Arthur803 26/12/2023
Um livro paradoxalmente simples e complexo. Vou explicar.
Contando a história de um pescador exercendo suas atividades, "O Velho e o Mar" fala muito mais que tomar conta de iscas e linhas. A análise sentimental que vou fazer foi baseada no que eu senti durante a leitura, evitei ler notas do autor, resenhas ou qualquer coisa previamente sobre a obra.
O livro me trouxe reflexões que são aparentemente bobas, mas só damos a real importância quando paramos realmente para pensar. Senti que dentre as várias mensagens da obra, havia reflexões sobre o amor e cuidado da família, havia também o sentimento de auto respeito e confiança, reflexões sobre as escolhas da vida, e por fim, principalmente, sobre humildade e persistência.
Parece que eu simplesmente joguei frases bonitas no parágrafo anterior, mas eu tenho certeza que ao ler este livro, você facilmente vai identificar os pontos que estou falando. A essência da obra está muito além da pescaria, os detalhes dos monólogos que o livro apresenta denunciam os pensamentos vacilantes que o pescador sente e que "não estão no livro ". Sim kkkk eu inventei que o personagem pensa além dos pensamentos descritos, mas foi o que eu senti, havia mais nas simples palavras do pescador do que realmente estava lá.
O pano de fundo, a pescaria, na minha visão se estende mais do que o necessário, mas permite que os sentimentos e as reflexões fluam nas páginas. Apesar de ter isto em mente, talvez se esta parte fosse um pouco mais resumida, ficaria mais dinâmico. Um pouco mais resumido mesmo.