação do homem
O prólogo de Demian é uma das coisas mais verdadeiras que já li. É realista, é a verdade individual de cada um de nós, um ponto de vista da vista de um ponto, usando as palavras de Boff. Mas é a verdade de todo homem. Acabei lendo o prólogo duas vezes, não sei se por incômodo ou prazer, fato é que esse começo de narrativa é simplesmente único, e é apenas um aviso do que pode vir pela frente, toda hipocrisia e dualidade que há dentro de nós.
Emil Sinclair é apenas um jovem que tem uma vida boa, de família rica, cheio de questionamentos como todo jovem. Sua vida começa a mudar quando conhece o jovem Kromer e uma mentira sobre um roubo que não existiu o leva a fazer coisas que até então seriam inaceitáveis para o jovem que vai se afastando da luz do lar e da família. Esse tormento acaba quando Demian, um pouco mais velho que Sinclair, ingressa na escola levando-o para outros caminhos, outros conhecimentos. Demian é diferente, tem ares de adulto, há algo de misterioso na pessoa dele, parece exercer uma certa atração em Sinclair, atração que muitas vezes parece até amorosa.
A narrativa segue a história de um Sinclair afetado por Max Demian, de como sua infância vai se desfazendo e sua consciência vai se formando através dos anos de juventude, uma consciência mais sombria, resultado do conhecimento de mundo que vai adquirindo. Demian possui sérias questões em relação à religião e a igreja, faz seus apontamentos que não podem ser ignorados, muitas das vezes está completamente certo, como ao dizer que tudo que é belo, nobre, sentimental etc é relacionado ao divino e o que sobra pertence ao demônio, como o sexo, sendo este o substrato da vida, são trechos profundamente provocativos.
Em vários momentos cheguei a duvidar se Demian era realmente humano ou algo mais sombrio, não humano, assim como sua mãe. Traz grandes questões e não só questões da juventude mas da vida como um todo para qualquer pessoa independente da idade ou sexo, o que é ou não proibido, certo ou errado, luminoso ou sombrio, justo ou covarde, tudo isso cabe a cada um descobrir por si só em longo e doloroso processo, processo este também de internalização sobre o que é ser humano.
É interessante notar como Sinclair vai sendo moldado a cada novo personagem que conhece, todos eles causam profundas mudanças em Sinclair, seja Kromer, Demian, Pistórius, todos o levam a evoluir e a se corromper, a se questionar cada vez, a ter mais clareza de si mesmo e ainda assim continuar cheio de dúvidas, e dubiedades e também hipocrisias.

Demian é um livro incômodo, mas muito verdadeiro, até visceral demais, merece uma segunda leitura futuramente. Há grandes questionamentos que merecem o retorno.
comentários(0)comente



Beatriz.Alves 06/03/2024

Demian-Herman Hesse
Livro de leitura fluida e envolvente. Gostei muito do início,depois tive que me acostumar ao novo rumo da história. Obra reflexiva sobre o ser humano e a busca por seu autoconhecimento. Amei!
comentários(0)comente



Letícia 29/02/2024

Demian, Hermann Hesse
"Quando odiamos um homem, odiamos em sua imagem algo que trazemos em nós mesmos."

Um livro denso e cheio de questões filosóficas.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Maria 25/02/2024

Para mim, como a maior fã da era wings essa leitura era obrigatória, protelei por anos, não obstante entendo agora a relação de cada faixa solo com essa obra maravilhosa.

Demian é um romance de formação, onde acompanhamos o crescimento e amadurecimento de Sinclair, que percebe o mundo divido em dois, o luminoso eo das sombras,  e no primeiro sinal de distanciamento do mundo luminoso se depara com um mar de angústia, assim o marco do fim da sua infância e o início de uma jornada muito interessante. E aqui nos deparamos com questionamentos tão verossímeis que a identificação é imediata.

A busca por si mesmo é solitaria, angustiante e exige romper com o passado. Mas primordial, para nascer e renovar o mundo dentro de si.

O que me encantou desde o início foi o uso da psicanálise freudiana, não é novidade pra ninguém meu interesse no assunto kk a maneira que ele usa chega a ser prazerosa.

E mais uma vez declaro meu amor a Kim Namjoon, porém agora extendo aos outros 6.

Ps.: Mais uma leitura conjunta com a gata Morgana.
comentários(0)comente



Zazaxk 23/02/2024

Fragmentos de um autor.
Ano passado tive a honra de ler, "O Lobo da Estepe", acabou se tornando meu livro favorito. O caráter autobiográfico do livro nos dá um panorama (ainda que enigmático), a respeito do autor. Mas com certeza o que mais me impactou na leitura foi a discussão a respeito do conceito de identidade e dualidade, e é muito legal ver que o autor já trabalhava esse conceito muito bem em seus romances anteriores.
Aqui em "Demian", nós nosso protagonista, Sinclair passando por um processo de educação espiritual muito intenso, abandonando o conceito que tinha a respeito dos dois mundo, e abraçando o conceito de abraxas, o deus divino e demoníaco.
Por mais que minha visão antropológica seja diferente da do autor, (sou protestante), tenho que reconhecer que se trata de um livro envolvente, com um ótimo desenvolvimento de personagem, que em seus momentos apses são verdadeiros socos no estômago. Uma experiência que mexe com o interior de qualquer um, e que bota o leitor pra refletir sobre quem é. Gostei muito.
comentários(0)comente



Hayz 18/02/2024

"Quem quiser nascer tem que destruir um mundo."
Dificil dizer com detalhes desse livro agora, já que li a algum tempo e acabei não fazendo resenha alguma, enfim, de toda forma foi um livro que levo pra vida, literalmente uma das maiores fontes de minhas conversas filosóficas, sociológicas e sobre psicologia.

Demian aborda de forma perspicaz a quebra da inocência, de forma gradativamente, sinclair é a ave e "A ave sai do ovo. O ovo é o mundo. Quem quiser nascer tem que destruir um mundo." E assim se sucede.

Foi uma experiência inexplicável ler isso passando por um momento tão parecido com o de sinclair, essa desilusão misturada com raiva de uma realidade, a vida é trágica, desoladora e distopica, de fato, mas ainda sim é bonita e não podemos nos deixar ser engolido por essa tragédia humana.

"Pela primeira vez saboreei a morte, e ela tinha um gosto amargo, pois é nascimento, é angústia e pavor ante uma renovação aterradora"

É necessário morrer diversas vezes durante a trajetória que nomeamos como vida, renascer frequentemente é uma necessidade humana.
comentários(0)comente



831 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR