Victor 11/02/2021
Uma viagem pela Barcelona da fantasia e das lembranças.
Sempre que vejo as pessoas falarem de algum livro do Zafón é sobre A Sombra do Vento ou suas sequências, então sempre tive curiosidade em ler alguma de suas obras, mas fiz diferente e decidi começar a conhecer o autor por uma de suas obras menos comentadas, Marina. E certamente não me arrependo nada, é um livro excelente e o autor tem uma escrita que me deixou fantasiado, que uma simplicidade e beleza na escrita, como se cada palavra fosse escolhida a perfeição.
Em Marina, Zafon nos leva a uma viagem por uma Barcelona pouco conhecida, uma Barcelona de fantasias e lembranças, de histórias de pessoas e lugares esquecidos pelo tempo, tudo pelos olhos de Oscar Drai que relembra de sua adolescência e como conheceu a bela e fascinante Marina, uma jovem que mudaria a sua vida para sempre.
Dois temas recorrentes ao longo de todo o livro são as lembranças e a morte, e a forma que o autor trama desses em um livro voltado para o público juvenil é uma enorme delicadeza e beleza.
Durante a leitura, a história de lembrava bastante o livro de Neil Gaiman, O Oceano no Fim do Caminho(ao qual talvez Gaiman tenha se inspirado em Marina de Zafón), por trazer alguns temas similares sempre com um toque de fantasia ou não?
Sendo assim a leitura de Marina já é fortemente indicada, mas caso tenha gostado do livro do Gaiman e queira ler algo próximo, está aí um motivo a mais. Após a leitura do livro, já me tornei fã do autor e irei em busca de sua bibliografia que infelizmente não é muito extensa, visto que o autor infelizmente nos deixou cedo demais.
Enfim, acho que já estou divagando demais e perdendo o foco, mas a minha recomendação é leiam Marina e leiam Zafón.