Mimi 22/01/2022Confesso que o livro me surpreendeu, de certa maneira, principalmente o final, já que não consegui adivinhar quem de fato é o Magistrado. O que é muito estranho, pois eu não estava conseguindo engolir quem indicavam como sendo o Magistrado, logo de cara. Não fazia sentido, na minha cabeça, revelar o vilão assim logo de cara.
Bem, de fato, meu instinto não estava errado. Mas o verdadeiro Magistrado enganou bem à todos, inclusive à mim, a leitora.
Também me surpreendi por ficar comparando o WIll tanto com o Jace. Acho que por saber que um é o antepassado do outro, mas achei que eles tinham um jeito meio parecido, sei lá. A diferença mais marcante é que Will tem os próprios segredos, enquanto os segredos de Jace são guardados dele. Mas acho que no fim comecei a conseguir separá-los um pouco, um do outro.
Eu sabia que ia ter um certo triângulo amoroso entre a Tessa, o Will e o Jem, mas achei que a relação entre ela e Will estava bem mais trabalhada. Fico pensando se no próximo volume ela vai se aproximar mais de Jem, que parece ser muito mais razoável com ela, e ver se o triângulo amoroso finalmente se concretiza.
Aliás, gostei muito mais de Tessa do que da Clary, já que estamos comparando personagens do mesmo universo. Mesmo sabendo que cada uma é fruto de sua própria época, achei Tessa mais espirituosa e corajosa do que Clary. Acho que isso também tem a ver com o passado de cada uma e com a educação que receberam. Clary é claramente mais mimada que Tessa, que por sua vez é mais responsável do que a primeira. Mas ainda há muitos mistérios que sondam Tessa, os quais eu quero descobrir, assim como ela mesma.